NOVAS PRÁTICAS NO CONTEXTO CATÓLICO DE SE PENSAR A SAÚDE E A RELAÇÃO COM O DIVINO À LUZ DA CONCEPÇÃO ORIENTAL

Autores

  • Milena Maria de Sousa Silva

Resumo

Através da utilização de uma técnica terapêutica de cura, denominada de bioenergia pelas irmãs da congregação do Preciosíssimo Sangue no Município de Capanema/PA se percebe uma tendência de medicina alternativa que faz aproximação aos ideais holísticos sobre a concepção de saúde/doença por parte da igreja católica. Assim, a pesquisa justifica-se pelo interesse de uma análise mais aprofundada de novas práticas do contexto católico que possui uma diferenciação em se pensar a relação com o divino; com o presente estudo objetiva-se expandir o conhecimento acerca da diversidade de expressões de cunho religioso na região amazônica, especificamente, ao que se relaciona ao universo da saúde pela perspectiva religiosa que se aproxima da oriental.
Palavras-chave: Catolicismo. Saúde. Holístico. Concepção Oriental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Maria de Sousa Silva

Mestre em Ciências da religião pela Universidade do Estado do Pará, possui graduação em História (bacharel e licenciatura) pela Universidade Federal do Pará

Referências

CAVALCANTI, Raissa. O Retorno do Sagrado: a reconciliação entre ciência e espiritualidade. São Paulo: Ed. Cultrix, 2000.

CROATTO, Severino. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. São Paulo: Paulinas, 2001.

DOMEZI, Maria Cecilia. Religiões na História do Brasil. São Paulo: Paulinas, 2015.

ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.

______. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

GUERRIERO, Silas. Novos Movimentos Religiosos: o quadro brasileiro. São Paulo: Paulinas, 2006.

LOWEN, Alexander. Bioenergetica. Milano: Feltrinelli Editore, 1996.

OLIVEIRA, Elda Rizzo de. O que é medicina popular. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

SANCHIS, Pierre. Fiéis e cidadãos: percursos de sincretismo no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.

SANCHIS, Pierre (org.). Catolicismo: unidade religiosa e pluralismo cultural. São Paulo: Loyola, 1992.

GUERRIERO, Silas. “Problemas Urbanos e eficácias rituais”. In: A Fé na Metrópole: desafios e olhares múltiplos. João Décio Passos e Afonso Maria Ligorio Soares (orgs.) São Paulo: Paulinas./Educ. 2009. p.369-394.

CAMPBELL, C. A Orientalização do Ocidente: reflexões sobre uma nova teodicéia para um novo milênio. Religião e Sociedade, n. 18/1, ago. 1997.

CAMPOS, Ipojucan Dias. Complexidades do domínio religioso. Revista Estudos Amazônicos, vol. X, nº 1. 2014. p. i-vii.

CARMUÇA, Marcelo Ayres. Secularização e reencantamento: a emergência dos novos movimentos religiosos. In: BIB, São Paulo, n° 56,2003, p. 55-69.

SIQUEIRA, Deis. Novas religiosidades na capital do Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14 (1): 177-197, 2002.

TEIXEIRA, E. Reflexões sobre o paradigma holístico e holismo e saúde. Rev. Esc. Enf. USP, v.30, n.2, p. 286-290, ago. 1996.

Padre cuiabano se diz perseguido por uso do método popular de curar doenças. In: PORTAL MATO GROSSO, 2011, p. 1. Disponível em: <http://www.portalmatogrosso.com.br/ultimasnoticia/padre-cuiabano-se-diz-perseguido-por-uso-do-metodo-popular-de-curardoencas/20718>. Acesso em: 17/09/2017.

Downloads

Edição

Seção

Artigos do Dossiê