O SAMBA DE CLARA NUNES: Religião afro-brasileira e musicalidade

Autores

  • EmersonS Sena Silveira emerson.pesquisa@gmail.com
    PPG em Ciência das Religiões Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Religião, Cultura, Música

Resumo

A música popular brasileira agrega diversos elementos sociais que a particularizam. Entre eles, o fator religioso, manifesto por alguns artistas, deixando entrever a íntima conexão entre música e religião. Clara Nunes e diversos outros artistas lançam/lançaram mão do aspecto religioso afro-brasileiro em suas obras chamando a atenção da mídia e da sociedade para a cultura africana. Objetiva-se, neste trabalho, analisar a música de Clara Nunes (1942-1983) e as relações com elementos folclóricos e africanistas em sua produção e trajetória musical. A disseminação dos ritmos musicais desta cantora via mídia, consumo e espetáculo, permitiu a produção de releituras e ressemantizações do tema mitológico africano. Assim, pergunta-se: qual o imaginário ritual-religioso apreendido na produção musical de Clara Nunes e sua conexão entre a música popular brasileira e a expansão das práticas religiosas afro-brasileiras no Mercosul? A partir da análise histórico-antropológica do nexo entre a produção musical de Clara Nunes, a religiosidade afro-brasileira e sua expansão, pretende-se debater a identidade sociorreligiosa produzida pelas tensões de uma sociedade desigual para com as populações negras e o samba, um ritmo cujas raízes remontam às práticas afro-brasileiras.

Biografia do Autor

EmersonS Sena Silveira, PPG em Ciência das Religiões Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Ciências da Religião

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