ESPIRITISMO E XAMANISMO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Palavras-chave:
Espiritismo, xamanismo, literatura, religião.Resumo
Este artigo pretende discutir a hipótese de o Espiritismo carregar dentro de seu corpo doutrinário/literário vários elementos xamânicos, para isto observa-se a história da formação do Espiritismo no século XIX e sua literatura especifica posterior, já no Brasil do século XX de autoria de um dos principais místicos desta doutrina, Chico Xavier. Aborda-se principalmente a cosmologia espírita em comparação com cosmologias indígenas da América do Sul. Vários elementos xamânicos em comum foram detectados e notou-se um forte discurso espírita de afastamento do contexto cultural xamânico indígena, julgando tais crenças como primitivas, sendo que este não corresponderia ao ideal evolucionista da doutrina espírita.
Referências
ALMEIDA, A. M. at all. Cirurgia spiritual: uma investigação. Ver. Ass. Med. Brasil 2000; 46(3): 194-200.
CAMURÇA, Marcelo Ayres. Entre o carma e a cura: Tensão constitutiva do Espiritismo no Brasil. PLURA, Revista de Estudos de Religião, vol. 7, nº 1, 2016, p. 230-251.
CASTRO, Luis Paulo dos Santos. A Origem das Raças pela Sociedade Teosófica: uma análise da literatura teosofista. Revista Diversidade Religiosa, João Pessoa, v. 6, n 1, 2016, p. 80-105. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dr/article/view/31411 Acesso: 20/12/2017.
___________________________. Eurocentrismo dos Clássicos em Estudos da Religião. Revista Labirinto, Ano XVII, vol. 26 (jan-Mar), 2017, p. 72-90. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2124 Acesso em: 20/12/2017.
Downloads
- Visualizações do Artigo 2982
- PDF downloads: 2639
Edição
Seção
Licença
Submete-se este texto original e inédito, de autoria destacada no corpo do artigo, à avaliação da Revista Eletrônica Observatório da Religião. De pronto, a autoria do artigo está de acordo com a cessão direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora UEPA, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Revista Eletrônica Observatório da Religião, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-Chefe. Declara-se ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Revista Eletrônica Observatório da Religião está licenciada sob uma