MESA, PÊLPITO E PALCO

Autores

  • Carlos Eduardo Calvani cecalvani@hotmail.com
    UFSE

Palavras-chave:

Protestantismo. Liturgia. Pentecostalismo. História do Cristianismo. Drama

Resumo

O artigo aborda a relação entre arte e religião a partir da liturgia cristã. Na primeira parte, apresenta historicamente, três centros visuais dos espaços litúrgicos nos quais se desenvolve o culto cristão -mesa, púlpito e palco - destacando simbolismos e significados atribuídos a cada um desses centros. A mesa (ou altar) caracteriza as liturgias de matriz católica; a centralidade do púlpito é a marca visual das liturgias protestantes reformadas; o palco, por sua vez, emerge, principalmente no Brasil, como centro visual de muitas comunidades evangélicas, influenciando até mesmo setores da Igreja Católica Romana. O texto percorre períodos da história do cristianismo com particular ênfase em períodos da Reforma Protestante e da inserção do protestantismo no Brasil. Busca identificar momentos entre as décadas de 70 e 80 do século XX em que cismas nas igrejas protestantes tradicionais do Brasil resultaram no surgimento de comunidades evangélicas que rejeitaram os altares/mesas ou os púlpitos em prol dos palcos como centros visuais do espaço cúltico. Na segunda parte destaca algumas relações entre liturgia e dramaturgia, defendendo que a liturgia cristã sempre teve um caráter teatral, enquanto representação mimética e poética do drama cristão. Defende que a dramaticidade da liturgia não deveria ser negada, mas assumida por liturgistas contemporâneos e que tal postura poderia contribuir para a renovação litúrgica do protestantismo brasileiro, na medida em que valorizaria elementos da cultura, tais como a festividade e a música. O texto defende que, ao invés de condenar apressadamente os palcos, os especialistas em liturgia poderiam explorar seu potencial interativo como espaço hierofânico.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Calvani, UFSE

Doutor em Ciências da Religião - UESP

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