Desencantamento do mundo, secularização e reação conservadora na política brasileira

Autores

  • Humberto Ramos de Oliveira Junior manoelmoraes@uepa.br
    Doutorando em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos.

Palavras-chave:

1. Desencantamento do mundo, 2. Secularização, 3. Bancada Evangélica, 4. Conservadores religiosos, 5. Recrudescimento,

Resumo

Este trabalho configura-se na forma de uma breve reflexão acerca dos temas envolvendo desencantamento do mundo e secularização, a partir da análise de um fenômeno concreto notável no cenário político e social brasileiro: o crescimento das expressões religiosas e recrudescimento dos conservadores religiosos e sua incidência política. Aparentemente, tais fatos poderiam constituir uma contestação à ideia de desencantamento do mundo e, por fim, à teoria da secularização. Dever-se-á levar em conta especialmente a atuação dos conservadores evangélicos no processo legiferante, que incide diretamente no ordenamento jurídico-político do país, entendendo esta movimentação como uma reação ou resistência ao contínuo processo de emancipação do Estado em relação à religião e seus preceitos e, por conseguinte, do processo de secularização da sociedade.

Biografia do Autor

Humberto Ramos de Oliveira Junior, Doutorando em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos.

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorando em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve pesquisas relacionadas a Religião, Política, Laicidade e Direitos Humanos. É membro da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) e do Observatorio sobre Religión y Asuntos Públicos en América Latina, pesquisador do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (NEREP) e professor do curso de Direito do Centro Universitário Salesiano (Unidade Americana).

Referências

BEDINELLI, Talita. Católicos e evangélicos em cruzada contra a palavra gênero na educação. El país. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/11/politica/ 1434059650_940148.htmlïš·. Acesso em: 28 de junho de 2017.

BERGER, Peter L. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. Tradução de José Carlos Barcellos. São Paulo: Paulinas, 1985.

BERGER, Peter; ZIJDERVELD, Anton. Em favor da dúvida: Como ter convicções sem se tornar um fanático. Tradução de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

CONGRESSO em Foco. Bancada evangélica declara apoio ao impeachment de Dilma. Disponível em: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/bancada-evangelica -declara-apoio-ao-impeachment-de-dilma/ïš·. Acesso em 29 de julho de 2017.

HERVIEU-LÉGER, Danièlle. Sécularisation. AZRIA, Régine; HERVIEU-LÉGER, Danièlle (org.). Dictionnaire des faits religieux. Paris: Presses universitaires de France, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) (2012). Censo 2010: número de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?view=noticia&id=3 &idnoticia=2170&busca=1&t=censo-2010-numero-catolicos-cai-aumenta-evangelicos-espiritas-sem-religiaoïš·. Acesso em 09 de agosto de 2017.

MARANHÃO, Fernanda (2014). Ditadura foi melhor período que o Brasil teve, diz organizador de marcha. UOL notícias, 22 de março. Disponível em: http://noticias. uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/03/22/ditadura-foi-melhor-periodo-que-brasil-teve-diz-organizador-de-marcha.htmïš·. Acesso em 13 de agosto de 2017.

MIDIA, RELIGIÃO E POLÍTICA. Bancada evangélica vota "sim" pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Apenas três votos contrários. Disponível em: http://www.metodista.br/midiareligiaopolitica/index.php/2016/04/20/bancada-evangelica-vota-sim-pelo-impeachment-da-presidente-dilma-rousseff-apenas-tres-votos-foram-contrarios/ïš·. Acesso em 29 de maio de 2017.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Secularização em Max Weber: Da contemporânea serventia de voltarmos a acessar aquele velho sentido. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo: ANPOCS, 13, n. 37, junho de 1998. pp. 43-73.

TAYLOR, Charles. Encanto y desencatamiento. Secularidad y lacidad en Occidente. Milaño (Cantabria, España): Editorial Sal Terrae, 2015. Edição Kindle.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o "Espírito" do Capitalismo. Edição de Antônio Flávio Pierucci. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 275
  • PDF downloads: 208