CURRÍCULO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS E DESAFIOS POLÍTICOS

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9926

Palavras-chave:

Currículo, Relações étnico-raciais, Diversidade cultural, Pluriversalidade, Educação crítica

Resumo

Este artigo analisa o currículo à luz das interações entre raça, cultura e conhecimento, destacando a importância de uma abordagem pluriversal frente à diversidade presente na sociedade brasileira contemporânea. Parte-se de uma pesquisa teórica para discutir as influências eurocêntricas persistentes na educação formal, mesmo após a promulgação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. O estudo propõe quatro eixos de análise: pluralidade cultural e saber; diversidade epistemológica e relações étnico-raciais; identidade e desenvolvimento humano; e transculturação e poder. Os resultados apontam para a urgência de um currículo que valorize saberes plurais e enfrente o epistemicídio ainda vigente.

Biografia do Autor

Ronaldo dos Santos Leonel, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduado em Educação do Campo com Habilitação Especifica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Atualmente atua como professor efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira -Pará.

Fabiano de Oliveira Vitoriano Pereira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado em Licenciatura plena em matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Educação, Diversidade e Sociedade pela UFPA. Professor da Educação Básica na Rede Pública Municipal de Ensino de Altamira-Pará.

Andréia de Oliveira Castro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduada em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é professora na Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC).

Antônio dos Santos Leonel, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutor e mestre em Ciências da Educação pela Universidade del Sol (UNADES - Uruguai). Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia do Amapá (FTA). Especialista em Linguística Românica. Especialista em Direito Constitucional. Especialista em Psicanálise, Especialista em Direito Contábil. Especialista em Direito do trabalho e processo trabalhista-  Faculdade Única. Graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente é Professor do Colegiado de Letras/Francês da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). 

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Publicado

07/05/2025
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Como Citar

LEONEL, R. dos S.; PEREIRA, F. de O. V.; CASTRO, A. de O.; LEONEL, A. dos S. CURRÍCULO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS E DESAFIOS POLÍTICOS. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 5, p. 1–25, 2025. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9926. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9926. Acesso em: 16 maio. 2025.