Enfoques teóricos sobre religião, urbanidade e memória: Experimentos em Curso

Autores

  • Leonardo Gonçalves de Alvarenga alvarengalg2@gmail.com
    PUC SP
  • Daniel Lucas Noronha de Sena danielc.religiao@gmail.com
    PUC SP

Palavras-chave:

1. Memória, 2. Identidade, 3. Contexto Urbano, 4. Religião

Resumo

O processo de pós-tradicionalização no Brasil está acelerado. Esta constatação não é de agora. Após o censo de 2010 das religiões esse processo ficou mais evidente. Nosso texto tem como objetivo apresentar contribuições de teorias clássicas e recentes da sociologia para compreensão deste processo onde a memória e a identidade religiosa vêm passando por mudanças profundas que tem relação direta com o contexto urbano caracterizado por especificidades como conflitos, esquecimentos e rupturas. Essas teorias ao serem revisitadas visa abrir novos horizontes de reflexão e renovar o interesse pelo assunto. Também apresentar duas pesquisas/experimentos em curso com dois grupos religiosos: os Batistas e o Vale do Amanhecer, que retratam bem esse cenário.

Biografia do Autor

Leonardo Gonçalves de Alvarenga, PUC SP

Doutorando em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC\SP, sob a orientação da Dra. Maria José Fontelas Rosado Nunes. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, com período de doutorado sanduíche na École des hautes études en sciences Sociales-EHESS, em Paris. Pesquisa sobre a dinâmica sócioreligiosa da denominação Batista na cidade de Macaé\RJ

Daniel Lucas Noronha de Sena, PUC SP

Doutorando em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC\SP, sob a orientação do Dr. Silas Guerriero. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Pesquisa sobre o Vale do Amanhecer no contexto amazônico.

Referências

ARAÊJO, James A. Sobre a cidade e o urbano em Henri Léfèbvre. GEOUSP - Espaço e Tempo. São Paulo, nº.31, p. 133 - 142, 2012. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74258. Acesso em: 17/09/2015.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 2ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich e LASH, Scott. Modernidade reflexiva: trabalho e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 1997.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. La Religión: Hilo de Memoria. Herder Editorial, S.L., Barcelona, 2005.

__________. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.

IBGE, Censo Demográfico - 1980 a 2010.

LÉFÈBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

__________. Direito a cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

MAGNANI, José G. C. O Brasil da Nova Era. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

MARTINS, Sérgio. Prefácio. In: LÉFÈBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999, p. 7-13

NASCIMENTO, Júlio C. D. do. Cidade e Urbano: Uma abordagem teórica e conceitual (2011). Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/cidade-e-urbano-uma-abordagem-teorica-e-conceitual/70995/#ixzz3lxPrb2cZ. Acesso em: 16/09/15.

NOVAES, Regina. Os jovens "sem religião": ventos secularizantes, "espírito de época" e novos sincretismos. Notas preliminares. Estudos Avançados 18 (52), 2004, p. 321-330.

OLIVEIRA, Amurabi P. de. Dinâmicas culturais e relações de reciprocidade no Vale do Amanhecer: um estudo de caso sobre o templo de Campina Grande-PB, 2008.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos: Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

PRANDI, Reginaldo. As religiões afro-brasileiras em ascensão e declínio. In: TEIXEIRA, Faustino & MENEZES, Renata (Orgs.). Religiões em Movimento: o Censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013

RIVERA, Paulo B. Tradição, transmissão e emoção religiosa. Sociologia do protestantismo religioso na América Latina. São Paulo : Olho d’Água, 2001.

__________. Religião e Tradição a Partir da Sociologia da Memória de Maurice Halbwachs. Numen: Revista de estudos e pesquisa da religião. Juiz de Fora, v. 3 n. I, p. 69-94, [s.d].

SANTOS, Milton. Por uma economia política da cidade. São Paulo: Hucitec/Educ, 1994.

SILVA, Sheila R. de A. e & FARIA, Teresa de J. P. O mapa da migração em Macaé: impactos da industrialização no processo de urbanização. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/SNPGCS/article/view/1577. Acesso em 17/03/2016.

SIQUEIRA, Deis. As novas religiosidades no ocidente: Brasília, cidade mística. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2003.

TEIXEIRA, Faustino & MENEZES, Renata (Orgs.). Religiões em Movimento: o Censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 193
  • PDF downloads: 183