Os Colégios como instituição global do século XVI: projeto pedagógico e religioso da Companhia de Jesus
Palavras-chave:
1. Colégios, 2. Companhia de Jesus. 3. Contrarreforma. 4. Modus parisiensis, 5. Ratio StudiorumResumo
Esta pesquisa propõe mostrar como os colégios jesuítas, no século XVI, colocaram em marcha o projeto pedagógico e religioso da Companhia de Jesus, a partir de modelos da Universidade de Paris (modus parisiensis) e de instrumentos homogeneizadores do ensino, como a RatioStudiorum. A partir da tentativa de criar o homem ideal do seu tempo, construtor de uma nova humanidade, católica e abrangente, do ponto de vista dos conhecimentos e áreas do saber, a Ordem religiosa dos inacianos apostou no ensino como forma de evangelização e combate à heresia. Em época contrarreformista, a Igreja necessitou que a Companhia de Jesus se tornasse cada vez mais atuante. Os esteios teóricos que embasam esta pesquisa são as obras de Émile Durkheim, Norbert Elias e Dominique Julia.
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