AOS OLHOS DE SÃO BENEDITO: Conto etnográfico como exercício de perspectivação
Palavras-chave:
Religião, Cultura, SociedadeResumo
Como falar de modo claro, franco e eloqüente do modus de viver e pensar de um povo? Mais importante, a forma de apresentar o que se aprendeu com os caboclos e ribeirinhos não pode trair os sentidos e os significados. Foi assim que se decidiu apresentar um conto etnográfico, que expressasse de maneira mais aproximada o que estes povos tradicionais das microrregiões paraenses pensam sobre as coisas. Foi através da ficção que encontrou-se a maneira mais verdadeira de falar da visão de bragantinos e salgadenses.Referências
CARVALHO, Gisele Maria de Oliveira. A festa do "Santo Preto": Tradição e percepção da marujada bragantina. 2010. 166f. Dissertação (mestrado) Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília - UNB - Brasília.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana 2(2):115-144, 1996.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígina. o que nos faz pensar n018, setembro de 2004. Em: http://www. oquenosfazpensar.com/adm/uploads/artigo/perspectivismo_e_multipluralismo_na_america_indigena/n18EduardoViveiros.pdf. Acessado 25/11/2012.
DENARDI, Mariana Machado Sociocosmologia MBYÁ-guarani: Multinaturalismo e multiterritorialidade. 60f. (monografia em Ciências Sociais) Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS - Porto Alegre - 2010.
ELIOT, T. S. Notas para a uma definição de cultura. Debates: filosofia, 2013.
GEERTZ, Cliford. Observando o Islã. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
GEERTZ, Cliford. Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
LOUREIRO, Paes. João de Jesus Paes Loureiro. Obras reunidas. Vol. 1: Poesias. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
LOUREIRO, Paes. João de Jesus Paes Loureiro. Obras reunidas. Vol. 3: Teatro, ensaios, São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
LOUREIRO, Paes. João de Jesus Paes Loureiro. Obras reunidas. Vol. 4: Tese, São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
MAUÉS, Raymundo Heraldo. O perspectivismo indígena é somente indígena? Cosmogologia , religião, medicina e populações rurais na Amazônia. Mediações, Londrina, V.17 n.1, p. 33-61. Jan/jun. 2012.
MAUÉS, Raymundo Heraldo. Padres, Pajés, Santos e Festas: catolicismo popular e controle eclesiástico. Belém: CEJUP, 1995.
NONATO DA SILVA, Dário Benedito Rodrigues. Os Donos de São Benedit: Convenções e rebeldias na luta entre o catolicismo tradicional e devocional na cultura de Bragança, século XX. 2006. 202f. Dissertação (mestrado em História Social) Centro de Filosofia e Ciências humanas - UFPA - Belém.
SILVA, Dedival Brandão da. Os Tambores da Esperança: um Estudo Antropológico sobre a Construção da Identidade na Irmandade do Glorioso São Benedito de Bragança. Belém: Falangola Editora, 1997.
SILVA, Jair Francisco Cecim da. Glossário da marujada. 2003. 45f. Dissertação (mestrado em Letras) Universidade Federal do Pará - UFPA - Belém.
VEISSIERE, Samuel PL. The Ghosts of Empire: Violence, suffering, and mobility in the transatlantic cultural economy of desire. In: http://books.google.ca/ books?id=G9CkzsQYaLUC&pg=PA126&lpg=PA126&dq=ghosts+of+empire+veissiere&source=bl&ots=k8dKzSuwEF&sig=QzfygAyiG6ma5y9l1UhO1lL97A&hl=en&ei=bGO9TsvvJ4KKsQL3npShBA&sa=z&oi=book_result&ct=result&resnum=5&ved=0CEEQ6AEwBA#v=onepage&q=ghosts%20of%20empire%20veissiere&f=false. Accessed in: 27/11/2012.
Vieira, Daniel Hudson Carvalho. Folia de São Benedito: um estudo de mudança em uma manifestação religiosa na comunidade do silêncio do matá. 2008. 124f. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais, concentração de Antropologia) Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFPA - Belém.
VIEIRA, Sônia Cristina A. "É um pessoal lá de Bragança..".: Um estudo antropológico acerca de identidades de migrantes em uma festa para São Benedito em Ananindeua/PA. 2008. 95f. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais, concentração de Antropologia) Centro de Filosofia e Ciências Sociais - UFPA - Belém.
WAWZYNIAK, João Valentin. "Engerar" uma categoria cosmológica sobre pessoa, saúde e corpo. Ilha, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 33-55, 2003. Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2012.
WAWZYNIAK, João Valentin. Humanos e não-humanos no universo transformacional dos ribeirinhos do Rio Tapajós - Pará. Mediações, Londrina, v.17 n.1, p. 17-32. Jan/jun. 2012.
Downloads
- Visualizações do Artigo 374
- PDF downloads: 419
Edição
Seção
Licença
Submete-se este texto original e inédito, de autoria destacada no corpo do artigo, à avaliação da Revista Eletrônica Observatório da Religião. De pronto, a autoria do artigo está de acordo com a cessão direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora UEPA, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Revista Eletrônica Observatório da Religião, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-Chefe. Declara-se ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Revista Eletrônica Observatório da Religião está licenciada sob uma