EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ABORDAGEM EM CTSA: ESTUDO DA POTENCIALIDADE EDUCACIONAL DE PROTÓTIPO FOTOVOLTAICO EM COMUNIDADE PESQUEIRA

Português

Autores

  • José Fernando Pereira Leal jfpleal@uepa.br
    Universidade do Estado do Pará
  • Erick Elisson Hosana Ribeiro erickelisson@hotmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Fabianne Cristine Pinto da Costa fabiicosta55@gmail.com
  • Keise Monique Chagas da Costa keisemonike07@hotmail.com
  • Joás Murilo Nunes murilonunesuepa@gmail.com
  • Wesley Lins Pimentel wesleylinspimentel@gmail.com

Resumo

As matrizes energéticas renováveis têm se mostrado um excelente tema gerador para a contextualização do ensino de ciências. Assim, este estudo tem por objetivo analisar a construção de conceitos científicos associados às matrizes renováveis a partir de questões socioambientais e tecnológicas com enfoque CTSA e em Educação Ambiental. A pesquisa é de caráter qualitativo e foi desenvolvida a partir da realização de um roteiro de atividades pedagógicas incluindo a construção de um protótipo fotovoltaico de baixo custo, contando com a participação de estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública numa comunidade pesqueira do município de Vigia-PA. Os resultados indicam a construção dos principais conceitos científicos relacionados ao tema sob a perspectiva da inovação tecnológica e da preservação ambiental numa visão regional e crítica, observados através das unidades de registro dos estudantes. Portanto, as novas possibilidades tecnológicas associadas à educação ambiental são potencialmente interessantes na escolha de estratégias pedagógicas visando o ensino e a aprendizagem de estudantes levando em consideração o seu contexto de origem, como no caso destes da comunidade pesqueira.

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Publicado

19/05/2021
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