Os Colégios como instituição global do século XVI: projeto pedagógico e religioso da Companhia de Jesus

Autores

  • Fernanda Santos felipeaur@gmail.com
    Professora adjunta no colegiado de Letras, Universidade Federal do Amapá, Campus Santana. Doutora em História, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Letras, no Programa de Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Literaturas Africanas, pela Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras/Português pela Universidade Clássica de Lisboa. Membro do Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários da Universidade Federal do Amapá (NUPEL).

Palavras-chave:

1. Colégios, 2. Companhia de Jesus. 3. Contrarreforma. 4. Modus parisiensis, 5. Ratio Studiorum

Resumo

Esta pesquisa propõe mostrar como os colégios jesuítas, no século XVI, colocaram em marcha o projeto pedagógico e religioso da Companhia de Jesus, a partir de modelos da Universidade de Paris (modus parisiensis) e de instrumentos homogeneizadores do ensino, como a RatioStudiorum. A partir da tentativa de criar o homem ideal do seu tempo, construtor de uma nova humanidade, católica e abrangente, do ponto de vista dos conhecimentos e áreas do saber, a Ordem religiosa dos inacianos apostou no ensino como forma de evangelização e combate à heresia. Em época contrarreformista, a Igreja necessitou que a Companhia de Jesus se tornasse cada vez mais atuante. Os esteios teóricos que embasam esta pesquisa são as obras de Émile Durkheim, Norbert Elias e Dominique Julia.

Biografia do Autor

Fernanda Santos, Professora adjunta no colegiado de Letras, Universidade Federal do Amapá, Campus Santana. Doutora em História, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Letras, no Programa de Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Literaturas Africanas, pela Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras/Português pela Universidade Clássica de Lisboa. Membro do Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários da Universidade Federal do Amapá (NUPEL).

Professora adjunta no colegiado de Letras, Universidade Federal do Amapá, Campus Santana. Doutora em História, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Letras, no Programa de Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Literaturas Africanas, pela Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras/Português pela Universidade Clássica de Lisboa. Membro do Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários da Universidade Federal do Amapá (NUPEL).

Referências

ARIÈS, Phillipe. História Social da Criança e da Família. 2º ed. Trad. de Dora Flasksman. Rio de Janeiro: LTC editora, 1981.

CÓDIGO PEDAGÓGICO DOS JESUÍTAS. Ratio Studiorum da Companhia de Jesus. Introdução, versão portuguesa e notas de Margarida Miranda. Lisboa: Esfera do Caos, 2009.

COMPÈRE, Marie-Madeleine. Du Collège au Lycée (1500-1850). Paris: Editions Gallimard/Julliard, 1976.

DURKHEIM, Émile. A Evolução Pedagógica. Trad.de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: formação do Estado e Civilização. Trad.de Ruy Junomann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, vol. 2, 1998.

GOMES, Manuel Pereira, S.J.. Sto. Inácio e a Fundação de Colégios. Porto: Gracos editora, 1996.

HAMILTON, David. Towards a Theory of Schooling. London, New York, Philadelphia: The Falmer Press, 1989.

JOUVENCY, J. De la Maniere d’Apprendre et d’Enseigner (De Ratione Discendi et Docendi). Paris: Hachette, 1900.

JULIA, Dominique. Disciplinas Escolares: Objetivos, Ensino e Apropriação. LOPES, Alice Casimiro, MACEDO, Elizabeth (org.). Disciplinas e Integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2002.

LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, tomo VII, 1949a.

______. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, tomo X, 1949b.

LOYOLA, Inácio de. Constituições da Companhia de Jesus e Normas Complementares. Trad. de Joaquim Mendes Abranches. Revisão do Pe. João Augusto Mac Dowell, S.J.. São Paulo: Loyola, 2004.

MIRANDA, Margarida. Ratio Studiorum: uma nova hierarquia de saberes. CÓDIGO PEDAGÓGICO DOS JESUÍTAS. Ratio Studiorum da Companhia de Jesus. Introdução, versão portuguesa e notas de Margarida Miranda. Lisboa: Esfera do Caos, 2009, pp. 17-37.

MIR, Gabriel Codina. Aux Sources de la Pédagogie des Jésuites. Le Modus Parisiensis. Roma: Institutum Historicum Societatis Jesu, 1968.

NÓVOA, António. Le Temps des Professeurs. Vols. I e II. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1987.

______. Uma Educação que se diz ‘Nova’. CANDEIAS, António, NÓVOA, António, FIGUEIRA, Manuel Henrique. Sobre a Educação Nova: cartas de Adolfo Lima a Álvaro Viana de Lemos. Lisboa: Educa, 1995.

PAIVA, José Maria de. O Método Pedagógico Jesuítico: uma análise do Ratio Studiorum. Viçosa: Oficinas Gráficas da Imprensa Universitária da Universidade Federal de Viçosa, 1981.

PETITAT, André. Produção da Escola/Produção da Sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no Ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

RAMOS DO Ó, Jorge.O Governo de Si Mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX - meados do século XX). Lisboa: EDUCA, 2003.

RODRIGUES, Francisco, S.J.. História da Companhia de Jesus na Assistência de Portugal. Porto: Apostolado da Imprensa, vol. I, tomo I, 1931.

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de. Razão de Estudos e Razão Política: um estudo sobre a Ratio Studiorum. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences. Maringá: UEM, vol. 22, n. 1, 2000. pp. 181-187.

VARELA, Julia. Modos de Educacion en la España de la Contrarreforma. Madrid: Las Ediciones de La Piqueta, 1983.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 102
  • PDF downloads: 92