A Docência na Engenharia Agronômica

Reflexões sobre gênero à luz do Materialismo Histórico-Dialético

Autores

  • Danielle de Jesus Lobato Uchôas Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Lucélia Tavares Guimarães

Palavras-chave:

Docência, Gênero, Divisão Sexual do Trabalho, Engenharia agronômica, Marxismo]

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados finais da pesquisa de mestrado que tratou o trabalho docente exercido por mulheres formadas em engenharia agronômica tendo como referencial teórico Karl Marx, Heleieth Saffioti e Helena Hirata. Se por um lado, a masculinização da engenharia sobressalta a divisão sexual do trabalho, por outro lado, a feminização da docência faz com que se tenha a falsa impressão de que em tal profissão não exista divisão sexual do trabalho. Além da fundamentação teórica e da revisão bibliográfica, entrevistou-se as docentes do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Concluiu-se que as mulheres, embora venham conquistando espaços cada vez maiores na Engenharia Agronômica, ainda precisam vencer muitos obstáculos devido ao seu gênero. Outrossim, a docência embora seja uma profissão feminilizada, observou-se reflexos da divisão sexual do trabalho que corroboram com a teoria do Teto de Vidro.

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Publicado

27/01/2023

Edição

Seção

Dossiê