A importância do letramento digital para o desenvolvimento cognitivo de pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Autores

  • SOLANGE SOUZA solange@yahoo.com.br
    SEMEC
  • SAMIA DO ROSARIO samia_carolina@yahoo.com.br

Palavras-chave:

Letramento Digital, Deficiência Intelectual, Desenvolvimento Cognitivo

Resumo

Este artigo foi elaborado com o objetivo de revelar se os alunos que participam do atendimento Letramento Digital têm avançado cognitivamente, realizando-se, para tal, pesquisa bibliográfica focada no letramento, informática educativa e deficiência intelectual de acordo com Soares (2002;2010), Tajra (2004), Valente (2002;2008) dentre outros autores. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo no Centro de Atendimento Educacional Especializado Prof. Lourenço Filho/Fundação Pestalozzi do Pará havendo análise de documentos institucionais como o Projeto Político Pedagógico, Plano de Desenvolvimento Individual do aluno e de registros dos professores envolvidos. Do total de 119 alunos do atendimento Letramento Digital foram analisados 66 casos em que foi observado que mais da metade deles obtiveram avanço em pelo menos uma das três áreas em estudo, quais sejam: Oralidade e Escrita, Raciocínio LógicoMatemático e Letramento Digital.

Downloads

Publicado

15/05/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 251
  • PDF downloads: 598