REAHU: Xamanismo e Mitologia Yanomami

Autores

  • Roberta Enir Faria Neves de Lima enir@ifam.edu.br
    UFAM
  • Renilda Aparecida Costa renildaaparecidacosta@gmail.com
    UNISINOS

Palavras-chave:

1. Yanomami, 2. Mitologia, 3. Alto Rio Negro.

Resumo

O presente artigo traz alguns dos resultados da dissertação Relações étnicas no Alto Rio Negro: Yanomami Peripo Iyë - os filhos da lua, defendida no PPGSCA/UFAM. Reflexão baseada na atuação como docente do IFAM - Campus São Gabriel da Cachoeira. O IFAM/CSGC atende a população indígena e não indígena. O município é conhecido por ter o maior número de etnias do Brasil (76,6% de indígenas segundo os dados do IBGE 2010). Com sua atuação na formação dos estudantes ativos em suas comunidades o IFAM se vê diante de desafios: diferenças culturais, linguísticas. A fim de enfrentá-los em 2012 o NUGLAN surge. Entramos então em contato com o mundo da pesquisa e interagimos com várias das etnias, principalmente os Yanomami, informantes da pesquisa.

"

Biografia do Autor

Roberta Enir Faria Neves de Lima, UFAM

Docente do Instituto Federal do Amazonas - IFAM/CSGC. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM em 2016. Membro do Núcleo de Estudos Linguísticos e Antropológicos.

Renilda Aparecida Costa, UNISINOS

Doutora em Ciências Sociais pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo\RS. Docente do Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, UFAM - Universidade Federal da Amazônia. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Indígena - NEAINC.

Referências

BEKSTA, Casimiro. Primeiras letras para o povo Kohoroxitari - Yanomami. Manaus: SEDUC/AM - Recursos Tecnológicos, 1988.

CAMPBELL, Joseph. As transformações do mito através do tempo. São Paulo: Cultrix, 2015.

__________. Mito e transformação. São Paulo: Ed. Ágora, 2008.

ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 2013.

ENIR, Roberta & GÓIS, Sarney (Orgs). Projeto Kamie Yanomami keya yai: orgulho em ser yanomami. João Pessoa: Ideia, 2010.

LAUDATO, Luís, S. D. B. Ritmos e rituais yanomami. Brasília: Gráfica Rondo Print, 2009.

MACHADO, Irene. Semiótica da Cultura e Semiosfera (Orga.). São Paulo: Annablume/Fapesp, 2007.

SMILJANIC, Maria I. Os enviados de Dom Bosco entre os Masiripiwëiteri. O impacto missionário sobre o sistema social e cultural dos Yanomami ocidentais (Amazonas, Brasil) In: Journal de La Société des Americanistes, 2002, p.88. Disponível em: https://jsa.revues.org/2763. Acesso em: 30/01/17.

COSTA, Renilda A. Religião de matriz africana em Lages (SC): espaços e práticas de reconhecimento identidade étnicorracial. Tese (Doutorado em Ciências Sociais): UNISINOS, São Leopoldo, 2011.

LIMA, Roberta E. F. N. de. Relações étnicas no Alto Rio Negro - Yanomami Peripo Yëi - Os Filhos da Lua. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia): UFAM, Manaus, 2016.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 3986
  • PDF downloads: 932