MORAL, RELIGIÃO E SEXUALIDADE

Autores

  • Suelma S. Moraes suelmamoraes@gmail.com
    Doutora em Ciências da Religião (UMESP); Mestre em Filosofia (USP); Mestre em Ciências da Religião (UMESP); Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Vice-coordenadora do curso de Graduação em Ciências das Religiões (UFPB); email: suelmamoraes@gmail.com

Palavras-chave:

Moral, Religião, Sexualidade, Corpo, Mulher

Resumo

Este artigo mostra uma conjuntura histórica de historiadores não propriamente ditos feministas que apontam para a importância do saber teológico e filosófico presentes nas instituições, nas práticas cotidianas e nos rituais constitutivos das relações sociais. A partir de uma construção histórica da organização do Império Romano mostra como parte central o princípio religioso e teológico no seu desenvolvimento. Demonstra que no campo simbólico a religião exerceu grande poder nas ações e legitimações no campo do saber. Dentro desta moral, a sexualidade e o corpo foram alvos a serem normatizados e controlados.

Biografia do Autor

Suelma S. Moraes, Doutora em Ciências da Religião (UMESP); Mestre em Filosofia (USP); Mestre em Ciências da Religião (UMESP); Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Vice-coordenadora do curso de Graduação em Ciências das Religiões (UFPB); email: suelmamoraes@gmail.com

Doutora em Ciências da Religião (UMESP); Mestre em Filosofia (USP); Mestre em Ciências da Religião (UMESP); Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Vice-coordenadora do curso de Graduação em Ciências das Religiões (UFPB)

Referências

BROWN, Peter. Antiguidade tardia. In: PHILIPE, Áries; DUBY, Georges. História da vida privada: Do Império Romano ao ano mil I. São Paulo: Companhia das letras, 1990.

________. Corpo e sociedade: O homem, a mulher e a renúncia sexual no início do cristianismo, Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2001.

GARDNER, Jane F. Women in Roman Law & Society. London: Routledge, 1995.

GEERTZ, Clifford. A Religião como um sistema cultural: A interpretação das culturas, Rio de Janeiro: LTC, 1997.

NICOLET, Claude. O homem Romano: O cidadão e o político. Lisboa: Presença, 1992.

HEYWARD, Carter. Notas sobre la fundamentación histórica: más allá del esencialismo sexual. In: LOWGFLELLOW, Sandra P.; NELSON, James, B. La sexualidad y lo Sagrado, Spain: Desclée de Brouwer,1996.

PACCHIONI, Giovanni. Breve história del imperio romano. Madrid: Editorial revista de derecho privado, 1944.

SCHOTT, Robin May. Eros e os processos cognitivos: uma crítica da objetividade em filosofia. Rio de Janeiro: Record Rosa dos Tempos, 1996.

TAVEIRA, Celso. O modelo político da autocracia bizantina: fundamentos ideológicos e significado histórico. São Paulo: USP, 2002. 404p.Tese (Doutorado) - FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2002.

THOMAS, Yan. A divisão dos sexos no direito romano. In: DUBY, Georges;

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 521
  • PDF downloads: 287

Edição

Seção

Artigos do Dossiê