Catolicismo Afro-Amazônico: uma análise do simbolismo da morte na procissão do Senhor dos Passos em Belém\PA Taíssa Tavernard de Luca

Autores

  • Taíssa Tavernard de Luca taissaluca@gmail.com
    UEPA
  • Juscelio Mauro Pantoja jusceliocol@yahoo.com.br
  • Manoel Vítor Barbosa Neto neto_barbosa28@outlook.com

Palavras-chave:

1. Católicos, 2. Afrorreligiosos, 3. Semana Santa, 4. Procissão do Senhor dos Passos, 5. Morte, 6. Sacrifício.

Resumo

No Brasil, desde o período colonial, os negros africanos tiveram sua religiosidade ressignificada pelo catolicismo, fazendo com que outros elementos fossem inseridos nesta expressão religiosa, seja pela associação santo/orixá, pelo calendário, pelos rituais, pela teologia e etc. Um exemplo desse processo é a Semana Santa, período importante para os católicos, que através de um processo sincrético, foi incorporada ao ano litúrgico de algumas denominações afrorreligiosas. Tendo como objeto de pesquisa os rituais da sexta-feira santa, propõe-se neste trabalho apresentar uma análise da participação de católicos e afrorreligiosos na procissão do Senhor dos Passos, ocorrida na sexta-feira santa em Belém/PA e a compreensão do sentido do sacrifício e da morte nas tradições religiosas em questão.

Biografia do Autor

Taíssa Tavernard de Luca, UEPA

Doutora em Antropologia pela UFPA. Docente no Curso de Graduação e Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará - UEPA e Coordenadora do Grupo de Estudos de Religiões de Matriz Africana na Amazônia - GERMAA.

Juscelio Mauro Pantoja

Licenciado em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Especialista em Educação para Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Pará - UFPA e mestrando em Ciências da Religião no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará - PPGCR\UEPA. Membro do GERMAA - Grupo de Estudos sobre Religiões de Matriz Africana na Amazônia, com atuação no projeto de extensão "Cine vai a escola".

Manoel Vítor Barbosa Neto

Licenciado em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Especialista em Educação para Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Pará - UFPA e mestrando em Ciências da Religião no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará - PPGCR\UEPA. Membro do GERMAA - Grupo de Estudos sobre Religiões de Matriz Africana na Amazônia, com atuação no projeto de extensão "Cine vai a escola".

Referências

AZZI, Riolando. A paixão de Cristo na tradição luso-brasileira. In: REB, Vol. 53, Março, 1993.

BANDEIRA, L. C. C. A Morte e o Culto aos Ancestrais nas Religiões AfroBrasileiras. In: Êltimo andar (19), 2º Semestre, 2010. Disponível em: http://www4.pucsp.br/ultimoandar/download/LuisClaudioBandeira.pdf

COMBLIN, José. Para uma Tipologia do Catolicismo no Brasil. In: REB, 28/1, 1968.

CONCEIÇÃO, Eurípedes. Escatologia: uma análise introdutória. Rio de Janeiro, STPRJ, Igreja Presbiteriana do Brasil, 2000. Disponível em: http://www.monergismo.com/textos/escatologia_reformada/escatologiaanalise_euripedes.pdf

CROATTO, José Severino. As Linguagens da Experiência Religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. São Paulo: Paulinas, 2001.

ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.

FERNANDES, Ruben César. Polônia a Pé, O Peso da Cruz e Romarias da Paixão. In: Romarias da Paixão. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

FERRETI, Sérgio F. Sincretismo e Religião na Festa do Divino. Disponível em: http://www.gpmina.ufma.br/pastas/doc/Sincretismo%20a%20Festa%20do%20Divi no.pdf

GAMA, Ligia Barros. Kosi Ejé orixá: simbolismo e representações do sangue no candomblé / Ligia Barros Gama. - Recife: O autor, 2009. Disponível em: http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/1116/arquivo9420_1.pdf?seq uence=1

GUISNBURG, Carlo. O Queijo e os Vermes.São Paulo: Ed, Scwartz LTDA, 2008.

HALL, James. Dictionary of subjects & Simbols in Art. EUA: Harper, 1979.

LEACOCK, Seth & LEACOCK, Ruth. Spirits. In: Spirits off the Deep. Nova York: Anchor Books, 1972.

LUCA, Taissa Tavernard de. Tem Branco na Guma. (Tese de Doutorado). Belém: UFPA, 2010.

MAUÉS, Raimundo Heraldo. Padres, Pajés, Santos e Festas: Catolicismo Popular e Controle Eclesiástico. Belém: CEJUP, 1995.

MAUSS. Marcel. Antropologia e Sociologia. Vol. 2. São Paulo: EPU, 1974.

__________. Sobre o Sacrifício. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

MESQUITA, Adriana Alice de Andrade. Festas e devoção no Período Colonial Mineiro - irmandades negras e integração étnica. Disponível em: http://www.descubraminas.com.br/upload/biblioteca/0000107.pdf

MORIN, Edgar. O Homem e a Morte. Lisboa. Publicações Europa-América, 1988.

OLIVEIRA, Irene dias; ROSA, Rafael Lino. A Religiosidade Trinitária do Povo Goiano. In: Horizonte, Belo Horizonte, v.9, n.23, p.763-781, Out/Dez. 2011.

OTTO, Rudolf. O Sagrado. Petrópolis: Vozes, 2007.

PASSOS, Mauro. Mística do Catolicismo Popular - a tradição e o sagrado. Trabalho apresentado no XII Simpósio da ABHR, 31/05 - 03/06 de 2011, Juiz de Fora (MG), GT 18: A festa nas tradições religiosas brasileiras - significado e história.

PEREIRA, José Carlos. A Eficácia simbólica do sacrifício: estudos das devoções populares. São Paulo, Arte e Ciência, 2001. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=T7IVjF8ZyVIC&pg=PA183&lpg=pa183&d q=ossacrificospopularesnasextafeirasanta

SANCHIS, Pierre. Pra não dizer que não falei de sincretismo. Comunicações do Iser, ano 13, n. 45, 1994.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a morte: pàde, Àsèsè e o culto Égun na Bahia. Petrópolis: Vozes, 2012.

STEIL, Carlos Alberto. O Sertão das Romarias: um estudo antropológico sobre o santuário de bom Jesus da Lapa- Bahia. Petrópolis: Vozes, 1996.

__________. Catolicismo e Cultura. In: Religião e Cultura Popular. Rio de

Janeiro: DP&A. 2001, p. 13-20.

VV.AA. http://www.universocatolico.com.br/index.php?/o-catolicismo-popularno-brasil.html

VERGOLINO-HENRY, Anaíza. A Semana Santa nos Terreiros: Um estudo do Sincretismo Religioso em Belém do Pará. In: Religião e Sociedade, 14/3, 1987, p. 56-71.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 672
  • PDF downloads: 1069