Revista Comunicação Universitária
A Revista Comunicação Universitária é um periódico associado ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará. É um espaço de divulgação científica das pesquisas com foco nos problemas e soluções relacionados ao desenvolvimento da região amazônica. A Revista Comunicação Universitária foi criada em 1996. Foi uma iniciativa do professor Sérgio Sapucahy, então diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O volume 01 foi publicado em marco de 1996, e o ISSN 1517-7866 saiu em janeiro de 2001. A versão on-line só saiu em 2021. Desde seu lançamento, passaram-se 28 anos de existência. Pelas páginas da revista tem publicações célebres como a que encontramos no Volume 2 de agosto de 1999, do saudoso mestre Paulo Freire, com o texto Alfabetização e Miséria. A revista, por meio das suas publicações, ajuda a contar a história do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e da própria UEPA. Vida longa à Revista Comunicação Universitária.

Anúncios

Alô comunidade acadêmica!!

28/06/2024

Alô comunidade acadêmica!! É com alegria que convidamo-los a enviarem trabalhos para a Revista Comunicação Universitária. A partir de desta edição, a revista passa a ter fluxo contínuo, estando totalmente remodelada e com DOI em todos os artigos. Para essa chamada, receberemos trabalhos que serão publicados nas edições de 2022, 2023 e 2024, para que possamos fechar estes números e colocar a periodicidade da revista em dia. Visite o site da revista e conheça as novidades: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/

Saiba mais sobre Alô comunidade acadêmica!!

Edição Atual

v. 1 n. 4 (2023)
					Visualizar v. 1 n. 4 (2023)

Nesse novo número, recebemos trabalhos com resultados de pesquisa relevantes para o contexto da sociedade paraense e brasileiro. O artigo “ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM HISTÓRICA DOS CONTEÚDOS DE EVOLUÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIANA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES”, analisa o ensino de história da Biologia nos livros didáticos e traz como resultado que estes manuais, em grande parte, apresenta uma visão linear sobre e com pouca informação sobre os cientistas. No artigo, “O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR INTERMÉDIO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL” os pesquisadores verificaram a importância que a música tem no processo de ensino-aprendizagem e na socialização dos alunos. Já o artigo “A MONITORIA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO EM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA” faz um relato de experiência dos discentes envolvidos nesta modalidade formativa e sua importância sobre o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Por fim, o artigo “IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO ’JOVEM EMPREENDEDOR’ NAS MÍDIAS DE NEGÓCIOS” discute o conceito de representação social e como este pode ser utilizado para interpretação dos empreendedores da inovação e mídias digitais. Agradecemos a confiança dos autores e desejamos um 2023 de muito sucesso. Viva a Ciência! Viva a Amazônia!

Publicado: 11/01/2023
Ver Todas as Edições