O PROTESTANTISMO HISTÓRICO, NEOPENTECOSTALISMO E O "CALDO" CULTURAL PÓS-MODERNO.

Autores

  • Carlos Henrique de Souza josiasdacosta@gmail.com
    Doutorando em Ciências Sociais na Universidade do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Protestantismo, Pós-modernidade, Identidade.

Resumo

O objetivo deste trabalho é repensar o campo evangélico atual tendo como eixo temático a questão da identidade evangélica no contexto da pós-modernidade. A idéia é leitura de Fredric Jamenson sobre a noção de pós-modernismo, tendo como referencial base a questão do descentramento e dos fluxos identitários. A questão proposta é refletir sobre a rigidez das identidades do campo evangélico elaboradas pela sociologia do protestantismo até os anos 1980. Neste sentido, o texto avança sobre a classificação do neopentecostalismo na ótica do gradiente seita-igreja feito por parte da literatura sociológica dos anos 1990. Este processo agregou o pentecostalismo e seu crescimento a categoria acusatória de pentecostalização como degeneração e perda da identidade histórica das igrejas protestantes. O texto conta com um estudo de caso que teve como campo a Catedral Metodista do Rio de Janeiro. A ideia é pensar que atualmente, a partir do caso da carismatização das igrejas históricas, temos não a perda da identidade ou destradicionalização do protestantismo histórico, mas a presença de uma pan-identidade evangélica que ocorre a partir de um ecumenismo de base inserido no contexto de liquidez identitária atual.

Biografia do Autor

Carlos Henrique de Souza, Doutorando em Ciências Sociais na Universidade do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciências Sociais na Universidade do Rio de Janeiro

Referências

ABUMANSSUR, Edin Sued. A conversão ao pentecostalismo em comunidades tradicionais. Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, 2011, p. 396-415.

ALMEIDA, Ronaldo de. A expansão pentecostal: Circulação e flexibilidade. In.: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. As Religiões no Brasil: Continuidades e rupturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

ALMEIDA, Ronaldo de. Pluralismo religioso e espaço metropolitano. In.: ALMEIDA, Ronaldo de; MAFRA, Clara. Religiões e cidades: Rio de Janeiro e São Paulo. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2009.

ALVES, Daniel. Conectados pelo espírito: Redes pessoais de contato e influência entre líderes evangélicos ao Sul da América Latina. Debates do NER, Porto Alegre, ano 10, n. 16, 2009, p. 183-199.

ANDERSON, P. As Origens da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1999.

BARBOSA, L. & CAMPBELL, C. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In.: Cultura consumo e identidade. Rio de Janeiro; Editora FGV, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar na pós-modernide. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

BERMAN, Marshal. Tudo o que é sólido se desmancha no ar: A aventura da modernidade. São Paulo: Cia das Letras, 1986.

BITTENCOURT FILHO, José. Remédio Amargo. In.: ANTONIAZZI, Alberto et al. Nem anjos nem demônios: interpretações sociológicas do Pentecostalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

BIRMAN, Patrícia. Feitiçarias, territórios e resistências marginais. Mana, v. 15, n. 2, 2009, p. 321-348.

BONNICI, Thomas. A teoria do pós-modernismo e a sociedade. Mimesis, Bauru, v. 20, n. 2, 1999, p. 25-37.

OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO. E-ISSN 2358-6087. Volume I, no. 02, Jan.-Jun. 2015, p. 145-179.

OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO

CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

___________. Eu compro, logo sei que existo: As bases metafísicas do consumo moderno. in.: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Pentecostalismo e Protestantismo "Histórico" no Brasil: um século de conflitos, assimilação e mudanças. Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, jul./set. 2011, p.504-533

CEDI (Centro Ecumênico de Documentação e Informação). Alternativas dos desesperados: Como se pode ler o pentecostalismo autônomo. Rio de Janeiro, 1991.

CUNHA, Magali do Nascimento. A explosão gospel: um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil. Rio de Janeiro: MAUAD, 2007.

_________. Pentecostalismo e movimento ecumênico: divergências e aproximações. Estudos de Religião, v. 25, n. 40, 2011, p. 33-51.

D’EPINAY, Christian Lalive. O refúgio das massas: estudo sociológico do protestantismo chileno. Rio de Janeiro: Ed. Paz & Terra, 1970.

DOS SANTOS, Valter Borges. Pentecostalização do protestantismo histórico brasileiro: Estudos das Práticas Pastorais da Igreja Metodista Wesleyana. Trabalho apresentado no GT-Evangélicos no Brasil: cultura e espaço público, Anais do Simpósio da ABHR, São Luiz, MA, v. 13, 2012. Disponível em: http://www.abhr.org.br/plura/ojs/index.php/anais/article/viewFile/699/600

EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

FRY, Peter. Para inglês ver: Identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro:

GIUMBELI, Emerson. A vontade do saber: terminologias e classificações sobre o protestantismo brasileiro. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v1, n. 21, pp. 87-89, 2000, p. 88-119.

OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO. E-ISSN 2358-6087. Volume I, no. 02, Jan.-Jun. 2015, p. 145-179.

OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO

GRACINDO JÊNIOR, Paulo. Weber, a modernidade brasileira e a sociologia da religião no Brasil: pensando fora do círculo de giz. In.: SOUZA, Rogério Ferreira; GRACINDO JÊNIOR, Paulo (orgs.). Sociedade em Perspectiva: Cultura, conflito e identidade. Rio de Janeiro: Gramma, 2012.

HARVEY, David. A condição pós-moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

HEITZENRATER, Richard P. Wesley e o povo chamado metodista. São Bernardo do Campo: EDITEO; Rio de Janeiro: IMB, 1996.

JAMESON, F. A virada cultural: Reflexões sobre o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

_________. Modernidade singular. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

_________. Pós-modernidade e a sociedade de consumo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 12, 1985, p. 16-26.

_________. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, [1984] 1997.

_________. Espaço e imagem: Teoria do pós-moderno e outros ensaios. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1994.

JUNGBLUT, Airton Luiz. A salvação pelo rock: sobre a "cena underground" dos jovens evangélicos no brasil. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 27, 2007, p. 144-162.

LINHARES, Juliana. Eles são diferentes. Revista Veja, São Paulo, 10 set., 2008, p.135.

LYOTARD, Jean-François. Moralidades pós-modernas. São Paulo: Papirus, 1993.

LÖWY, Michael. A guerra dos deuses: religião e política na América Latina. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO. E-ISSN 2358-6087. Volume I, no. 02, Jan.-Jun. 2015, p. 145-179.

OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO

MAFRA, Clara. Relatos compartilhados: experiências de conversão ao pentecostalismo entre brasileiros e portugueses. Maná - Estudos de Antropologia Social. v.1, n. 6, 2000, p. 57-86.

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil, São Paulo: Loyola, 1999.

MARIZ, C. Perspectivas sociológicas sobre o pentecostalismo e o neopentecostalismo. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, ano 3, n. 13, 1995, p. 37-53.

MARIZ, Cecília & MACHADO, Maria das Dores. Weber e o neopentecostalismo. Caminhos, Goiânia-GO, v. 3, n. 2, 2005, p. 253-274.

MARIZ, Cecília; CAMPOS, Roberta Bivar. O pentecostalismo muda o Brasil? Um debate das ciências sociais brasileiras com a antropologia do cristianismo. In.: SCOTT, Parry; CAMPOS, Roberta Bivar C., PEREIRA, Fabiana (orgs.). Rumos da antropologia no Brasil e no mundo: geopolíticas disciplinares. Recife: Ed.UFPE, 2014.

MARTIN, David. Tongues of fire: Tongues of fire the explosion of protestantism in Latin America. Oxford: Blackwell, 1990.

MATOS, Paulo Ayres. As igrejas pentecostais e o metodismo no caldo pós-moderno, 2004. Disponível em: http://ead2.est.edu.br/www3/bci/images/pdfs/as%20igrejas%20neopentencostais%20e%20o%20metodismo%20no%20caldo%20religioso%20posmoderno.pdf, Acesso em: 27/06/0215.

MENDONÇA, Antônio Gouvêa. Protestantes, pentecostais & ecumênicos: o campo religioso e seus personagens. São Bernardo do Campo: UMESP, 2008.

_________. O celeste porvir: a inserção do protestantismo no Brasil. São Paulo: Edições Paulinas, 1984.

_________. Protestantismo e republicanismo. Revista USP, São Paulo, n.59, 2003, p. 144-163.

OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO. E-ISSN 2358-6087. Volume I, no. 02, Jan.-Jun. 2015, p. 145-179.

OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO

MENDONÇA, Antônio Gouvêa; FILHO, Prócoro Velasques. Introdução ao protestantismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

MESQUITA, Wania Amélia Belchior. Um pé no reino e outro no mundo: Consumo e lazer entre pentecostais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, 2007, p. 117-144.

PACE, Enzo. Religião e globalização. In.: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto (orgs.). Globalização e religião. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

ROSAS, Nina. Religião, mídia e produção fonográfica: O Diante do Trono e as disputas com a Igreja Universal. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v.1, n.33, 2013, p. 167-194.

ROUANET, S. P. As razões do iluminismo. São Paulo: Cia das Letras, 1987.

SAHLINS, M. O pessimismo sentimental e a experiência etnográfica: Porque a cultura não é um objeto em via de extinção. Maná - Estudos de Antropologia Social. Vol. 3, n. 1, 1997, p. 41-73.

SMILDE, David. Razão para crer: Agência cultural no movimento evangélico latino-americano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

SMIRDELE, Carlos G. S. M. Entre babel e pentecostes: comologia evangélica no Brasil contemporâneo. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v.2, n.31, 2011, p. 78-104.

SOUZA, Beatriz Muniz. A experiência da salvação: pentecostais em São Paulo. São Paulo: Duas Cidades, 1969.

SOUZA, Carlos Henrique Pereira de. Entre a capela e a catedral: tensões e reinvenções da identidade religiosa na experiência do protestantismo histórico atual. Dissertação. Ciências Sociais, UERJ, 2013.

SWATOWISKI, Claudia Wolff. Novos cristãos em Lisboa: Reconhecendo estigmas, negociando estereótipos. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.

TEIXEIRA, Faustino, DIAS, Zwinglio Mota. Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso - a arte do possível. Aparecida: Santuário, 2008.

OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO. E-ISSN 2358-6087. Volume I, no. 02, Jan.-Jun. 2015, p. 145-179.

OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO

WILLEMS. E., Followers of the new faith: cultural changes and the rise of Protestantism in Brazil and Chile. Nashville: Vanderbilt University Press, 1967.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 896
  • PDF downloads: 454

Edição

Seção

Artigos do Dossiê