Uma leitura global acerca dos cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil

Autores

  • Francisco Sales Bastos Palheta manoelmoraes@uepa.br
    Doutorando e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade São Loureço (UNISAL). Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Ensino Religioso Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus (AM) e em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano (Batatais, SP). Professor de Ensino Religioso pela SEDUC-AM e SEMED-Manaus. Membro da Comissão de Especialistas do Ensino Religioso para a Elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Membro do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (SEDH), do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa do Amazonas (SEJUSC/AM).

Resumo

A temática da religião (e das religiões) tem se tornado das mais desafiadoras para os pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento. Sendo por demais abrangente, requer um trabalho feito por partes. Por isso, atualmente existem inúmeros trabalhos de pesquisa realizados sob religiões e religiosidades no Brasil, estando aquelas voltadas para o Ensino Religioso entre as mais interessantes e atuais. Nesse sentido, nos debruçamos aqui sobre um livro que reflete sobre as "experiências em Cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil"; cursos que considero espaços privilegiados para a produção do conhecimento científico acerca da diversidade religiosa brasileira.

Biografia do Autor

Francisco Sales Bastos Palheta, Doutorando e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade São Loureço (UNISAL). Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Ensino Religioso Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus (AM) e em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano (Batatais, SP). Professor de Ensino Religioso pela SEDUC-AM e SEMED-Manaus. Membro da Comissão de Especialistas do Ensino Religioso para a Elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Membro do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (SEDH), do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa do Amazonas (SEJUSC/AM).

Doutorando e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade São Loureço (UNISAL). Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Ensino Religioso Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus (AM) e em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano (Batatais, SP). Professor de Ensino Religioso pela SEDUC-AM e SEMED-Manaus. Membro da Comissão de Especialistas do Ensino Religioso para a Elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Membro do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (SEDH), do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa do Amazonas (SEJUSC/AM).

Referências

OLIVEIRA, Lilian Blank de; POZZER, Aldecir; RISKE-KOCH, Simone (org.). Formação inicial em Ensino Religioso: Experiências em Cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2017.