A Religião da Deusa: espiritualidade e saberes da tradição das famílias neopagãs na Terra Brasilis

Autores

  • Dra. Maria Roseli Sousa Santos mroselisousa@gmail.com
    UEPA

Palavras-chave:

1. Wicca, 2. Saberes, 3. Família

Resumo

O estudo propõe conhecer saberes da tradição, linguagens e sistema religioso da Wicca diante das vivências de oito famílias neopagãs brasileiras: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém e São Paulo. A identificação e escolha das cidades deu-se pelos encontros nacionais e o critério de seleção consistiu em: famílias cujo núcleo familiar há filhos; praticantes há mais de cinco anos em sistemas de Círculos, Covens, Grove ou Tradições. Abordagem em estudos culturais e linguagem da religião; metodologia mista em métodos e técnicas etnográficas. A 1ª etapa nos eixos: 1) criação familiar e tradição religiosa; 2) compreensão familiar sobre a Wicca e suas vertentes/paganismo; 3) saberes e processos formativos de natureza religiosa e principais ritos. Os resultados iniciais indicam famílias com menor tempo de prática de 12 anos e a maior com 18. Rituais familiares envolvem crianças e adolescentes e que o desconhecimento pela sociedade dessa religião gera conflitos e intolerância.

Biografia do Autor

Dra. Maria Roseli Sousa Santos, UEPA

Doutora em Educação pela UFPA. Professora Adjunta I, atuando na Pós-Graduação em Ciências da Religião na Universidade do Estado do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa Arte, Religião e Memória -ARTEMI

Referências

BAPTISTA, Maria Manuel. Estudos culturais: o quê e o como da investigação. Carnets, Cultures littéraires: nouvelles performances et développement, nº spécial, automne / hiver 2009, p. 451-461.

BEZERRA, Karina. Esboço geral da magia na Wicca: segundo a perspectiva de Marcel Mauss. In: IV Coloquio de História: abordagens interdisciplinares sobre a História da sexualidade, 2010, Recife. Abordagens interdisciplinares sobre a História da sexualidade. Recife, 2010.

__________. Porque ingressar na Wicca? e a permanência é plausível? Diversidade Religiosa, v. 1, p. 1, 2013.

CERIDWEN, Mavesper Cy. Wicca Brasil: Guia de Rituais das Deusas Brasileiras. São Paulo: Gaia, 2003.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

__________. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CORDOVIL. Daniela. O poder feminino nas práticas da Wicca: uma análise dos "Círculos de Mulheres". Estudos Feministas, Florianópolis, 23(2): 352, maio-agosto/2015.

DELEUZE, Gilles . A Imanência: uma vida. Tradução de Tomaz Tadeu, do original em francês. Revista Educação & Realidade. 21(10-18) Julh-dez, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GIDDENS, A.; BECK, U.; LASH, S. Modernização reflexiva. São Paulo: UNESP, 1995.

GUERRIERO, Silas. Novos movimentos religiosos: o quadro brasileiro. São Paulo: Paulinas, 2006.

HUTTON, Ronald. The Triumph of The Moon: A History of Modern Pagan Witchcraft. New York: Oxford Press, 1999.

LASCARIZ, Gilberto de. Ritos e Mistérios Secretos do Wicca. Um estudo esotérico do Wicca tradicional. São Paulo: Madras, 2010.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. O Brasil da Nova Era. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

OLIVIERI, Filippo. O papel dos druidas na sociedade céltica na Gália nos séculos II e I a.C.. Tese (Doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Departamento de História, 2008.

__________. Os druidas. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ORO, Pedro. Considerações sobre a Modernidade Religiosa. Sociedad y Religión, n. 14/15, 1996. 12/03.

OSÓRIO, A. Bruxas Modernas: um estudo sobre identidade feminina entre praticantes de wicca. Campos - Revista de Antropologia Social, 5, (2), 2000, 157-172.

PRIETO, Claudiney. Wicca para todos. 2009. Edição do autor.

RAI, S.M; PARPAT, J.L. & STAUDT, K. (Eds.) Rethinking empowerment: Gender and development in global/local world. Londres: Routledge, 2002.

RICOEUR, Paul. A metáfora viva. Trad. Dion Davi Macedo. São Paulo: Loyola, 2000.

__________. O conflito das interpretações. Porto: Rés-Editora, 1998.

SANTOS, Maria Roseli S. Saberes culturais, memória e identidade social em tempos de modernidade. Por uma leitura das categorias teórica da/na pesquisa. Disponível em: http://www.roselisousa.com.br/private/sabores_culturais_memorias.pdf. Acessado em 21/10/2014.

SOARES, Danieli Siqueira. Rituais contemporâneos e neopaganismo brasileiro: o caso da wicca. Dissertação de Mestrado apresentada ao curso de Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2007.

TERZETTI FILHO, Celso Luiz. Um bruxo e seu tempo. A obra de Gerald Gardner como expressões contraculturais. Dissertação apresentada a Pontíficia Universidade Católica de São Paulo para obtenção do titulo de Mestre em Ciências da religião. São Paulo, 2012.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 2822
  • PDF downloads: 5051