https://periodicos.uepa.br/index.php/pode/issue/feedRevista Povos, Diversidade e Educação2023-06-02T00:00:00+00:00Ana Paula Cunha dos Santos Fernandespode@uepa.brOpen Journal Systems<p>A Revista Povos, Diversidade e Educação, publica artigos originais resultantes de pesquisas, revisão de literatura de pesquisas que contemplem os povos, diversidade e educação, dossiês temáticos, ensaios, entrevistas e resenhas resultantes de pesquisa nacional e internacional.</p>https://periodicos.uepa.br/index.php/pode/article/view/5148Ensino Colaborativo como apoio a inclusão escolar dos estudantes público-alvo do Atendimento Educacional Especializado nos Institutos Federais de Educação:2022-03-11T15:49:42+00:00Tatiane da Silva Limainclusaoif@gmail.comOsni Oliveira Noberto da Silvaosni_edfisica@yahoo.com.br<p>O presente estudo consiste numa Revisão Sistemática voltada a identificar na literatura o que já foi proposto em relação ao Ensino Colaborativo/Coensino como apoio à inclusão escolar dos estudantes público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros – IFs. A metodologia adotada compreendeu a busca de trabalhos publicados entre os anos 2016 e 2021, relativos a essa temática, no repositório de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e na base de dados digitais Google Acadêmico, utilizando os descritores “Ensino colaborativo”, “Atendimento Educacional Especializado”, “institutos federais”, “instituto federal” relacionados através do uso dos operadores boleanos AND e OR. Foram selecionados 09 estudos compreendendo artigos, tese e dissertações. Os resultados indicaram inexistência de pesquisas voltadas a investigar o Ensino Colaborativo nos IFs e escassez de estudos relacionados à atuação dos professores do Atendimento Educacional Especializado nessas instituições, tendo em vista que a função de docente AEE ou docente de Educação Especial nesses espaços educacionais é recente. Assim, as considerações finais apontam a necessidade de mais pesquisas voltadas a investigar a atuação desses docentes nos IFs e os desafios e possibilidades da implementação do Ensino Colaborativo na Educação Básica, Técnica e Tecnológica.</p>2023-06-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Povos, Diversidade e Educaçãohttps://periodicos.uepa.br/index.php/pode/article/view/6591O olhar da pessoa idosa sobre o ECOBOSQUE:2023-02-11T20:39:15+00:00Wesllany Goes de Jesuswesllany.jesus@aluno.uepa.brWillian da Silvawillian.silva@aluno.uepa.brLizandra Araujo Portelalizandra.portela@aluno.uepa.brTerezinha Medeiros Gonçalves de Loureiroterezinha_mgl@hotmail.comJulyana Carvalho Kluck Silvajulyana.kluck@uepa.brMirian Rosa Pereiramirianpereira@uepa.br<p>Em meio as mudanças no ritmo de vida da população idosa, refletindo no seu bem-estar, um espaço de lazer é extremamente fundamental, pois contribui diretamente na melhoria da qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do ECOBOSQUE como um espaço de lazer e preservação ambiental sobre o olhar de pessoas idosas no município de Marabá. Foi realizado um estudo qualitativo de cunho exploratório, tendo como técnica o relato oral. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com 17 idosas durante a visitação ao ECOBOSQUE para a coleta da percepção das mesmas sobre o local. Os relatos demonstraram a importância do espaço não somente para pesquisa e ensino, mas como um ambiente para lazer, conforto e bem-estar para a comunidade. Desse modo, a criação de espaços naturais em locais públicos possui significados além de percepções estéticas, mas também uma forma de proporcionar melhorias na qualidade de vida dos idosos.</p>2023-06-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Povos, Diversidade e Educação