INCORPÓREO É O DESEJO: O erotismo místico de Hilda Hilst
Palavras-chave:
Hilda Hilst, poesia moderna, erotismo, mística.Resumo
O ensaio analisa as representações do divino na poesia de Hilda Hilst, destacando duas características que julgamos essenciais à sua compreensão: um erotismo cujas origens remontam à poesia medieval tributária do amor cortês, ou delicado, e um imaginário gnóstico que enforma imagens divinas em trânsito entre a sedução e a perversão. Na lírica de Hilda Hilst a retórica amorosa mimetiza um desejo de transcendência que não encontra repouso, antes impõe duplo diálogo com o imaginário medieval do amor cortês e com a negatividade desencantada que marca a poesia desde a modernidade."
Referências
AMORIN, Bernardo de Nascimento. HH e YHWH: Hilda Hilst e o deus javista. Forma breve, v. 5, p. 333-340, 2007.
DINIZ, Cristiano (org.). Fico besta quando me entendem. Entrevistas com Hilda Hilst. São Paulo: Globo, 2013.
HILST, Hilda. A obscena Senhora D. São Paulo: Globo, 2001.
___________. Kadosh. São Paulo: Globo, 2002.
___________. Júbilo, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Globo, 2003.
___________. Poemas malditos, gozosos e devotos. São Paulo: Globo, 2005.
___________. Sobre Tua Grande Face. In: Do Desejo. São Paulo: Globo, 2004.
___________. Do Desejo. In: Do Desejo. São Paulo: Globo, 2004.
___________. Da noite. In: Do Desejo. São Paulo: Globo, 2004.
___________. Amavisse. In: Do Desejo. São Paulo: Globo, 2004.
___________. Cantares de Perda e Predileção. In: Cantares. São Paulo: Globo, 2004b.
MORAES, Eliana Robert. Da medida estilhaçada. In: Cadernos de Literatura Brasileira: Hilda Hilst. Instituto Moreira Salles, nº 8, outubro de 1999, p. 114-126.
SILVA, Leandro Soares da. Esperando Deus: a prosa de Hilda Hilst e os silêncios da divindade.Cadernos de Literatura e Diversidade Cultural. Feira de Santana: UEFS/ PpgLDC, ano 5, n. 6, 2008.
WILLER, Cláudio. Um obscuro encanto: gnose, gnosticismo e poesia moderna. São Paulo, Editora Civilização Brasileira, 2010.
Downloads
- Visualizações do Artigo 591
- PDF downloads: 1413
Edição
Seção
Licença
Submete-se este texto original e inédito, de autoria destacada no corpo do artigo, à avaliação da Revista Eletrônica Observatório da Religião. De pronto, a autoria do artigo está de acordo com a cessão direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora UEPA, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Revista Eletrônica Observatório da Religião, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-Chefe. Declara-se ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Revista Eletrônica Observatório da Religião está licenciada sob uma