Os Colégios como instituição global do século XVI: projeto pedagógico e religioso da Companhia de Jesus

Autores

  • Fernanda Santos Professora adjunta no colegiado de Letras, Universidade Federal do Amapá, Campus Santana. Doutora em História, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Letras, no Programa de Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Literaturas Africanas, pela Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras/Português pela Universidade Clássica de Lisboa. Membro do Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários da Universidade Federal do Amapá (NUPEL).

Palavras-chave:

1. Colégios, 2. Companhia de Jesus. 3. Contrarreforma. 4. Modus parisiensis, 5. Ratio Studiorum

Resumo

Esta pesquisa propõe mostrar como os colégios jesuítas, no século XVI, colocaram em marcha o projeto pedagógico e religioso da Companhia de Jesus, a partir de modelos da Universidade de Paris (modus parisiensis) e de instrumentos homogeneizadores do ensino, como a RatioStudiorum. A partir da tentativa de criar o homem ideal do seu tempo, construtor de uma nova humanidade, católica e abrangente, do ponto de vista dos conhecimentos e áreas do saber, a Ordem religiosa dos inacianos apostou no ensino como forma de evangelização e combate à heresia. Em época contrarreformista, a Igreja necessitou que a Companhia de Jesus se tornasse cada vez mais atuante. Os esteios teóricos que embasam esta pesquisa são as obras de Émile Durkheim, Norbert Elias e Dominique Julia.

Biografia do Autor

Fernanda Santos, Professora adjunta no colegiado de Letras, Universidade Federal do Amapá, Campus Santana. Doutora em História, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Letras, no Programa de Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Literaturas Africanas, pela Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras/Português pela Universidade Clássica de Lisboa. Membro do Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários da Universidade Federal do Amapá (NUPEL).

Professora adjunta no colegiado de Letras, Universidade Federal do Amapá, Campus Santana. Doutora em História, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Letras, no Programa de Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Literaturas Africanas, pela Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras/Português pela Universidade Clássica de Lisboa. Membro do Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários da Universidade Federal do Amapá (NUPEL).

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