A IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA: Diversidade religiosa e intolerância
Palavras-chave:
1. Igreja Católica, 2. Intolerância, 3. Catolicismo Popular, 4. Protestantismo.Resumo
A Amazônia é uma região que possui várias formas de vivências de fé, um componente que a distingue do restante do país e a faz campo fértil para a pesquisa sobre tais relações com o sagrado. Presente desde o período colonial, a igreja católica nem sempre agiu de forma tolerante para com estas práticas. O objetivo deste trabalho é mostrar a diversidade religiosa presente na Amazônia e, de forma mais objetiva, no antigo Território Federal do Amapá, a partir de meados do século XX. Daremos ênfase à intolerância às práticas religiosas pelos padres em relação ao catolicismo popular e ao protestantismo."
Referências
ARENZ, Karl H. & VASCONCELOS, George A. B. de. Encarnação e Libertação: os ecos do Concílio Vaticano II na Amazônia brasileira. In: Revista Brasileira de História das Religiões, v. 7, n. 19, 2014.
CUNHA, Welison C. da. Fronteiras de fé: o Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras, de Milão ao Amapá (1926-1965). In: Anais da IX Semana de História da Unifap. Macapá, AP, 2013.
DELUMEAU, Jean. Nascimento e afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989.
DONEGANA, Constanzo. PIME: traços de uma bela História. São Paulo, Ed. Mundo e Missão, 2016.
GHEDDO, Piero. O PIME: uma proposta para missão. São Paulo: Loyola, 1989.
LOBATO, Sidney da S. A cidade dos trabalhadores: Insegurança Estrutural e táticas de sobrevivência em Macapá (1944-1964). Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de História da FFLCHUSP: São Paulo, 2013.
MARTINS, Karla D. Civilização católica: Dom Macedo e o desenvolvimento da Amazônia na segunda metade do século XIX. In: Revista de História Regional, 2007.
__________. Cristóforo e a romanização do inferno verde: as propostas de Dom Macedo Costa para a civilização da Amazônia (1860-1890). Tese de doutorado apresentada ao departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2005.
MAUÉS, Raymundo H. Um aspecto da diversidade cultural do caboclo amazônico: a religião. In: Revista Estudos Avançados, 2005.
__________. Medicinas populares e "pajelança cabocla" na Amazônia. In: ALVES, Minayo (org.). Saúde e doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro, 1994.
OLIVEIRA, Henrique M. de. Entre a macumba e o espiritismo: uma análise comparativa das estratégias de legitimação da Umbanda durante o Estado Novo. Dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.
OLIVEIRA, Tatiana P. de. "A voz de Deus no lar amapaense: potencialidades de pesquisa no jornal A Voz Católica". In: AMARAL, Alexandre et. al. (org.). Do lado de cá: fragmentos de história do Amapá. Belém: Açaí, 2011.
ORO, Ari P. Religião e política no Cone Sul: Argentina, Brasil e Uruguai. São Paulo: Attar, 2006.
PIMENTEL, Walbi S. A igreja dos pobres: origem e desenvolvimento das CEBs no Amapá (1966-1983). Monografia apresentada ao Programa de Especialização em História e Historiografia da Amazônia da Universidade Federal do Amapá: Macapá, 2015.
REZENDE, Tadeu V. de. A conquista e ocupação da Amazônia brasileira no período colonial: a definição das fronteiras. Tese apresentada a faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo: São Paulo, 2006.
Downloads
- Visualizações do Artigo 3461
- PDF downloads: 1503
Edição
Seção
Licença
Submete-se este texto original e inédito, de autoria destacada no corpo do artigo, à avaliação da Revista Eletrônica Observatório da Religião. De pronto, a autoria do artigo está de acordo com a cessão direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora UEPA, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Revista Eletrônica Observatório da Religião, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-Chefe. Declara-se ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Revista Eletrônica Observatório da Religião está licenciada sob uma