A classe hospitalar no Pará: implantação e Implementação

Autores

  • FLÁVIA BAHIA LACERDA flaviablacerda@gmail.com
    UEPA
  • ROSILENE FERREIRA GONÇALVES SILVA rosilenefgs@yahoo.com.br
    UEPA

Palavras-chave:

Educação, Classe Hospitalar, Implantaç

Resumo

O presente trabalho discorre sobre implantação e implementação das Classes Hospitalares no estado do Pará. O objetivo do estudo foi investigar como ocorre a oferta da educação escolar em hospitais e como ela foi desenvolvida até meados de julho de 2013. Para nortear esta pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa e como estratégia o estudo de caso, teve como sujeitos informantes um técnico coordenador na Coordenadoria de Educação Especial e os pedagogos responsáveis pela Classe Hospitalar, os quais foram ouvidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Com isso, o estudo em seu referencial teórico, buscou analisar a escolarização hospitalar em seus aspectos, conceituais, históricos, legais, políticos e metodológicos, tendo como autores primordiais Fonseca (1999, 2011); Matos; Mugiatti (2009); Libâneo (2000); Saldanha (2012), entre outros, além de documentos legais no Estado do Pará que nortearam esta pesquisa. Após análise dos dados obtidos, concluímos que o Pará alcançou avanço significativo no período de 2009 até meados de 2013 (período analisado), na implantação das Classes Hospitalares, respeitando políticas nacionais para implementação da mesma, em que a coordenação paraense criou metodologias que permitiram que as Classes Hospitalares no Estado pudessem caminhar de maneira unificada, sistematizando também a formação dos profissionais da educação atuante no ambiente hospitalar. Destaca-se que os resultados da pesquisa podem contribuir para estudos em âmbito regional e nacional, principalmente no que se refere ao levantamento de dados das Classes Hospitalares no Pará e para estudos e políticas públicas que beneficiem as Classes Hospitalares.

Downloads

Publicado

15/05/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 391
  • PDF downloads: 1215