CURRÍCULO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS E DESAFIOS POLÍTICOS
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9926Palavras-chave:
Currículo, Relações étnico-raciais, Diversidade cultural, Pluriversalidade, Educação críticaResumo
Este artigo analisa o currículo à luz das interações entre raça, cultura e conhecimento, destacando a importância de uma abordagem pluriversal frente à diversidade presente na sociedade brasileira contemporânea. Parte-se de uma pesquisa teórica para discutir as influências eurocêntricas persistentes na educação formal, mesmo após a promulgação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. O estudo propõe quatro eixos de análise: pluralidade cultural e saber; diversidade epistemológica e relações étnico-raciais; identidade e desenvolvimento humano; e transculturação e poder. Os resultados apontam para a urgência de um currículo que valorize saberes plurais e enfrente o epistemicídio ainda vigente.
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