A IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA: Diversidade religiosa e intolerância

Autores

  • Marcos Vinicius de Freitas Reis marcosvinicius5@yahoo.com.br
    UNIFAP
  • Joel Pacheco de Carvalho joelcarvalho25@gmail.com

Palavras-chave:

1. Igreja Católica, 2. Intolerância, 3. Catolicismo Popular, 4. Protestantismo.

Resumo

A Amazônia é uma região que possui várias formas de vivências de fé, um componente que a distingue do restante do país e a faz campo fértil para a pesquisa sobre tais relações com o sagrado. Presente desde o período colonial, a igreja católica nem sempre agiu de forma tolerante para com estas práticas. O objetivo deste trabalho é mostrar a diversidade religiosa presente na Amazônia e, de forma mais objetiva, no antigo Território Federal do Amapá, a partir de meados do século XX. Daremos ênfase à intolerância às práticas religiosas pelos padres em relação ao catolicismo popular e ao protestantismo."

Biografia do Autor

Marcos Vinicius de Freitas Reis, UNIFAP

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR\SP. Docente do Curso de Relações Internacionais na Universidade Federal do Amapá. Líder do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES).

Joel Pacheco de Carvalho

Graduando do Curso de História da Universidade Federal do Amapá. Membro do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES).

Referências

ARENZ, Karl H. & VASCONCELOS, George A. B. de. Encarnação e Libertação: os ecos do Concílio Vaticano II na Amazônia brasileira. In: Revista Brasileira de História das Religiões, v. 7, n. 19, 2014.

CUNHA, Welison C. da. Fronteiras de fé: o Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras, de Milão ao Amapá (1926-1965). In: Anais da IX Semana de História da Unifap. Macapá, AP, 2013.

DELUMEAU, Jean. Nascimento e afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989.

DONEGANA, Constanzo. PIME: traços de uma bela História. São Paulo, Ed. Mundo e Missão, 2016.

GHEDDO, Piero. O PIME: uma proposta para missão. São Paulo: Loyola, 1989.

LOBATO, Sidney da S. A cidade dos trabalhadores: Insegurança Estrutural e táticas de sobrevivência em Macapá (1944-1964). Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de História da FFLCHUSP: São Paulo, 2013.

MARTINS, Karla D. Civilização católica: Dom Macedo e o desenvolvimento da Amazônia na segunda metade do século XIX. In: Revista de História Regional, 2007.

__________. Cristóforo e a romanização do inferno verde: as propostas de Dom Macedo Costa para a civilização da Amazônia (1860-1890). Tese de doutorado apresentada ao departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2005.

MAUÉS, Raymundo H. Um aspecto da diversidade cultural do caboclo amazônico: a religião. In: Revista Estudos Avançados, 2005.

__________. Medicinas populares e "pajelança cabocla" na Amazônia. In: ALVES, Minayo (org.). Saúde e doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro, 1994.

OLIVEIRA, Henrique M. de. Entre a macumba e o espiritismo: uma análise comparativa das estratégias de legitimação da Umbanda durante o Estado Novo. Dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

OLIVEIRA, Tatiana P. de. "A voz de Deus no lar amapaense: potencialidades de pesquisa no jornal A Voz Católica". In: AMARAL, Alexandre et. al. (org.). Do lado de cá: fragmentos de história do Amapá. Belém: Açaí, 2011.

ORO, Ari P. Religião e política no Cone Sul: Argentina, Brasil e Uruguai. São Paulo: Attar, 2006.

PIMENTEL, Walbi S. A igreja dos pobres: origem e desenvolvimento das CEBs no Amapá (1966-1983). Monografia apresentada ao Programa de Especialização em História e Historiografia da Amazônia da Universidade Federal do Amapá: Macapá, 2015.

REZENDE, Tadeu V. de. A conquista e ocupação da Amazônia brasileira no período colonial: a definição das fronteiras. Tese apresentada a faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo: São Paulo, 2006.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 2960
  • PDF downloads: 907