Revista Cocar
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<p>A <strong>Revista Cocar</strong> é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA, com contribuições de autores do Brasil e do Exterior. Publica, em fluxo contínuo, trabalhos de ciências humanas, com ênfase em educação, na forma de artigo, relato de pesquisa ou experiências educacionais e resenha de livro. ISSN Eletrônico 2237-0315. <strong>Qualis CAPES:</strong> A2.</p>pt-BRO envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Cocar. A Revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas.ivanildeapoluceno@uepa.br (Profa. Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira)bruna.toscano@uepa.br (Bruna Toscano Gibson)Thu, 27 Mar 2025 13:39:30 +0000OJS 3.3.0.13http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60Apresentação do Dossiê: Inclusão e Educação em Saúde Mental
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<p>O Dossiê <em>Inclusão e Educação em Saúde Mental</em> resulta do intercâmbio científico entre a gestão editorial da Revista COCAR e o Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas, vinculado ao Diretório de Pesquisas do CNPQ e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA</p> <p>Palavras-chave: apresentação; inclusão; educação em saúde mental</p> <p>Abstract</p> <p>The Dossier Inclusion and Education in Mental Health is the result of scientific exchange between the editorial management of the COCAR Journal and the Phenomenological Research Center, linked to the CNPQ Research Directory and the Postgraduate Program in Psychology at UFPA.</p> <p>Keywords: Presentation; Inclusion; Education in Mental Health</p>Adelma Pimentel
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https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10122Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Resenha do livro “Pós-verdade: A nova guerra contra os fatos em tempos de fake news”
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<p>O livro “Pós-verdade: A nova guerra contra os fatos em tempos de fake news” foi publicado no 05 de maio de 2018 pelo jornalista Matthew D’Ancona, colunista no jornal <em>The Guardian</em> e colaborador dos jornais <em>London Evening Standard, International New York Times</em>, e da revista GQ. A obra foi publicada no Brasil pela Faro Editorial e traduzida por Carlos Szlak. Discorre sobre a origem do neologismo “Pós-verdade” e como ele reverberou em campanhas políticas na sociedade contemporânea, a exemplo da eleição do presidente norte-americano Donald Trump e da saída do Reino Unido da União Europeia em 2016.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Pós-verdade; guerras culturais</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>The book “Post-truth: The New War on Facts in the Age of Fake News” was published on May 5, 2018 by journalist Matthew D’Ancona, a columnist for The Guardian and a contributor to the London Evening Standard, International New York Times, and GQ magazine. The book was published in Brazil by Faro Editorial and translated by Carlos Szlak. It discusses the origin of the neologism “Post-truth” and how it has reverberated in political campaigns in contemporary society, such as the election of US President Donald Trump and the United Kingdom’s exit from the European Union in 2016.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Post-truth; culture wars</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p>Silvandro Gabriel Andrade de Sousa, Jamilly Cristina Leão Paixão, Márcia Campos de Jesus, Jonas Felipe Silva de Souza
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https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10138Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Saúde mental, gênero e computação: mapeamento de projetos e iniciativas amazônidas presentes no Instagram
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<p>Com o objetivo de mapear as iniciativas realizadas na Amazônia brasileira em prol da equidade de gênero na área da Computação e discutir sobre a importância dessas ações para a permanência e promoção de sua saúde mental de mulheres nesta área, foi realizado este estudo. O método utilizado foi a Netnografia, tendo como referência os trabalhos de Soares e Stengel (2021) e Robert Kozinets (2014). Os resultados indicaram que a maioria das iniciativas parte das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e evidenciou a necessidade de novos mapeamentos que se dediquem a analisar quais as ferramentas que esses projetos utilizam para oferecer acolhimento e suporte à saúde mental.</p> <p><strong>Resumen</strong></p> <p>Con el objetivo de mapear las iniciativas realizadas en la Amazonía brasileña en favor de la equidad de género en el área de la Computación y discutir la importancia de estas acciones para la permanencia de mujeres en esta área y la promoción de su salud mental, se llevó a cabo este estudio. El método utilizado fue la Netnografía, tomando como referencia los trabajos de Soares y Stengel (2021) y Robert Kozinets (2014). Los resultados indicaron que la mayoría de las iniciativas provienen de Instituciones de Educación Superior (IES) públicas y evidenciaron la necesidad de nuevos mapeos que se dediquen a analizar qué herramientas utilizan estos proyectos para ofrecer acogida y apoyo a la salud mental.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> Salud Mental; Género; Computación.</p>Raescla Ribeiro de Oliveira, Iolete Ribeiro da Silva
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https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10123Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Evidências do pensamento decolonial na literatura científica gestáltica brasileira
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<p><strong>Resumo</strong></p> <p>Revisão sistemática para verificar na Revista da Abordagem Gestáltica e da IGT na Rede se há nos textos um enfoque da <em>Decolonialidade.</em> O livro <em>Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina</em> de Aníbal Quijano descreve o pensamento decolonial. Critérios de inclusão: publicações de 2011 até 2022 que mencionassem questões decoloniais; acesso aberto na web; de exclusão: outros temas; ausência de elementos do pensamento decolonial; publicações web de 2023 e 2024. As bases de dados foram repositórios das revistas. A coleta: agosto a outubro de 2024. Resultados: a RAG é voltada mais a questões epistemológicas clássicas; a IGT na REDE tende a publicar experiências de profissionais em Gestalt-terapia. Conclusões: há reflexões decoloniais muito incipientes nos periódicos. É necessário diálogo com o pensamento decolonial que busca desmantelar as estruturas de poder e conhecimento que perpetuam a desigualdade e a opressão, o que permite <strong>às autoras e autores atualizar o</strong> compromisso<strong> pessoal com o coletivo e às demandas humanas planetárias do Século XXI.</strong></p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: periódicos; colonialidade; Gestalt-terapia; decolonialidade.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>Systematic review to verify in the Journal of the Gestalt Approach and IGT on the Web whether there is a focus on Decoloniality in the texts. The book Coloniality of Power, Eurocentrism and Latin America by Aníbal Quijano describes decolonial thinking. Inclusion criteria: publications from 2011 to 2022 that mentioned decolonial issues; open access on the web; exclusion criteria: other themes; absence of elements of decolonial thinking; web publications from 2023 and 2024. The databases were Journal Repositories. Collection: August to October 2024. Results: the RAG is more focused on classical epistemological issues; the IGT on the Web tends to publish experiences of professionals in Gestalt therapy. Conclusions: there are very incipient decolonial reflections in the journals. There is a need for dialogue with decolonial thinking that seeks to dismantle the structures of power and knowledge that perpetuate inequality and oppression, which allows authors to update their personal commitment to the collective and to the planetary human demands of the 21st century.</p> <p><strong>Keywords:</strong> periodicals; coloniality; Gestalt therapy; decoloniality.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p>Adelma Pimentel
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https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10127Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Ensino Superior e saúde mental: reflexões acerca da relação entre modos de subjetivação contemporâneos, sofrimento psíquico e cuidado
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<p><strong>Resumo </strong></p> <p>Este trabalho apresenta reflexões sobre a relação entre os modos de subjetivação contemporâneos e a saúde mental no contexto acadêmico, bem como sobre a importância de uma perspectiva ampla de cuidado nesse ambiente. Para isso, são problematizados os modos de subjetivação contemporâneos, que estão intrinsecamente ligados às dinâmicas sociais e culturais vigentes. Tais influências configuram um cenário que intensifica as queixas e demandas relacionadas à saúde mental nesse meio. Desse modo, ressalta-se como as práticas de cuidado podem contribuir para a atenuação do sofrimento psíquico intenso, promovendo um ambiente acadêmico mais saudável e sustentável para todos os envolvidos. Por fim, conclui-se que a cultura do cuidado deve ser institucionalizada nesse espaço, considerando as especificidades de cada realidade institucional, sob uma perspectiva coletiva e interdisciplinar.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Ensino Superior; Saúde mental; Cuidado.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract </strong></p> <p>This work presents reflections on the relationship between contemporary modes of subjectivation and mental health in the academic context, as well as on the importance of a broad perspective of care in this environment. To this end, contemporary modes of subjectivation are problematized, which are intrinsically linked to current social and cultural dynamics. Such influences create a scenario that intensifies complaints and demands related to mental health in this environment. In this way, it is highlighted how care practices can contribute to the mitigation of intense psychological suffering, promoting a healthier and more sustainable academic environment for everyone involved. Finally, it is concluded that the culture of care must be institutionalized in this space, considering the specificities of each institutional reality, from a collective and interdisciplinary perspective.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Higher education; Mental health; Careful.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p>Clara Maria Miranda de Sousa, Paulo Henrique Magalhães da Silva, Marcelo Silva de Souza Ribeiro
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https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10128Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Acolhimento de pessoas com Esclerose Múltipla: estudo bibliográfico sobre as Políticas de Saúde e reflexões sobre o contexto educacional
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<p>A esclerose múltipla é uma condição crônica que afeta múltiplas dimensões, incluindo os aspectos ocupacional, social, espiritual, cognitivo, biológico, psíquico e educacional. Diante dessa complexidade, compreendemos que as pessoas diagnosticadas podem recorrer com frequência aos serviços de saúde e apresentarem necessidades de adaptações no ambiente educacional, tornando essencial a investigação sobre o acolhimento neste contexto. Este estudo, por meio de uma revisão bibliográfica, buscou responder à questão: “Como o Acolhimento é previsto nas políticas públicas em saúde voltadas para a Esclerose Múltipla? ”. A análise de três fontes selecionadas indicou que o acolhimento é transversal em todas as políticas identificadas. Por meio do estudo, consideramos que para fortalecer o acolhimento no campo da esclerose múltipla, a educação permanente pode ser uma estratégia para que as múltiplas dimensões da esclerose múltipla possam ser integradas nos processos de cuidado em saúde.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Esclerose Múltipla; Acolhimento; Política de Saúde.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>Multiple sclerosis is a chronic condition that affects various dimensions, including occupational, social, spiritual, cognitive, biological, psychological, and educational aspects. Given this complexity, individuals diagnosed with the condition may frequently seek health services and require adaptations in educational settings, making it essential to investigate the provision of care in this context. This study, through a literature review, aimed to answer the question: “How is care addressed in public health policies related to Multiple Sclerosis?”. The analysis of three selected sources indicated that care is a cross-cutting element in all identified policies. Based on this study, we suggest that continuing education could be a key strategy for integrating the multiple dimensions of multiple sclerosis into health care processes.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Multiple Sclerosis; User Embracement; Health Policy<strong>.</strong></p>Jeice Sobrinho Cardoso, Victor Augusto Cavaleiro Corrêa
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https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10129Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Servidores com deficiência no ensino superior público: barreiras e oportunidades
https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10130
<p>Por muito tempo, pessoas com deficiência foram excluídas e privadas de oportunidades para se envolverem em ocupações. Movimentos sociais pelos direitos humanos promoveram inclusão, mas ainda faltam oportunidades. No mercado de trabalho, enfrentam dificuldades na admissão, adaptação e permanência. O mesmo ocorre com a acessibilidade arquitetônica, urbana, nos transportes e na comunicação. Este estudo descreve o processo de admissão e acompanhamento de servidores com deficiência em universidades públicas brasileiras, buscando identificar demandas e barreiras no ambiente de trabalho. Foram entrevistados servidores de cinco universidades. Os resultados explicitam número reduzido de servidores com deficiência; barreiras atitudinais, arquitetônicas e de comunicação; falhas na admissão e acompanhamento, mas também acesso a colegas de trabalho.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Pessoas com Deficiência; Ambiente de Trabalho; Inclusão Social.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>For a long time, people with disabilities were excluded and deprived of opportunities to engage in occupations. Human rights social movements promoted inclusion, but opportunities are still lacking. In the labor market, they face difficulties in admission, adaptation, and retention. The same applies to architectural, urban accessibility, transportation, and communication. This study describes the admission and monitoring process of employees with disabilities in Brazilian public universities, aiming to identify demands and barriers in the workplace. Employees from five universities were interviewed. The results highlight a small number of employees with disabilities, attitudinal, architectural, and communication barriers, failures in admission and monitoring, but also access to coworkers.</p> <p><strong>Keywords:</strong> People with Disabilities; Work Environment; Social Inclusion.</p> <p> </p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">.</span></p>Simone Gonzaga França Oscar, Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra, Alessandra Cavalcanti
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https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10130Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Comportamento suicida e mídias sociais: perspectivas para a educação, prevenção do suicido e promoção da saúde mental
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<p>O comportamento suicida abrange desde ideação até o ato do suicídio em si, sendo as mídias sociais importantes meios para a externalização desse comportamento. Este estudo tem por objetivo pesquisar postagens sobre comportamento suicida no Instagram® e a interação dos usuários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, utilizando Etnografia Virtual para coleta e análise temática para interpretação dos dados. Foram analisadas 648 postagens com conteúdo multimidiáticos (vídeos, músicas, imagens criativas) em categorias como comportamento suicida, transtornos mentais, relações sociais, espiritualidade e busca de sentido. As mídias sociais permitem a externalização do sofrimento e configuram-se como ferramentas potenciais para prevenção do suicídio e promoção da saúde mental, especialmente na saúde e educação. A análise das publicações mostrou que usuários frequentemente expõem razões e desejos ligados ao suicídio, destacando a necessidade de compreender essas manifestações como oportunidades de intervenção.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Comportamento suicida; Redes Sociais; Saúde Mental</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>Suicidal behavior ranges from ideation to the act of suicide itself, with social media being an important means of externalizing this behavior. This study aims to research posts about suicidal behavior on Instagram® and user interaction. This is a descriptive qualitative research, using Virtual Ethnography for collection and thematic analysis for data interpretation. 648 posts with multimedia content (videos, music, creative images) were analyzed in categories such as suicidal behavior, mental disorders, social relationships, spirituality and search for meaning. Social media allows the externalization of suffering and represents potential tools for preventing suicide and promoting mental health, especially in health and education. The analysis of the publications showed that users frequently explain reasons and desires linked to suicide, highlighting the need to understand these manifestations as opportunities for intervention.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Comportamento suicida; Redes Sociais; Saúde Mental</p>Ricardo Augusto dos Santos, Sergio Antônio Mendes Reche , Heloísa Cristina Figueiredo Frizzo
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https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10136Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Relações afetivas, acesso às políticas públicas e redes de apoio vivenciadas por mulheres trans
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<p>E</p> <p>Este estudo qualitativo objetivou compreender as vivências de mulheres trans no que tange às relações amorosas, vínculos interpessoais e acesso às políticas públicas de saúde. Participaram oito mulheres trans, com idades entre 18 a 63 anos. O <em>corpus</em> foi composto por dados sociodemográficos, entrevistas e ecomapas. A análise temático-reflexiva explorou as identidades, a leitura social do gênero, as políticas públicas e o apoio social e emocional. Os resultados indicaram que o gênero, para além de um aparato de perpetuação de violência e controle do Estado sobre os corpos, também permite resgatar a subjetividade. As amizades e os grupos LGBTQIAP+ desempenham um papel mais protetivo quando comparados aos vínculos familiares e relações afetivo-sexuais. Em termos das políticas públicas, mesmo com avanços, é mister que os atendimentos a essa população sejam pautados em narrativas biopsicossociais.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Mulheres trans; Minorias de gênero; Apoio social.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This qualitative study aimed to understand the experiences of trans women with regard to love relationships, interpersonal ties and access to public health policies. Eight trans women aged between 18 and 63 took part. The corpus consisted of sociodemographic data, interviews and ecomaps. The thematic-reflexive analysis explored identities, the social reading of gender, public policies and social and emotional support. The results indicated that gender, in addition to being an apparatus for perpetuating violence and state control over bodies, also allows subjectivity to be rescued. Friendships and LGBTQIAP+ groups play a more protective role than family ties and affective-sexual relationships. In terms of public policies, even though progress has been made, care for this population must be based on biopsychosocial narratives.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Trans women; Gender minorities; Social support.</p> <p> </p> <p> </p>Gabriel Henrique Colombari de Souza, Karina Vilhalva Barbosa, Lívia Marina Lucato, Mayara Colleti, Fabio Scorsolini-Comin
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https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10131Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Usos de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como Apoio Emocional no Contexto Educacional
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<p>É comum que os estudantes vivenciem desafios emocionais enquanto frequentam as instituições de ensino, o que pode influenciar de forma negativa seus desempenhos acadêmicos, sociabilidade e desenvolvimento individual. Uma das estratégias de enfrentamento para estas questões é o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que oferecem uma série de recursos como jogos, ambientes virtuais, experimentações relacionadas às interações sociais e o aprimoramento de habilidades emocionais e cognitivas. Conclui-se que, ainda que tais aparatos ofereçam inúmeras possibilidades de suporte e mediação no contexto educacional, sua utilização ainda é permeada por dificuldades estruturais e culturais que, uma vez superadas, pode ser crucial na promoção de um ambiente escolar formador de indivíduos engajados na construção de uma sociedade mais saudável.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Desafios Emocionais. Tecnologias. Educação.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>It is common for students to experience emotional challenges while attending educational institutions, which can negatively influence their academic performance, sociability and individual development. One of the strategies for dealing with these issues is the use of Information and Communication Technologies (ICTs), which offer a series of resources such as games, virtual environments, experiments related to social interactions and the improvement of emotional and cognitive skills. It is concluded that, although such devices offer countless possibilities for support and mediation in the educational context, their use is still permeated by structural and cultural difficulties that, once overcome, can be crucial in promoting a school environment that develops individuals engaged in building a healthier society.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Emotional Challenges. Technologies. Education.</p> <p> </p> <p><strong> </strong></p>José Carlos Ribeiro, Mariana Matos, Maria Virgínia Dazzani
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https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10133Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Testes de Apercepção Infantil (CAT-A e CAT-H) na Saúde Mental Infantil: Revisão Sistemática
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<p>A saúde mental infantil é central na psicologia, exigindo instrumentos de qualidade para psicodiagnóstico e inclusão em processos terapêuticos. Testes de Apercepção Infantil são utilizados na identificação de processos psíquicos. A revisão analisou sua aplicabilidade e relevância. A partir do PRISMA, foram revisados estudos da PubMed, APA, Web of Science, Scopus e Embase. Resultados foram organizados em três categorias: conteúdo das respostas e criatividade, representação parental e características de personalidade e psicopatologias. Achados indicam que os CATs são relevantes para avaliação, oferecendo insights sobre desenvolvimento emocional e vínculos familiares. A revisão contribui metodologicamente para a pesquisa, reforçando a necessidade de estudos padronizados e culturalmente sensíveis. Conclui-se que seu uso deve ser contextualizado em uma abordagem integrativa da saúde mental.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Teste de Apercepção Infantil; Saúde Mental Infantil; Psychodiagnosis.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>Child mental health is central in psychology, requiring quality instruments for psychodiagnosis and inclusion in therapeutic processes. Child Apperception Tests are used to identify psychological processes. This review analyzed their applicability and relevance. Following PRISMA, studies from PubMed, APA, Web of Science, Scopus, and Embase were reviewed. Results were categorized into response content and creativity, parental representation, and personality characteristics and psychopathologies. Findings indicate CATs are relevant for assessment, providing insights into emotional development and family bonds. The review contributes methodologically to research, reinforcing the need for standardized and culturally sensitive studies. Their use should be contextualized within an integrative mental health approach.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Child Apperception Test; Child Mental Health; Systematic Review.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p>Janaina Moreira Pedroso, Károl Veiga Cabral, Janari da Silva Pedroso
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https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10137Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Sobre a Revista Cocar
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<p>Informações sobre a Revista Cocar</p> <p>Informations about Revista Cocar</p>Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Lucélia Bassalo
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