O PORTO ALEGRE COLLEGE NO PROCESSO DE NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NO RIO GRANDE DO SUL: RESISTÊNCIA OU VERTICALIZAÇÃO

Autores

  • Everton Fernando Pimenta evertonpimenta@yahoo.com.br

Palavras-chave:

PAC, IPA, Oscar Machado, Nacionalização do ensino, resistência, modelo educacional metodista

Resumo

No contexto do processo de nacionalização do ensino no Rio Grande do Sul, se analisará de que forma, por meio da trajetória de Oscar Machado como reitor do Porto Alegre College, a instituição educacional lidou com as exigências impostas pelo governo para sua nacionalização ao mesmo tempo em que aprofundava o modelo educacional metodista. Recorrendo a documentos, entrevistas e a bibliografias sobre o tema, também se observará se, a exemplo de outros educandários ligados a grupos étnicos ou religiosos, se desenvolveram estratégias de resistência à sua nacionalização, se esta ocorreu completamente e quais fatores levaram a um ou outro resultado.

Biografia do Autor

Everton Fernando Pimenta

Mestre em História pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor de História na rede municipal de educação da cidade de Lavras-MG. Este trabalho é um desdobramento da pesquisa de doutorado que conta com o apoio do CNPQ. E-mail: evertonpimenta@yahoo.com.br

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