Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar <p>A <strong>Revista Cocar</strong> é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA, com contribuições de autores do Brasil e do Exterior. Publica, em fluxo contínuo, trabalhos de ciências humanas, com ênfase em educação, na forma de artigo, relato de pesquisa ou experiências educacionais e resenha de livro. ISSN Eletrônico 2237-0315. <strong>Qualis CAPES:</strong> A2.</p> pt-BR O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Cocar. A Revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas. lucelia.bassalo@uepa.br (Profa. Dra. Lucélia Bassalo) bruna.toscano@uepa.br (Bruna Toscano Gibson) Fri, 12 Dec 2025 18:13:55 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Sobre a Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11362 <p>Informações sobre a Revista Cocar</p> <p>Information about the Revista Cocar</p> Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Lucélia de Moraes Braga Bassalo Bassalo Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11362 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Apresentação do dossiê “Razão, filosofia, arte e cultura: a formação humana em debate” https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11204 <p>O dossiê “<em>Razão, filosofia, arte e cultura: a formação humana em debate”</em> reúne estudos que problematizam a produção histórica do conhecimento científico e filosófico em educação e suas implicações para a formação humana na contemporaneidade. Contempla estudos teóricos, epistemológicos e empíricos que problematizam os desafios contemporâneos da racionalidade e da práxis educativa, valorizando discussões de diferentes correntes do pensamento, de forma crítica e interdisciplinar. Com participação de autores de diferentes instituições nacionais e internacionais que assumem a responsabilidade e o compromisso ético e político constituintes das pesquisas realizadas, o dossiê promove um espaço de diálogo crítico sobre as possibilidades de uma formação que concilie rigor conceitual e sensibilidade criadora, afirmando o sentido ético, político e emancipatório da educação.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Razão; Arte; Cultura; Formação Humana</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>The dossier “<em>Reason, philosophy, art and culture: a debate on human formation”</em> gathers studies that problematize the historical production of the philosophical and scientific knowledge in education and its implications for human formation on contemporary times. It encompasses theoretical, epistemological and empirical studies that problematize the contemporary challenges of rationality and of educational praxis, giving value to discussions that stem from different currents of thought, in a critical and interdisciplinary way. Counting on the participation of authors from different national and international institutions that take responsibility and the ethical and political commitment that form the conducted research, the dossier promotes a space for a critical dialogue about the possibilities of a formation that allies conceptual rigor and creative sensibility, affirming education’s ethical, political and emancipatory meaning.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Reason, Art, Culture, Human Formation</p> Cláudio Pires Viana, Simone de Magalhães Vieira Barcelos, Made Júnior Miranda, Cristian Andrey Pinto Lima, Euzébia Oliveira Noleto, Elielson Ribeiro de Sales Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11204 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Para uma pedagogia decolonial: questionando a produção do conhecimento e a formação humana em tempos desumanizantes https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11173 <p>Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a pesquisa em educação a partir de uma perspectiva decolonial. Diante de processos desumanizantes contemporâneos que perpetuam a colonialidade do poder, do saber, do ser e da natureza, o objetivo central é questionar o papel da pesquisa: a quem ela serve e a quais epistemologias se alinha. Argumenta-se que uma pesquisa transformadora deve problematizar ativamente as estruturas de poder que moldam o conhecimento e as identidades. O texto diferencia colonialismo (dominação territorial) de colonialidade (a continuidade das estruturas de dominação) e crítica a "egopolítica do conhecimento" eurocêntrica, fundamentada no "ponto zero" cartesiano, que historicamente marginalizou saberes do Sul Global. Em contrapartida, defende-se a perspectiva da epistemologia de fronteira e da interculturalidade crítica como respostas epistêmicas do subalterno à modernidade eurocêntrica. Esta abordagem decolonial visa a ressignificar conceitos como cidadania e formação humana, promovendo uma "socialização do poder" e contribuindo para a construção de "outros mundos possíveis.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Decolonialidade; Educação; Formação Humana.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This article proposes a critical reflection on research in education from a decolonial perspective. In the face of contemporary dehumanizing processes that perpetuate the coloniality of power, knowledge, being, and nature, the main objective is to question the role of research : who it serves and which epistemologies it aligns with. It is argued that transformative research must actively problematize the power structures that shape knowledge and identities. The text differentiates colonialism (territorial domination) from coloniality (the continuity of domination structures) and critiques the Eurocentric "ego-politics of knowledge," grounded in the Cartesian "point zero”, which has historically marginalized knowledge from the Global South. Conversely, it advocates for the perspective of border epistemology and critical interculturality as subaltern epistemic responses to Eurocentric modernity. This decolonial approach aims to re-signify concepts such as citizenship and human formation, promoting a "socialization of power" and contributing to the construction of "other possible worlds.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Decoloniality; Education; Human Formation.</p> <p> </p> <p> </p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11173 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 A Pesquisa Acadêmica: Por uma escrita [que] co[m]vida e liberta para a formação humana https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11166 <p>Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a escrita acadêmica, não como uma simples tarefa de escrever, reproduzir, mas como um desafio do pesquisador para além das bordas padronizadas, naturalizadas na e pela academia. A escrita é um desafio na pesquisa acadêmica; por vezes, torna-se um ato tão banal, bem mais reprodutor do que inovador e pode provocar o apagamento das subjetividades; busca-se, assim, romper com essa perspectiva. Em uma conversação, por meio da pesquisa indisciplinada, apresenta-se propostas decoloniais e o relato de uma pesquisa de doutorado em andamento, em um movimento <em>de insu(Agir)</em> escritas “Outras”, por uma virada epistemológica na escrita acadêmica, inclusive na Educação Matemática. O texto tece fios de vozes que ecoam <em>na pele da escrita acadêmica</em> para tornar visível o que, por vezes, torna-se invisível pela academia.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Escrita Acadêmica; Decolonialidade; Educação Matemática.</p> <p> </p> <p><strong>Resumen</strong></p> <p>Esta investigación pretende reflexionar sobre la escritura académica, no como una simple tarea de escribir, reproducir, sino como un desafío para el investigador más allá de las fronteras estandarizadas, naturalizadas en la academia. Escribir es un desafío en la investigación académica, a veces se convierte en un acto banal, mucho más reproductivo que innovador y puede llevar al borrado de subjetividades, se busca, de esa manera, romper con esa perspectiva. En una conversación, a través de una investigación indisciplinada, presentamos propuestas decoloniais y el informe de una investigación doctoral en curso, en un movimiento de <em>insu(Agir)</em> “Otros” escritos, por uno giro epistemológico en la escritura académica, incluyendo en Educación Matemática. El texto teje hilos de voces que resuenan en <em>la piel de la escritura académica</em>, para hacer visible lo que, a veces, se vuelve invisible en la academia.</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>Escritura Académica; Decolonialidad; Educación Matemática.</p> <p> </p> Valdineia Rodrigues Lima, Ana Clédina Rodrigues Gomes Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11166 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Filosofia Panecástica e Paulo Freire: a emancipação como princípio do projeto de formação humana https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11187 <p>O artigo apresenta a definição da Filosofia Panecástica de Jacotot (1770-1840) e a circulação de seu projeto de emancipação intelectual em fontes brasileiras do século XIX. A vinculação de sua experiência no campo da instrução a um projeto de formação humana, pautado pela máxima “Tudo está em tudo” (Jacotot, 1829), remete-nos à filosofia freiriana quanto a uma horizontalidade nas relações entre professor e aluno, sem uma hierarquização do saber e do embrutecimento. Para fundamentar a discussão, dialogamos com autores como Jacotot (1829), Rancière (2015), Albuquerque (2023), Freire (1974), Kohan (2019), e fontes documentais como o periódico <em>A Sciencia</em> (1848). As aproximações entre os autores, dadas as diferenças entre seus contextos históricos, de temporalidade, vida e produção acadêmica, são engendradas neste artigo a partir da premissa da emancipação intelectual na formação humana.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Filosofia Panecástica; Formação humana; Emancipação intelectual.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>The article aims to present the definition of Jacotot's Panecastic Philosophy (1770-1840), as well as the circulation of his intellectual emancipation project in Brazilian sources from the 19th century. The connection of his experience in the field of education to a project of human formation, guided by the maxim "Everything is in everything" (Jacotot, 1829), refers us to Freirean philosophy (Kohan, 2019) concerning the horizontality in the relationships between teacher and student, contrary to a hierarchy of knowledge and brutality, in the words of Rancière (2015). To support the discussion, we engage with authors such as Jacotot (1829), Rancière (2015), Albuquerque (2023), Freire (1974), Kohan (2019), and documentary sources like the journal A Sciencia (1848). The connections between the authors, given the differences in their historical contexts, temporality, life, and academic production, are woven in this article based on the premise of intellectual emancipation in human formation.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Panechastic Philosophy. Human formation. Intellectual emancipation.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> Dayanna Pereira dos Santos, Suzana Lopes Albuquerque Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11187 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 A função social da arte na formação humana: contribuições para uma educação crítico-emancipatória https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11197 <p>O artigo investiga como o ensino da arte contribui para a formação humana e tem como fundamentos teóricos o materialismo histórico-dialético, a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural. Os objetivos são analisar qual o sentido e o significado da arte na sociedade e identificar e refletir quais são suas contribuições para a formação do ser humano em uma perspectiva emancipatória. Argumenta-se que a arte, como objetivação humana, contribui para a constituição da consciência crítica, ao mesmo tempo em que medeia a relação entre sujeito e realidade social. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se em autores como Marx, Vigotski, Leontiev, Fischer e Saviani, e defende que o ensino de arte, mediado por uma práxis crítica e comprometida, pode promover o desenvolvimento humano em suas múltiplas dimensões, rompendo com a lógica da alienação.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Pedagogia Histórico-Crítica; Emancipação; Ensino de arte.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract </strong></p> <p>This article investigates how art education contributes to human development, drawing on the theoretical foundations of historical-dialectical materialism, historical-critical pedagogy, and cultural-historical psychology. Its objectives are to analyze the meaning and significance of art in society and to identify and reflect on its contributions to human formation from an emancipatory perspective. It is argued that art, as a human objectification, contributes decisively to the development of critical consciousness while mediating the relationship between the individual and social reality. This bibliographic research is based on authors such as Marx, Vygotsky, Leontiev, Fischer and Saviani, and defends that art education, when mediated by a critical and committed praxis, can foster human development in its multiple dimensions, breaking with the logic of alienation.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Historical-Critical Pedagogy; Emancipation; Art Education.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> Weliton Peres da Silva, Hellen Jaqueline Marques Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11197 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 A problematização da cultura e da racionalidade moderna: o que a presença de indígenas na educação superior nos ensina https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11159 <p>Neste artigo, inspirado em um conjunto de autores que criticam a pretensão universalista e exclusivista da epistemologia moderna/ocidental, objetiva-se mostrar como os indígenas, ao entrarem na pós-graduação <em>stricto sensu </em>de excelência, afirmam seus conhecimentos e cultura e questionam sistematicamente a suposta universalidade da cultura e do conhecimento ocidental. Tendo por base a análise qualitativa de teses e dissertações desenvolvidas por indígenas em programas de pós-graduação de excelência, os resultados indicam que os indígenas se valem de perspectivas epistêmicas próprias, levando seus conhecimentos para o contexto da universidade, ao mesmo tempo em que se apropriam de conhecimentos ocidentais, para fortalecerem-se em diferentes dimensões. Assim, entre outras coisas, ensinam-nos que a lógica moderna/ocidental não é universal e superior epistemológica e culturalmente.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> indígenas, pós-graduação, conhecimentos.</p> <p> </p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This article, inspired by a group of authors who criticize the universalist and exclusivist pretensions of modern/Western epistemology, aims to show how Indigenous people, upon entering top-ranked graduate programs, affirm their knowledge and culture and systematically question the alleged universality of Western culture and knowledge. Based on a qualitative analysis of dissertations and theses written by Indigenous students in top-ranked graduate programs, the results have shown that Indigenous people rely on their own epistemic perspectives, bringing their knowledge to the university context while simultaneously integrating Western knowledge to strengthen themselves in different dimensions. In this way, they have taught us, among other things, that modern/Western logic is neither universal nor epistemologically and culturally superior.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Indigenous people, postgraduate studies, knowledge.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> José Licinio Backes, Ruth Pavan Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11159 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Um olhar sobre o conceito de democracia e educação https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11190 <p>O presente trabalho propõe discutir o conceito de democracia enquanto visualidade crítica a ser explorada no espaço escolar, entendendo-a como um exercício de reflexão e diálogo entre os diferentes agentes da comunidade educativa. Com base em análise documental sobre a escola como instituição social, refletimos sobre como relações e práticas pedagógicas democráticas favorecem uma formação crítica, autônoma e humanística. Perguntamos se é possível uma escola em que comunidade e alunos participem das decisões sem desconsiderar a autoridade pedagógica do professor. A pesquisa, de caráter qualitativo, articula ideologia, educação e democracia, mostrando como políticas conservadoras limitam o potencial transformador da escola pública. Dialogamos com Freire (1967), Marilena Chauí (2016) e Ildeu Coelho (2011), que defendem a educação como prática libertadora e a docência como mediação essencial. Assim, defendemos a valorização da escola pública como espaço plural, dialógico e de resistência às lógicas mercadológicas e tecnicistas, reafirmando o papel do professor como agente transformador e mediador de saberes.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação; Democracia; Ideologia.</p> <p> </p> <p> </p> <p><strong>Abstract </strong></p> <p>This study discusses the concept of democracy as a critical visuality to be explored within the school environment, understanding it as an exercise of reflection and dialogue among the various agents of the educational community. Based on a documentary analysis of the school as a social institution, we examine how democratic relationships and pedagogical practices contribute to a more critical, autonomous, and humanistic education. We question whether it is possible to create a school in which the community and students actively participate in decision-making without disregarding the pedagogical authority of teachers. The qualitative research approach articulates ideology, education, and democracy, showing how conservative policies have constrained the transformative potential of public education. The discussion draws on Freire (1967), Chauí (2016), and Coelho (2011), who view education as a liberating practice and teaching as an essential mediation of knowledge. Thus, we advocate for valuing the public school as a plural and dialogic space that resists market-oriented and technicist logics, reaffirming the teacher’s role as a transformative agent and mediator of knowledge.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Education; Democracy; Ideology.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p> </p> Marcela Rodrigues Santos, Maria José Pereira de Oliveira Dias Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11190 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Prática pedagógica da Educação Física no ciclo de alfabetização: um estudo crítico na escola pública https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11189 <p>Este artigo analisa aulas de Educação Física no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública de Goiânia-GO, à luz da abordagem crítico-superadora. Parte-se do problema: como enfrentar os fatores que limitam o trabalho educativo e comprometem o desenvolvimento discente pleno nas aulas de Educação Física do ciclo de alfabetização, em escolas públicas? O estudo baseou-se em observações sistemáticas de dez aulas, com enfoque qualitativo e análise dialético-materialista. Os resultados evidenciam objetivação dos alunos, ausência de intencionalidade pedagógica e falhas de mediação entre conteúdo e sujeito. Conclui-se que isso advém de determinações sociais mais amplas, e que transformações qualitativas demandam reorganização crítica do trabalho pedagógico. O estudo traz contribuições sobre práticas docentes no ciclo de alfabetização e seus efeitos na formação integral das crianças.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Física; Ensino Fundamental; Desenvolvimento humano.</p> <p> </p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This article analyses Physical Education classes of the first year of elementary school on a public school of Goiânia-GO, in the light of the critical-surpassing approach. It starts from the problem: how can the factors that limit educational work and jeopardize the full development of students on PE classes of the literacy cycle in public schools be faced? The study was based upon systematic observations of ten classes, with a qualitative approach and dialectical-materialistic analysis. The results show objectification of students, absence of pedagogical intentionality and content/subject mediation flaws. The conclusion was that all this stems from broader social issues, and that qualitative transformation requires a critical reorganization of pedagogical work. The study contributes to teachers’ practices on the literacy cycle and their effects on the whole formation of the children. </p> <p><strong>Keywords: </strong>Physical Education; Elementary School; Human Development.</p> <p> </p> <p> </p> <p><strong> </strong></p> Made Júnior Miranda, Silas Alberto Garcia, Euzébia Oliveira Noleto Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11189 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Uma análise socioantropológica das raízes e práticas do autoritarismo brasileiro: desafios para uma formação política emancipatória https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11160 <p>Este estudo busca refletir sobre o autoritarismo como uma dimensão socioantropológica intrínseca à cultura política e social brasileira, transcendendo regimes específicos para se manifestar em práticas cotidianas por meio de uma herança autoritária. Analisando suas origens históricas, o texto argumenta que as expressões e práticas autoritárias forjaram uma sociedade profundamente hierarquizada e desigual. Não obstante, a naturalização da autoridade, evidente em expressões como "sabe com quem está falando?", é apresentada como um sintoma dessa internalização. O estudo embasa-se em autores como Lilia Moritz Schwarcz, Marilena Chauí, Caio Prado Júnior, Florestan Fernandes e Roberto Bueno, entre outros, para se compreender a gênese e a persistência de estruturas, discursos e práticas autoritárias que impactam a democracia e subsidiam a negação de direitos fundamentais. O estudo ressalta, ainda, a importância da reflexão filosófica para uma formação política emancipatória como ferramenta crucial para a desnaturalização dessas estruturas e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Autoritarismo; Cultura Brasileira; Formação Humana.</p> <p> </p> <p><strong>Resumen:</strong></p> <p>Este estudio busca reflexionar sobre el autoritarismo como una dimensión socioantropológica intrínseca a la cultura política y social brasileña, que trasciende regímenes específicos para manifestarse en las prácticas cotidianas a través de un legado autoritario. Analizando sus orígenes históricos, el texto argumenta que las expresiones y prácticas autoritarias han forjado una sociedad profundamente jerárquica y desigual. No obstante, la naturalización de la autoridad, evidente en expresiones como "¿Sabes con quién estás hablando?", se presenta como un síntoma de esta internalización. El estudio se basa en autores como Lilia Moritz Schwarcz, Marilena Chauí, Caio Prado Júnior, Florestan Fernandes y Roberto Bueno, entre otros, para comprender la génesis y la persistencia de estructuras, discursos y prácticas autoritarias que impactan en la democracia y propician la negación de derechos fundamentales. El estudio también destaca la importancia de la reflexión filosófica para la formación política emancipadora como herramienta crucial para desnaturalizar estas estructuras y construir una sociedad más justa e igualitaria.</p> <p><strong>Palabras clave</strong><strong>: </strong>Autoritarismo; Cultura brasileña; Formación humana<strong>.</strong></p> Daniel Lucas de Jesus Oliveira, Renata Ramos da Silva Carvalho Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11160 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Liberdade, propriedade e formação segundo John Locke https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11169 <p>O presente artigo se propõe a discutir a questão da liberdade, propriedade e formação em John Locke. Se, para este pensador, <em>a vida, a liberdade e os bens</em> são princípios que definem o homem, afirmamos que a formação dele se inicia já na fase infantil. O dever de ensinar compete inicialmente à família e à escola, pois é nessas instituições que os adultos, já conhecedores do sentido da vida social, devem preparar os novos indivíduos. A nossa questão central aqui é mostrar o percurso para a formação do indivíduo para Locke: um <em>gentleman</em>, aquele que sabe reconhecer nele mesmo a liberdade e a propriedade – pressupostos para abandonar a condição de <em>infante. </em>Por fim, afirmamos que o adulto, para Locke, é o indivíduo que toma posse da propriedade e aprende a estendê-la por meio do trabalho, realizando, assim, a condição que traz em si desde o nascimento.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Liberdade; Propriedade; John Locke.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract </strong></p> <p>This article aims to discuss the issue of freedom, property, and education in John Locke. If, for this philosopher, life, liberty, and possessions are principles that define man, we affirm that his education begins in childhood. The duty of teaching initially falls to the family and the school, since it is in these institutions that adults, already knowledgeable about the meaning of social life, must prepare the new individuals. Our central concern here is to show the path toward the formation of the individual for Locke: a gentleman, the one who knows how to recognize in himself the freedom and the property – prerequisites for abandoning the condition of an infant. Finally, we affirm that, for Locke, the adult is the individual who takes possession of property and learns to extend it through work, realizing the condition he has carried within him since birth.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Freedom; Property; John Locke.</p> <p><strong> </strong></p> Ged Guimarães, Veronise Francisca dos Santos Lima Rebouças, Yara Fonseca de Oliveira e Silva Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11169 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Histórias Surdas na Educação Matemática: resistências, diferenças, resiliências https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11200 <p>Este artigo apresenta uma síntese dos resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou as experiências de professores surdos com a matemática, inspirada nos Estudos Surdos, Estudos Culturais e Educação Matemática Crítica. A investigação partiu da escuta de seis professores surdos, cujas narrativas revelaram atravessamentos marcados pela imposição da oralização, exclusões escolares, desigualdades sociais e experiências singulares com a Libras e com o ensino da matemática. Seguindo os pressupostos da metodologia da História Oral, foi produzido Fontes Surdas em Libras como forma de apresentar as entrevistas, evidenciando uma dimensão ética, estética e política que contribui para subverter os discursos dominantes e validar epistemologias visuais e sensoriais. Os resultados apontam para a urgência de práticas pedagógicas bilíngues que reconheçam as singularidades das pessoas surdas e rompam com os mecanismos de normalização e de exclusão ainda presentes na sociedade. Por fim, este estudo reafirma que não há um único modo de ser surdo e de ensinar matemática, e propõe que as práticas escolares sejam construídas considerando o protagonismo das pessoas surdas.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Professores Surdos; Identidade Surda; Ensino de Matemática.</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This study presents a summary of results of a doctoral research that explored deaf teacher`s experiences in mathematics and it was based on Deaf Studies, Cultural Studies, and Critical Mathematics Education. The research began by listening to six deaf teachers, and their narratives revealed experiences as the oralism imposition, exclusion from school, social disparities, and single experiences with Brazilian Sign Language (Libras) and mathematics teaching. We have based this study on the principles of Oral History methodology, that is why the interviews were presented in Libras through Deaf Sources to point an ethical, aesthetic and political dimension that contributes to subvert dominant discourses and validate visual and sensory epistemologies. The results show an urgency of bilingual educational practices to recognize deaf people singularities and break of the mechanisms of normalization and exclusion that are still present in society. Therefore, this study reaffirms there is not a single way to be a deaf person and to teach mathematics, and it also proposes that educational practices should be constructed considering deaf people`s protagonism.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Deaf Teachers; Deaf Identity; Mathematics Teaching.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Professores Surdos; Identidade Surda; Ensino de Matemática.</p> Rosenilda Rocha Bueno, Emerson Rolkouski Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11200 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Literatura, marxismo e formação humana: uma leitura da obra 1984 de George Orwell https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11177 <p>A literatura é uma forma de conhecimento, indo além de visões reducionistas que a restringem ao irracional ou ao imaginário. O marxismo a considera um meio privilegiado para compreender o movimento sócio-histórico em sua totalidade. Ao contrário de perspectivas que negam seu caráter crítico, a arte literária revela-se um instrumento de análise concreta das contradições sociais. Neste artigo produzimos uma leitura de “<em>1984</em>”, obra de George Orwell, explorando a incompatibilidade entre uma sociedade baseada na opressão, alienação, controle e vigilância e a formação humana, aquela que enfatiza o desenvolvimento das capacidades humanas universais.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Controle e vigilância social; Literatura de ficção científica; Tecnologia.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract<br /></strong>Literature is a form of knowledge, going beyond reductionist views that restrict it to the irrational or the imaginary. Marxism considers it a privileged means of understanding the socio-historical movement in its totality. Unlike perspectives that deny its critical nature, literary art proves to be an instrument for the concrete analysis of social contradictions. In this article, we present a reading of “<em>1984”</em>, by George Orwell, exploring the incompatibility between a society based on oppression, alienation, control, and surveillance, and human formation, which emphasizes the development of universal human capacities.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Social control and surveillance; Science fiction literature; Technology.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> Joana Peixoto, Marivan dos Santos Lima Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11177 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Humanização, inclusão e matemática: possibilidades do desenvolvimento do pensamento algébrico no encontro entre estudantes cegos e videntes https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11221 <p>Este artigo faz parte de uma pesquisa de pós-doutorado que objetiva investigar aspectos do desenvolvimento do pensamento algébrico com estudantes cegos e videntes que possam contribuir para práticas de ensino de matemática no que diz respeito à inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Focada em uma abordagem qualitativa, a produção de dados foi realizada em uma turma do quarto ano e uma turma do quinto ano de duas escolas públicas da cidade de Belém/PA, Brasil, nas quais estudantes cegos estão matriculados em turmas comuns. Os dados foram produzidos durante três meses e registrados por meio de diário de campo, gravações de áudio e vídeo, fotos e registros das tarefas realizadas em aula e de todos os materiais manipulativos utilizados pelos estudantes. Durante a análise dos dados, os vídeos e os áudios foram revisitados para identificar eventos críticos. Tais eventos foram transcritos e analisados. Os resultados trazem indícios de que um ambiente de ensino e aprendizagem inclusivo que contribua para humanização nas aulas de matemática envolve considerar as características das pessoas com deficiência na elaboração das tarefas que todos os estudantes da turma irão realizar.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Deficiência Visual; Inclusão; Educação Matemática.</p> <p><strong>Abstract: </strong>This article is part of completed postdoctoral research that aims to investigate aspects of the development of algebraic thinking with blind and non-blinded students that can contribute to mathematics teaching practices regarding inclusion in the early years of elementary school. Focused on a qualitative approach, data production was carried out in a fourth-grade class and a fifth-grade class from two public schools in the city of Belém/PA, Brazil, in which blind students are enrolled in regular classes. The data were produced over three months and recorded through a field diary, audio and video recordings, photos and records of tasks carried out in class and all manipulative materials used by the students. During data analysis, the videos and audio recordings were revisited in order to identify critical events. These events were transcribed and analyzed. The results show that an inclusive teaching and learning environment that contributes to humanization in mathematics classes involves considering the characteristics of people with disabilities when designing tasks that all students in the class will perform.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Visual Impairment. Inclusion. Mathematics Education.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p style="font-weight: 400;"> </p> Ana Carolina Faustino, Elielson Ribeiro de Sales Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11221 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 A Cultura Contemporânea, a Arte e a Formação em Adorno https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11163 <p>A presente reflexão, fundamentada no método dialético frankfurtiano, põe em relevo algumas contradições existentes na cultura contemporânea, oriundas, em especial, dos processos de dominação decorrentes da Indústria Cultural, que, ao destronar a arte, acarretou profundas implicações para os trabalhos formativos na atualidade. Com base nesses pressupostos, o texto objetiva, primeiramente, trazer à tona os principais desafios postos pela Indústria Cultural aos conteúdos formativos, em segundo e derradeiramente, apreender o sentido da arte e, também, da formação na perspectiva adorniana, a fim de, a partir disso, apontar as condições de possibilidade do estabelecimento do confronto a tal estado barbarizante, por intermédio da <em>Dialética Negativa</em> de Adorno (2009).</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Cultura; Arte; Formação.</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This reflection, grounded in the Frankfurtian dialectical method, highlights certain contradictions inherent in contemporary culture, particularly those stemming from the processes of domination brought about by the Culture Industry. By dethroning art, the Culture Industry has led to profound implications for formative work in the present day. Based on these premises, the text aims, first, to bring to light the main challenges posed by the Culture Industry to formative content, and second — and ultimately — to grasp the meaning of art and of formation from an Adornian perspective. From this standpoint, it seeks to indicate the conditions of possibility for confronting such a barbarizing state through Adorno’s <em>Negative Dialectics</em> (2009).</p> <p><strong>Keywords:</strong> Culture; Art; Formation.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> Estelamaris Brant Scarel Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11163 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Sustentabilidade do Cerrado: fator de humanização, saberes e sabores tradicionais para manutenção da vida https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11167 <p>Este artigo analisa a relevância do Cerrado para a preservação da vida no planeta, considerando suas dimensões econômicas, sociais e culturais, bem como o papel de instituições e organizações sem fins lucrativos na defesa do bioma goiano. A pesquisa, de caráter bibliográfico e qualitativo-descritivo, baseou-se em Aguiar e Camargo (2004) e em produções, entre 2017 e 2025, extraídas de fontes acadêmicas e especializadas. Conclui-se que a conservação e a preservação do Cerrado são fundamentais para a manutenção da vida, pois garantem água doce, regulam o clima e abrigam ampla biodiversidade que sustenta diferentes comunidades.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Cerrado. Saberes. Preservação. Educação. </p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This article analyzes the relevance of the Cerrado biome to the preservation of life on the planet, taking into account its economic, social, and cultural dimensions, as well as the role of institutions and non-profit organizations in defending the biome in the state of Goiás. This bibliographic, qualitative-descriptive study is based on the works of Aguiar and Camargo (2004) and on publications from 2017 to 2025, sourced from academic and specialized literature. The study concludes that the conservation and preservation of the Cerrado are essential for sustaining life, as the biome ensures the availability of freshwater, regulates the climate, and harbors rich biodiversity that supports diverse communities.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Cerrado. Knowledge. Preservation. Education.</p> <p> </p> <p><strong> </strong></p> Lucycândida dos Santos Reis, Valmira dos Santos Reis, João Roberto Resende Ferreira Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11167 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Reflexões sobre a filosofia, a arte e a educação na formação humana https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11195 <p>Este artigo é de cunho teórico decorrente de uma revisão bibliográfica fundamentada nos estudos de Amaral (2020), Souza (2014), Furtado (2009), Coêlho (2008; 2009), Severino (2003), dentre outros autores. A pesquisa tem por objetivo refletir acerca da relação entre filosofia, arte e educação no desenvolvimento integral do ser humano, destacando que a experiência estética e o pensamento crítico-reflexivo, potencializados pela filosofia e arte no contexto educacional, são fundamentais para a formação humana cognitiva, emocional e biopsicossocial. A partir dos estudos realizados reconhece-se, portanto, que a filosofia e arte inseridas no contexto plural e coletivo dos ambientes educacionais contribuem para formar sujeitos autônomos, capazes de duvidar, questionar, contestar e buscar o sentido do mundo, em oposição à simples repetição de informações.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Filosofia; Arte; Formação humana.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract: </strong>This article is theoretical in nature, stemming from a literature review based on the studies of Amaral (2020), Souza (2014), Furtado (2009), Coêlho (2008; 2009), Severino (2003), among other authors. The research aims to reflect on the relationship between philosophy, art, and education in the integral development of the human being, highlighting that aesthetic experience and critical-reflective thinking, enhanced by philosophy and art in the educational context, are fundamental for cognitive, emotional, and biopsychosocial human development. Based on the studies conducted, it is recognized that philosophy and art, inserted in the plural and collective context of educational environments, contribute to forming autonomous subjects capable of doubting, questioning, challenging, and seeking the meaning of the world, as opposed to the simple repetition of information.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Philosophy; Art; Human Development</p> Juliane Aparecida Ribeiro Diniz, Monaliza Alves Lopes Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11195 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Laboratório de Educação Matemática e influências teóricas: um estado do conhecimento https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11191 <p>A presente pesquisa tem como objetivo caracterizar as ações desenvolvidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, em ambientes de Laboratório de Educação Matemática, à luz das influências teóricas dos autores mencionados por Lorenzato (2012). Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa para desenvolver um estado do conhecimento por meio do percurso metodológico de Kohls-Santos e Morosini (2021), para analisar 32 dissertações e uma tese. Os resultados apontaram que o ensino dos conteúdos parte do simples ao complexo, considerando a faixa etária dos alunos, além de articular teoria e prática e priorizar experiências sensoriais e representação simbólica. As atividades também valorizaram o estudante como sujeito ativo, destacando aspectos como: vivências, disciplina, responsabilidade, diálogo, observação e reflexão. Face ao exposto, consideramos que a pesquisa pode contribuir para ampliar o conhecimento de Professores de Matemática sobre práticas desenvolvidas em contexto de LEM.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Matemática; Prática pedagógica; Educação Básica.</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This research aims to characterize the actions developed in the last years of elementary and/or high school in the context of mathematics teaching in the laboratory, in the light of the theoretical influences of the authors mentioned by Lorenzato (2012). To this end, we used the qualitative approach to develop a state of knowledge of the methodological path of Kohls-Santos and Morosini (2021), to analyze 32 dissertations and one thesis. The results show that the content is taught from the simple to the complex, considering the age group of the students. In addition, theory and practice are linked and sensory experiences and symbolic representations are emphasized. The activities also valued the student as an active subject, emphasizing aspects such as experience, discipline, responsibility, dialog, observation and reflection. In light of this, we believe that the research can contribute to increasing mathematics teachers' knowledge of the practices developed within LEM.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Mathematics Education; Pedagogical Practice; Basic Education</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> Karem Keyth de Oliveira Marinho, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Érick André Lima Machado Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11191 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Imagem e Educação: a Arte como potencialidade de emancipação https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11194 <p>O presente estudo, de cunho teórico, objetiva refletir sobre a arte no geral e a imagem em particular, abordando-as como potencialidades de emancipação. Para pensar nessa questão, busca-se compreender a imagem em sentido amplo, para além das narrativas. A partir da pesquisa bibliográfica em diversos autores, dentre eles Vernant (2009), Coêlho (2009, 2012), Rancière (2002, 2012, 2021), Haroche (2013), Didi-Huberman (2015), propõe-se pensar o tema em questão. Trata-se de uma reflexão que se amplia para o campo da educação em busca da compreensão da importância da análise da imagem, como arte, como potencialidade de emancipação, mas também como reflexão sobre o modo como esse direito de se emancipar pode, muitas vezes, encontrar barreiras no que se refere ao direito privado do uso da imagem.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Arte; Imagem; Formação.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This theoretical study aims to reflect on art in general and the image in particular, addressing them as potentialities for emancipation. Then, to consider this issue, it seeks to understand the image in a broad sense, beyond narratives. For that, this study is based on bibliographic research in various authors, including Vernant (2009), Coelho (2009, 2012), Rancière (2002, 2012, 2021), Haroche (2013), and Didi-Huberman (2015), it proposes to consider the theme in question. This reflection extends to the field of education, seeking to understand the importance of analyzing the image as art, as a potential for emancipation, but also as a reflection about this right to emancipation can often encounter barriers regarding the private right to use one's image.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Art; Image; Education; Training.</p> <p> </p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p> </p> Paulo Henrique da Costa Morais, Rita Márcia Magalhães Furtado, Simone de Magalhães Vieira Barcelos, Gabriella Eduarda Costa Campos Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11194 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Interfaces entre a dignidade, a formação humana, e as estruturas familiares no campo do direito internacional e da psicologia https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11192 <p>Tradicionalmente, o direito internacional restringe sua regulação às relações entre os estados, e pouco se ocupa das questões individuais. Este artigo investiga o conceito de dignidade sob a perspectiva do direito internacional e da psicologia social, destacando sua centralidade na construção de vínculos saudáveis e respeitosos nas famílias, como aspecto fundamental da formação humana. O texto propõe uma reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos que afetam a manutenção da dignidade nas dinâmicas familiares, especialmente em contextos de vulnerabilidade entre pessoas de diferentes culturas e com arcabouços legislativos distintos. Por isso, sugerem-se caminhos para pensar os conflitos familiares entre diferentes culturas através da conceptualização do valor da dignidade, que pode fornecer a base ética das decisões jurídicas em respeito ao desenvolvimento da humanidade de cada indivíduo.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>psicologia; relações familiares; direito internacional<strong>. </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>Traditionally, international law restricts its regulation to relations between states, and pays little attention to individual issues. This article investigates the concept of dignity from the perspective of international law and social psychology, highlighting its centrality in building healthy and respectful family bonds as a fundamental aspect of human development. The text proposes a critical reflection on the contemporary challenges affecting the maintenance of dignity in family dynamics, especially in contexts of vulnerability among people from different cultures and with distinct legal frameworks. Therefore, it suggests ways to think about family conflicts between different cultures through the conceptualization of the value of dignity, which can provide the ethical basis for legal decisions in respect to the development of each individual's humanity.</p> <p><strong>Keywords: </strong>psychology; family relationships; international law.</p> <p> </p> <p> </p> Lila Maria Spadoni, Tarek El Ghadban Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11192 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Reconhecimento e Liberdade na teoria crítica da educação de Axel Honneth https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11196 <p>Honneth ao reconectar educação e democracia por meio da teoria do reconhecimento, em diálogo com Kant, Hegel e Dewey, defende uma educação emancipatória que vá além da transmissão técnica, promovendo formação moral, cultural e política. O desenvolvimento humano exige reconhecimento mútuo em três esferas – amor, direito e estima social – que sustentam autoconfiança, autorrespeito e autonomia. Honneth distingue autonomia de liberdade, ressaltando a importância da liberdade social, construída pelo diálogo e cooperação. Critica a ênfase atual na empregabilidade e competitividade, que desvirtua o carácter democrático da educação, e aponta desafios como digitalização, multiculturalismo e pandemia, que ampliam desigualdades, reforçando a urgência de resgatar a tradição democrática para a renovação das democracias.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Reconhecimento; Liberdade; Educação.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>Honneth, reconnecting education and democracy through the theory of recognition, in dialogue with Kant, Hegel, and Dewey, advocates for an emancipatory education that goes beyond technical transmission, promoting moral, cultural, and political formation. Human development requires mutual recognition in three spheres – love, law, and social esteem – which sustain self-confidence, self-respect, and autonomy. Honneth distinguishes autonomy from freedom, emphasising the importance of social freedom, built through dialogue and cooperation. He criticises the current emphasis on employability and competitiveness, which distorts the democratic character of education, and points to challenges such as digitalization, multiculturalism and the pandemic, which widen inequalities, reinforcing the urgency of reviving the democratic tradition for the renewal of democracies.</p> <p><strong>Keywords: </strong>recognition; freedom; education.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> Paulo Vitorino Fontes Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11196 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Educar para outra essência do pensar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11156 <p>Propõe-se uma reflexão a respeito de uma educação para o pensar segundo os apelos de nosso momento histórico epocal. Primeiramente, refletimos sobre o que significa educação em sua dimensão originária, espontânea e universal, e o que significa educação em sua dimensão derivada, sistemática e particular. Esta reflexão aprofunda-se, considerando o paradigma tecnocrático de vida e educação em nosso tempo. Face aos impasses que este paradigma nos traz hoje, propõe-se uma passagem para outra essência do pensar. É preciso passar de um pensamento que representa e calcula para um pensamento do cuidado, do sentido e do silêncio, que nos conduz à serenidade em nosso relacionamento com o mundo.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: educação; pensamento; serenidade.</p> <p> </p> <p><strong><em>Abstract</em></strong></p> <p>This work proposes a reflection on an education for thinking, in response to the demands of our historical and cultural moment. First, we reflect on the meaning of education in its original, spontaneous, and universal dimension, as well as in its derived, systematic, and particular form. This reflection deepens as we consider the technocratic paradigm of life and education in our time. In light of the challenges that this paradigm presents today, a transition toward another essence of thinking is proposed. It is necessary to move from a mode of thought that merely represents and calculates to one grounded in care, meaning, and silence, guiding us toward serenity in our relationship with the world.</p> <p><strong><em>Keywords</em></strong><strong>:</strong> education; thought; serenity.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> Marcos Aurélio s Fernandes Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11156 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Racionais MC’s intérpretes do Brasil: experiência estética e crítica social https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11222 <p>Trata-se de apresentar a obra dos Racionais MC’s como uma experiência estética contemporânea decisiva para a reelaboração de uma interpretação outra da formação social brasileira. Para tanto, primeiramente, apoiando-nos na fortuna crítica da obra, delimitamos o horizonte mais amplo do sentido de nossa leitura: a música do grupo diz respeito a uma tentativa constante de simbolização do trauma original da história brasileira– a escravidão – e seus efeitos deletérios na constituição de nossa vida social. A partir do momento em que estabelecermos esse nível mais fundamental de leitura, propomos dois aspectos para uma compreensão mais específica da relevância estético-crítica da obra dos Racionais: (1) A relação entre território, linguagem e afeto em suas composições; (2) as significações em operação no uso dos <em>samples</em> e na recusa ativa da presença do coro. Com esse percurso, visamos contribuir para o avanço da compreensão dessa rigorosa adequação entre experiência social e formalização estética presente nos discos do grupo paulistano.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Racionais MC’s, crítica social, experiência estética</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This paper seeks to present the work of Racionais MC’s as a decisive contemporary aesthetic experience for rethinking and reinterpreting the Brazilian social formation. To this end, and drawing first on the critical reception of their work, we define the broader horizon that frames our reading: the group’s music engages in a constant attempt to symbolize the original trauma of Brazilian history—slavery—and its deleterious effects on the constitution of our social life. Once this more fundamental level of interpretation is established, we propose two aspects for a more specific understanding of the aesthetic–critical relevance of Racionais MC’s: (1) the relationship between territory, language, and affect in their compositions; and (2) the meanings at play in the use of samples and in the active refusal of the presence of the chorus. Through this trajectory, we aim to contribute to a deeper understanding of the rigorous correspondence between social experience and aesthetic formalization found in the albums of this São Paulo based group.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Racionais MC’s, social critique, aesthetics experience.</p> <p> </p> Fernando Gimbo, Marcio Penna Côrte Real Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11222 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Parâmetros conceituais e legais da Educação Bilíngue de Surdos no Brasil https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11171 <p>O presente texto tem por objetivo<em> compreender a evolução da educação bilíngue de surdos no Brasil, a partir das políticas públicas relacionadas a essa modalidade de educação escolar, entre os anos de 1988 e 2021</em>. Para isso, o estudo, de abordagem qualitativa, constitui-se como uma pesquisa documental que percorre a sutil compreensão das filosofias e métodos utilizados para educar as pessoas surdas até a consolidação de uma legislação específica para uma educação em Libras e em Língua Portuguesa, na modalidade escrita, no Brasil. O estudo aponta para reflexões acerca da necessidade de efetivação dessas políticas por meio da reorganização social e estrutural das instituições de ensino que atendem a esse público.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação bilíngue de surdos; Políticas socioeducacionais; Práticas educacionais.</p> <p> </p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This paper aims to <em>comprehend the development of bilingual education for deaf students in Brazil, based on public policies related to this educational modality, between 1988 and 2021</em>. The study, with a qualitative approach, is structured as a documentary research that traces the nuanced understanding of the philosophies and methods employed in the education of deaf individuals up to the consolidation of specific legislation for education in Brazilian Sign Language (Libras) and Portuguese in its written form, in Brazil. The study highlights reflections on the need to implement these policies through the social and structural reorganization of educational institutions that serve this public.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Bilingual education for the deaf; Socio-educational policies; Educational practices.</p> <p> </p> <p><strong> </strong></p> Edson Pinheiro Wanzeler Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11171 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 O homem cordial: uma leitura do conto rosiano “Minha Gente” na perspectiva da obra “Raízes do Brasil” https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11210 <p>Neste artigo, com aporte na fenomenologia e em uma construção interdisciplinar, busca-se verificar até que ponto o conceito de homem cordial, refletido no livro <em>Raízes do Brasil</em>, de Sérgio Buarque de Holanda, desvela-se no conto “Minha Gente”, integrante da obra <em>Sagarana</em>, de João Guimarães Rosa. A análise realizada oferece a possibilidade de apreender novas conexões desse conceito, a partir da narração das condutas sociais do sertanejo, motivadas por sentimentos, e no predomínio das vontades particulares sobre as vontades gerais descritas nessa obra de arte literária rosiana. Comenta-se que, segundo o cientista social, essas atitudes constituem entrave para democratizar as instituições, mas há uma perspectiva de esperança, desvelada também no texto rosiano. Ao final, reflete-se que a interação literatura e pensamento social pode contribuir para discussões sobre a formação democrática no campo educacional.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Homem cordial; Narrativa rosiana; Construção interdisciplinar.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>Drawing on phenomenology, and an interdisciplinary approach, this article examines the extent to which the concept of the cordial man, as reflected by Sérgio Buarque de Holanda in <em>Raízes do Brasil</em>, is revealed in the short story “Minha Gente”, included in <em>Sagarana</em> by João Guimarães Rosa. The analysis explores new connections of this concept, through the portrayal of the inhabitants of the Brazilian backlands ‘social behavior, driven by emotions and the predominance of private interests over collective will, as portrayed in Rosa's literary text. It is noted that, according to the social scientist, these attitudes represent an obstacle to the democratization of institutions; however, there remains a perspective of hope, also unveiled in Rosa’s text. Finally, it is argued that the interaction between literature and social thought may contribute to discussions on democratic formation within the educational field.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Cordial man; Rosian narrative; Interdisciplinary construction<strong>.</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> Sueli Teresinha de Abreu Bernardes Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11210 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 A felicidade em Aristóteles e a constituição do homem virtuoso na pólis grega https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11206 <p>Fundamentado principalmente nas obras <em>Ética a Nicômaco </em>e <em>Política,</em> este texto tem o objetivo de discutir o conceito de felicidade (<em>eudaimonia</em>) em Aristóteles, apresentando a indissociabilidade entre a ética e a política no movimento de formação do homem virtuoso na <em>pólis </em>grega. De acordo com o filósofo, o que há de específico no homem é o seu modo de ser e de viver, exclusiva de um ente que é dotado de razão. Essa é a essência humana: um ser que pode viver, sentir, avaliar, discernir, escolher e agir em um contexto de convívio e comunhão com outros seres humanos e se relacionar de forma respeitosa e responsável com os demais seres da natureza. Esse é o caminhar do homem rumo à sua condição excelente e, nesse caminhar, consiste a felicidade. A ética e a política são justamente essa possibilidade de realização da excelência (<em>areté</em>) como fim (<em>télos</em>) último do homem.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Felicidade; Ética; Política.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>Grounded primarily in Aristotle’s <em>Nicomachean Ethics</em> and <em>Politics</em>, this text examines the concept of happiness (<em>eudaimonia</em>) by emphasizing the inseparable relationship between ethics and politics in the formation of the virtuous human being within the Greek <em>polis</em>. For Aristotle, what is distinctive of the human being lies in a particular mode of being and living, unique to a rational creature. This constitutes the essence of humanity: a being capable of living, feeling, evaluating, discerning, choosing, and acting within a context of coexistence and communion with others, while engaging respectfully and responsibly with all forms of life in nature. Such a trajectory marks the human pursuit of excellence, in which happiness is realized. Ethics and politics therefore provide the conditions for the attainment of excellence (<em>areté</em>) as the ultimate <em>télos</em> of human life.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Happiness; Ethics; Politics.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> Cláudio Pires Viana, Cristian Andrey Pinto Lima Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11206 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 A Padronização da Cultura: Possibilidades e limites na formação docente https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11174 <p>O presente artigo analisa o impacto da cultura padronizada na formação docente, buscando compreender seus limites e possibilidades no processo educativo. O objetivo é problematizar como essa cultura interfere nos modos de pensar e agir dos indivíduos. A discussão fundamenta-se em Adorno e Horkheimer (1985), Gramsci (1978, 1985) e outros teóricos críticos da educação e da cultura. A metodologia consiste em análise bibliográfica, articulando aportes da Teoria Crítica e da pedagogia crítica. Não se pretende chegar a conclusões fechadas, mas ampliar o debate.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Padronização; Cultura; Formação.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This article examines the impact of standardized culture on teacher training. It aims to understand its limitations and possibilities within the educational process. Thus, the objective is to problematize how this culture influences individuals' thought processes and behaviors. The discussion is based on Adorno and Horkheimer (1985), Gramsci (1978, 1985), and other critical theorists of education and culture. The methodology consists of bibliographical analysis, articulating contributions from critical theory and critical pedagogy. Therefore, the aim is not to reach definitive conclusions but to broaden the debate.</p> <h4>Keywords: Standardization; Culture<strong>; Training.</strong></h4> Vera Lúcia Alves Mendes Paganini, Paula Viturino da Silva, Alice Oliveira Sousa Costa Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11174 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Razão e cultura no capitalismo cognitivo: repercussões no trabalho e na formação humana https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11209 <p>Apresenta-se uma reflexão acerca da racionalidade presente no atual momento do capitalismo, denominado capitalismo cognitivo, que normatiza a vida, a cultura, o trabalho, a educação e a constituição subjetiva humana. O problema norteador é a visão da educação escolar como um meio privilegiado para ampliar culturalmente e subjetivamente a base do capitalismo, o que requer uma compreensão mais clara, aprofundada e crítica. Com abordagem exploratória e procedimento teórico-bibliográfico, o objetivo foi abordar características dos paradigmas industrial e pós-industrial, discutindo neste último a presença de uma racionalidade e uma cultura que se impõem ao trabalho e à forma de existência humana, repercutindo na educação escolar como meio privilegiado para promover a adaptação humana ao padrão cognitivo necessário, culturalmente e subjetivamente.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Capitalismo cognitivo; Racionalidade; Formação humana.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This paper presents a reflection on the rationality present in the current moment of capitalism, called cognitive capitalism, which normalizes life, culture, work, education, and the human subjective constitution. The guiding problem is the view of school education as a privileged means to culturally and subjectively expand the base of capitalism, which requires a clearer, deeper, and more critical understanding. With an exploratory approach and theoretical-bibliographical procedure, the objective was to address characteristics of the industrial and post-industrial paradigms, discussing in the latter the presence of a rationality and a culture that impose themselves on work and the form of human existence, impacting school education as a privileged means to promote human adaptation to the necessary cognitive pattern, culturally and subjectively.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Cognitive capitalism; Rationality; Human formation.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11209 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Educação, liberdade e o desvelar da educadora do campo na LEDOC-UFNT https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11161 <p>O uso de oficinas de histórias de vida e cartografia social no processo de formação de educadoras e educadores do campo, com habilitação em artes, tem sido nosso desafio desde a primeira turma do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Artes, da UFNT (LEDOC-UFNT). Num contexto dialógico e interdisciplinar, as histórias de vida contribuem com o desvelar de identidades coletivas, sobretudo, no caso da Educação do Campo, de identidades que conectam as educandas e educandos de alguma forma à vida dos povos do campo, das águas e das florestas. Este texto é um pequeno resumo dos Capítulos 3 e 4 da Tese de Doutorado em Geografia (IESA-UFG), defendida em 2020, nos quais se encontra o resultado mais detalhado e aprofundado do uso de histórias de vida no processo formativo de educadoras do campo.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação do campo; histórias de vida; cartografia social.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>The use of life history workshops and social cartography in the training of rural educators, with a focus on the arts, has been our challenge since the first group of students in the Degree Program in Rural Education – Arts, at UFNT (LEDOC-UFNT). In a dialogical andinterdisciplinary context, life histories contribute to revealing collective identities particularly, in the case of Rural Education, identities that connect students in different ways to the lives of rural peoples, as well as those of the waters and the forests. This text presents a brief summary of Chapters 3 and 4 of the Doctoral Dissertation in Geography (IESA-UFG), defended in 2020, where the results of the use of life histories in the training process of rural educators are explored in greater depth.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Rural Education; life histories; social cartography; UFNT.</p> <p><strong> </strong></p> Ubiratan Francisco de Oliveira Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11161 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 “A vida mera das obscuras” em Frida Khalo e Cora Coralina https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11170 <p>Propõe-se compreender a linguagem dialogicamente constituída nos signos discursivos movimentados pela tela umas facadinhas de nada, de Frida Khalo; e o poema Mulher da Vida, de Cora Coralina. Fundamenta-se na perspectiva de linguagem do Círculo de Bakhtin, considerando-a como processo de interação verbal ou discursiva. Movimenta-se algumas categorias bakhtinianas: o dialogismo, a discursividade, a alteridade, a responsividade, a fim de compreendê-las nos textos das artistas. Toma o texto no sentido lato; nesse caso, são considerados textos oriundos da literatura, das artes plásticas e dos discursos que atravessam a própria vida das autoras. É significativa a conclusão de que, tanto na vida quanto na arte, há camadas discursivas de tinta dialógica que ligam Frida Khalo, Cora Coralina e a “vida mera” das mulheres “obscuras”.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Linguagem; Frida Khalo; Cora Coralina</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>We propose to understand the dialogically constituted language in the discursive signs moved by Frida Khalo's painting A Few Small Cutes; and the poem Mulher da Vida, by Cora Coralina. The reference for the perspective of language is that of the Bakhtin Circle. The Circle understands language as a process of verbal or discursive interaction. Some Bakhtinian categories are studied: dialogism, discourse, alterity, responsiveness, to understand them in the artists' texts. Text comprehension considers, in addition to words, sounds, images, gestures, etc. In this case, texts from literature, visual arts and discourses that cross the lives of the authors are considered. The conclusion that is significant: both in life and in art, there are discursive layers of dialogical ink that connect Frida Khalo, Cora Coralina and the “vida mera” of “obscuras” women.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Language; Frida Khalo; Cora Coralina</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> Rúbia Garcia de Paula, Wesley Luis Carvalhaes Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11170 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Decolonialidade e Cinema na Escola: formas de existir e resistir https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11202 <p>A segregação social e a diáspora têm crescido em diversas regiões do mundo, ampliando a intolerância entre os povos. O artigo aborda a decolonialidade e sua importância para a soberania e a democracia no Brasil. Trata sobre as ações humanas e reflexões de Arendt (2010), acerca do sentido da educação no capitalismo, e Silva (2017) sobre as possibilidades educativas do cinema. Outros autores na perspectiva crítica articulam e complementam o debate apontando o filme como recurso pedagógico. Defende-se que este recurso pode, desde as etapas iniciais da escolaridade, promover transformações linguísticas e cognitivas, ampliar a capacidade de análise, argumentação e ação dos estudantes. Aponta como resultado a utilidade do uso de filmes para desvelar as subordinações ideológicas da indústria cultural e contribuir para a ampliação do capital cultural, literário e linguístico dos estudantes.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação; Filme; Cultura</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>Social segregation and diaspora have increased in various regions of the world, intensifying intolerance among peoples. This article discusses decoloniality and its significance for sovereignty and democracy in Brazil. It examines human actions and reflections by Arendt (2010) regarding the meaning of education under capitalism, and by Silva (2017) on the educational possibilities of cinema. Other authors from the critical perspective articulate and complement this debate, highlighting film as a pedagogical resource. The paper argues that this resource, starting from the early stages of schooling, can foster linguistic and cognitive transformations, broaden students’ capacity for analysis, argumentation, and action. The findings indicate that films can be useful tools for unveiling the ideological subordination produced by the culture industry and for contributing to the expansion of students’ cultural, literary, and linguistic capital.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Education; Film; Culture.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> Deniza Geny Silva Machado, Suely dos Santos Silva Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11202 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000 Notas sobre a personalidade narcísica em Theodor W. Adorno https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11214 <p>O artigo analisa a atualidade da teoria adorniana sobre a personalidade autoritária, articulando-a à emergência da personalidade narcísica como forma subjetiva própria da sociedade administrada. Examina como o enfraquecimento das figuras de autoridade e a interiorização da dominação convertem a obediência em identificação com o poder e o supereu, em exigência de desempenho. O narcisismo é compreendido como expressão da regressão individual e da perda da experiência interior, em um contexto de racionalidade instrumental e cultura de massa. O estudo propõe que a superação desse quadro depende de uma educação voltada à formação crítica e à restituição da experiência como mediação entre indivíduo e sociedade.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Personalidade; Autoritarismo; Narcisismo.</p> <p> </p> <p> </p> <p><strong> </strong><strong>Abstract</strong></p> <p>The article analyzes the relevance of Adorno’s theory on the authoritarian personality, linking it to the emergence of the narcissistic personality as a subjective form characteristic of the administered society. It examines how the weakening of authority figures and the internalization of domination convert obedience into identification with power and the superego into a demand for performance. Narcissism is understood as an expression of individual regression and the loss of inner experience, within a context of instrumental rationality and mass culture. The study proposes that overcoming this scenario depends on an education focused on critical formation and the restoration of experience as a mediation between individual and society.</p> <p><strong> </strong><strong>Keywords:</strong> Personality; Authoritarianism; Narcissism.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> Ivan Duarte Brochado, Cristiane Souza Borzuk, Nivaldo Alexandre de Freitas Copyright (c) 2025 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11214 Fri, 12 Dec 2025 00:00:00 +0000