https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/feed Revista Cocar 2024-04-23T14:03:40+00:00 Profa. Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira ivanildeapoluceno@uepa.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Cocar</strong> é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA, com contribuições de autores do Brasil e do Exterior. Publica, em fluxo contínuo, trabalhos de ciências humanas, com ênfase em educação, na forma de artigo, relato de pesquisa ou experiências educacionais e resenha de livro. ISSN Eletrônico 2237-0315. <strong>Qualis CAPES:</strong> A2.</p> https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8540 Sobre a Revista Cocar 2024-04-21T14:54:02+00:00 Ivanilde Apoluceno de Oliveira ivanildeapoluceno@uepa.br Lucélia Bassalo lucelia.bassalo@uepa.br <p>Informações sobre a Revista Cocar</p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8377 La Hermenéutica Analógica como pensamiento poscolonial y del sur 2024-03-23T19:27:24+00:00 Mauricio Beuchot mbeuchot50@gmail.com <p>El artículo se trata de una reflexión a cerca de la posibilidad concreta de la hermenéutica analógica. Para tanto, problematiza la descolonización de la cultura, desde el trabajo del antropólogo y filósofo brasileño Silva Neto, por sua proposición operativa, práctica de la hermenéutica analógica. En seguida, se dirige notas, considerando que és vano y imposible romper ciegamente con Europa y Estados Unidos. Igualmente, calificar todo como colonialidad és poco o nada productivo. Antes, se trata de abogar por una hermenéutica analógica y descolonización, concreta, como praxis liberadora a desarrollarse de manera que humanice al colonizador y al descolonizador, en vista de una identidad propria moderada y mediadora entre el particular y lo universal.</p> <p><strong>Palavras clave: </strong>hermenêutica analógica; descolonización de la cultura; práxis liberadora.</p> <p> </p> <p><strong>Resumo</strong></p> <p>O artigo se constitui em uma reflexão sobre a possibilidade concreta da hermenêutica analógica. Para tanto, problematiza a descolonização da cultura, a partir da obra do antropólogo e filósofo brasileiro Silva Neto, considerando sua proposição operacional, prática da hermenêutica analógica. A seguir, aborda apontamentos, considerando que é vão e impossível romper cegamente com a Europa e os Estados Unidos. Da mesma forma, classificar tudo como colonialidade é pouco ou nada produtivo. Em primeiro lugar, trata-se de defender uma hermenêutica analógica e uma descolonização concreta, como práxis libertadora, que se desenvolve de forma a humanizar o colonizador e o descolonizador, tendo em vista uma identidade moderada e mediadora entre o local e o global.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>hermenêutica analógica; descolonização da cultura; práxis libertadora.</p> <p> </p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8376 Enrique Dussel: um pensador da Utopia 2024-03-23T19:06:38+00:00 João Batista Santiago Ramos jsramos50@hotmail.com <p>Enrique Dussel: um pensador da utopia, quer ser um texto simples que, partindo da convivencialidade do autor com o filósofo, endereça-se para o conceito de utopia com o objetivo de compreender em que sentido o seu filosofar é cortado e fundado pelo utopiar como estatuto antropológico do humano. A utopia e a vontade de utopiar não cessarão enquanto não cessarem a dor, a fome, o sofrimento e a penúria dos sujeitos vitimados do planeta, fruto da inquietação humana as novas utopias não cessarão. Por isso mesmo o texto se coloca na intenção de estabelecer uma relação clara entre a utopia, o projeto e o plano de ação. A utopia não se realiza, mas é movente do projeto que se aspira plano de ação transformadora da comunidade de vítimas do sistema. Assim, desde as conversas com o filósofo até o mergulho nas suas obras se vislumbra o seu encanto com o projeto de libertação movido pelo utopiar em perspectiva de um mundo melhor, um existir mais bonito, ainda que se oxide porque pautado nas ‘gentes’, alimenta os laços que travamos com o outro e nos impulsiona para um viver bem e com dignidade.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>utopia possível; vítima; libertação.</p> <p> </p> <p><strong>Resumen</strong></p> <p>Enrique Dussel: un pensador de la utopía, quiere ser un texto sencillo que, a partir de la convivencia del autor con el filósofo, aborde el concepto de utopía con el objetivo de comprender en qué sentido su filosofar es atravesado y fundamentado por la utopíar como estatuto antropológico del humano. La utopía y la voluntad de utopíar no cesarán hasta que cesen el dolor, el hambre, el sufrimiento y la penuria de los sujetos victimizados del planeta, fruto de las inquietudes humanas, las nuevas utopías no cesarán. Por ello, el texto pretende establecer una relación clara entre la utopía, el proyecto y el plan de acción. La utopía no se hace realidad, pero es el motor del proyecto que pretende transformar la comunidad de víctimas del sistema. Así, desde las conversaciones con el filósofo hasta la profundización en sus obras, se puede vislumbrar su encanto con el proyecto de liberación impulsado por la utopíar en la perspectiva de un mundo mejor, una existencia más bella, aunque se oxida porque se basa en las ‘personas', nutre los vínculos que tenemos con el otro y nos impulsa a vivir bien y con dignidad.</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>utopía posible; víctima; liberación.</p> <p> </p> <p> </p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8538 Descolonização filosófica a partir de Enrique Dussel 2024-04-21T14:05:43+00:00 Dannyel Teles de Castro dannyeltelesdecastro@gmail.com <p>O artigo parte do pressuposto de que o pensamento dusseliano oferece importantes contribuições para um estudo metafilosófico, isto é, de reconhecimento e interpretação da própria filosofia. A partir de uma pesquisa bibliográfica empreendida em obras como “Filosofías del Sur: descolonización y transmodernidad" (2017) e “Método para uma Filosofia da Libertação” (1986), demonstra a preocupação de Dussel com a necessidade de reconstruir a integridade histórico-filosófica da América Latina, através do reconhecimento de filosofias “outras”, como a dos povos indígenas e afrodescendentes. Verifica-se, nesse sentido, que o pensamento de Dussel atua na abertura de caminhos para a dignificação e humanização de povos deixados à margem do processo civilizatório ocidental. Trata-se de uma construção teórica pioneira no interior da tradição filosófica ocidental, que denuncia seus atos arbitrários e anuncia novos horizontes de(s)coloniais.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Filosofia da Libertação; filosofias não ocidentais; decolonialidade.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Resumen</strong></p> <p>El artículo parte del supuesto de que el pensamiento dusseliano ofrece importantes aportes al estudio metafilosófico, es decir, al reconocimiento e interpretación de la filosofía misma. A partir de uma investigación bibliográfica realizada en obras como “Filosofías del Sur: decolonización y transmodernidad” (2017) y “Método para una filosofía de la liberación” (1986), se demuestra la preocupación de Dussel por la necesidad de reconstruir la integridad histórico-filosófica de América Latina, a través del reconocimiento de “otras” filosofías, como la de los pueblos indígenas y afrodescendientes. En este sentido, se puede observar que el pensamiento de Dussel trabaja para abrir caminos para la dignificación y humanización de personas que quedaron al margen del proceso civilizatorio occidental. Se trata de una construcción teórica pionera dentro de la tradición filosófica occidental, que denuncia sus arbitrariedades y anuncia nuevos horizontes de(s)coloniales.</p> <p><strong>Palabras clave</strong>: Filosofía de la Liberación; filosofías no occidentales; decolonialidad.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8379 Filosofia da Libertação e Educação: diálogo entre Enrique Dussel e Paulo Freire para uma Educação Decolonial 2024-03-23T20:27:08+00:00 Omar García Corona ogcorona1@gmail.com João Paulino da Silva Neto joao.paulino@ufrr.br Adriana Helena de Oliveira Albano adrianaalbano@ufrr.br <p>Com este artigo propomos analisar as contribuições epistemológicas para o campo da educação do filósofo latino-americano Enrique Dussel Ambrosini em diálogo com Paulo Freire, exemplos de vida fecunda e de luta (a partir da teoria e da práxis) pela inclusão ética da exterioridade do outro oprimido, do Sul-Sul global. Enrique Dussel fortaleceu e aprimorou a Pedagogia por meio da Filosofia da Libertação, o que também contribuiu para a construção de um horizonte de educação descolonial e crítica a partir de um lócus específico de enunciação. Neste trabalho pretendemos recuperar o que consideramos um elemento estrutural, tático e estratégico que nos aproxima da transformação, tanto ao nível da singularidade antropológica como ao nível do coletivo social. Referimo-nos ao campo da educação, da pedagogia e da formação humana, dentro do qual existem áreas de oportunidade sobre as quais é necessário refletir seguindo a marca do pensamento crítico e libertador latino-americano.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Filosofia da Libertação e Educação; Enrique Dussel e Paulo Freire; educação decolonial.</p> <p> </p> <p><strong>Resumen</strong></p> <p>Con este artículo nos proponemos analizar las contribuciones epistemológicas al campo de la educación por el filósofo latinoamericano Enrique Dussel Ambrosini en diálogo con Paulo Freire, ejemplos de vida fecunda y de lucha (desde la teoría y la praxis) por la inclusión ética de la exterioridad del otro-oprimido, desde el sur-sur global. Enrique Dussel ha fortalecido y potenciado la Pedagogía a través de la Filosofía de la Liberación, lo que ha contribuido, también, hacia la construcción de un horizonte de educación descolonial y crítica desde un locus de enunciación específico. En este trabajo deseamos recuperar lo que consideramos un elemento estructural, táctico y estratégico que nos acerca a la transformación, tanto a nivel de la singularidad antropológica como a nivel de lo colectivo social. Nos referimos al campo de la educación, de lo pedagógico, de la formación humana, dentro de lo cual existen áreas de oportunidad sobre las que es necesario reflexionar siguiendo la impronta del pensamiento latinoamericano crítico y de la liberación.</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>Filosofía de la Liberación y Educación; Enrique Dussel y Paulo Freire; educación decolonial.</p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8284 A Contribuição da Filosofia da Libertação de Enrique Dussel à Educação Escolar Indígena Amazônida 2024-03-12T15:07:31+00:00 Ivanilde Apoluceno de Oliveira nildeapoluceno@uol.com.br Henrique de Moraes Junior henriquemoraesjr@gmail.com <p> </p> <p>Este artigo tem por objetivo analisar a contribuição do pensamento filosófico de Enrique Dussel à educação escolar indígena amazônida. A construção metodológica do estudo caracteriza-se por meio de pesquisa bibliográfica. Infere-se que o pensamento dusseliano de filosofia e da ética da libertação contribui para superar o modelo eurocêntrico de escola, e que reconheça e legitime os saberes filosóficos e as culturas indígenas na Amazônia.</p> <p><strong>Palavras-Chaves: </strong>Filosofia da Libertação; Ética da Libertação; Educação Escolar Indígena.</p> <p> </p> <p><strong>Resumen</strong></p> <p>Este artículo tiene como objetivo analizar la contribución del pensamiento filosófico de Enrique Dussel a la educación escolar indígena amazónica. La construcción metodológica del estudio se caracteriza por la investigación bibliográfica. Se infiere que el pensamiento dusseliano de la filosofía y la ética de la liberación contribuye a superar el modelo eurocéntrico de escuela, y que reconoce y legitima el saber filosófico y las culturas indígenas en la Amazonia.</p> <p><strong>Palabras-Chave: </strong>Filosofía de la Liberación; Ética de la Liberación; Educación Escolar Indígena.</p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8380 Discapacidad, trabajo y educación. Un abordaje desde la Filosofía de la Liberación de Enrique Dussel 2024-03-23T23:17:18+00:00 Nadia Heredia nadiaheredia@gmail.com <p>Participar de un Homenaje a Enrique Dussel es un gran honor para quienes hemos vivido una transformación en nuestras vidas al encontrarnos con su obra y con su ser. La primera vez que hablé con Enrique Dussel me habló de una de las coordinadoras de este Dossie, la colega Ivanilde Oliveira. Veinte años después de aquel noviembre del 2003 los caminos académicos nos re-encuentran junto a Otrxs, reflexionando una vez más en torno a la Liberación de nuestros pueblos, de la educación y la discapacidad. En el presente trabajo profundizo algunas líneas de investigación sobre trabajo, educación y discapacidad desde la Filosofía de la Liberación dusseliana. Preciado con su crítica en primera persona a los sistemas de verificación de la normalidad es el puntapié para recuperar una planteo que permita salirnos de las objetivaciones científico- academisistas.</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>discapacidad; ética; liberación.</p> <p> </p> <p><strong>Resumo</strong></p> <p>Participar de uma Homenagem a Enrique Dussel é uma grande honra para nós que vivenciamos uma transformação em nossas vidas ao encontrar sua obra e seu ser. Na primeira vez que conversei com Enrique Dussel ele me falou de uma das coordenadoras deste Dossiê, a colega Ivanilde Oliveira. Vinte anos depois daquele novembro de 2003, os caminhos acadêmicos nos reúnem juntamente com outrxs, refletindo mais uma vez sobre a Libertação dos nossos povos, da educação e sobre a deficiência. No presente artigo, aprofundo algumas linhas de pesquisa sobre trabalho, educação e deficiência a partir da Filosofia da Libertação dusseliana. Valorizado com sua crítica em primeira pessoa aos sistemas de verificação de normalidade é o pontapé inicial para recuperar uma proposta que nos permita fugir das objetificações científico-acadêmicas.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>deficiência; ética; libertação.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8280 Educação, Surdez e o Mito da Modernidade 2024-03-12T13:50:34+00:00 Herminio Tavares Sousa dos Santos herminio.tavares@ifpa.edu.br <p>Este trabalho objetiva investigar o enquadramento das análises sobre o ouvintismo nas figuras do Mito Moderno de Dussel (1993). Fundamenta-se também no Ouvintismo, abordado por Perlin (2005), Skliar (2005), Lunardi (2004), Lopes (2004/2007) e Lane (1992). O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica. Trabalhou-se com a pesquisa bibliográfica de trinta e quatro textos do campo da surdez, para possibilitar o diálogo teórico. Pode-se considerar que o surdo poderia compor outro rosto excluído da modernidade, como Pessoa com Deficiência, rosto multifacetado do qual os surdos seriam uma das faces de manifestação da opressão e exclusão; e que o Ouvintismo é como um mito moderno no campo da educação de surdos. Assim, a defesa de uma educação bilíngue assume uma posição de resistência, assim como a construção das identidades surdas, nesse contexto, assume um caráter emancipatório.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> surdez; mito da modernidade; ouvintismo.</p> <p> </p> <p><strong>Resumen</strong></p> <p>Este trabajo tiene como objetivo investigar el encuadre de los análisis sobre la escucha en las figuras del mito moderno de Dussel (1993). Fundamentase también en ouvintismo, abordado por Perlin (2005), Skliar (2005), Lunardi (2004), Lopes (2004/2007) y Lane (1992). El estudio fue realizado a tráves de una investigación bibliográfica. Se trabajó con la búsqueda bibliografica de treinta y cuatro textos del campo de la sordera para la posibilidad de diálogos téoricos. Puede considerar-se que el sordo podría componer otro rostro excluido de la modernidad, como la persona con discapacidad, rostro multifacético del cual el sordo sería un de los rostros de manifestación de la opresión y la exclusión; y que la escucha es como un mito moderno en el campo de la educación de los sordos. Así, la defensa de una educación bilingüe asume una posición de resistencia, así como la construcción de identidades sordas, en este contexto asume un carácter emancipador.</p> <p><strong>Palabras Clave</strong>: sordera; mito de la modernidad; ouvintismo.</p> <p> </p> <p> </p> <p><strong> </strong></p> <p> </p> <p><strong> </strong></p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8326 Por uma pedagogia decolonial Surda: o sinalizar do outro nos preceitos de Enrique Dussel 2024-03-15T14:15:10+00:00 Waldma Maíra Meneses de Oliveira waldmamaira@hotmail.com <p>Apresenta-se um recorte de uma tese para ilustrar o pensamento decolonial de Enrique Dussel, pelo conceito de exterioridade, ou seja, a partir da vítima enquanto sujeito ético que se revela e que permanece livre em seu ser distinto. O objetivo geral deste artigo é anunciar a proposição de uma pedagogia decolonial surda por meio das narrativas de vida de 04 (quatro) sujeitos surdos da Amazônia tocantina. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, e utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada. A pedagogia decolonial surda apresentou-se enquanto uma educação decolonial e intercultural, que necessita valorizar as múltiplas identidades, os territórios, a cultura, a língua e a articulação com os movimentos sociais surdos para promover uma educação bilíngue, possuidora de sentido e significado para homens e mulheres surdas da/na Amazônia tocantina.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Decolonialidade; Enrique Dussel; Pedagogia decolonial surda.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract </strong></p> <p>An excerpt from a thesis is presented to illustrate Enrique Dussel’s decolonial thought, through the concept of exteriority, that is, from the victim as an ethical subject who reveals himself and who remains free in their distinct being. The general objective of this article is to announce the proposition of a deaf decolonial pedagogy, through the life narratives of 04 (four) deaf subjects from the Tocantins Amazon. A field research was developed, with a qualitative approach, using a semi-structured interview script. Deaf decolonial pedagogy presented itself as a decolonial and intercultural education, which needs to value multiple identities, territories, culture, language and articulation with deaf social movements to promote bilingual education, possessing meaning and meaning for deaf men and women from/in the Tocantins Amazon.</p> <p> <strong>Keywords:</strong> Decoloniality; Enrique Dussel; Deaf decolonial pedagogy.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p>.</p> <p> </p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8382 Ética da Libertação e Ética do Currículo 2024-03-24T21:45:08+00:00 Alípio Casali casali@pucsp.br <p>O presente artigo tem como objetivo propor a Ética da Libertação de Enrique Dussel como referência para fundamento ético do Currículo. Na Parte I, a Ética de Dussel é apresentada em sua arquitetura de seis movimentos: (A) em âmbito intrassistêmico: 1. o fundamento material; 2. a validação argumentativa; 3. a prática de transformação; (B) em âmbito crítico: 4. o fundamento material crítico a partir das vítimas do sistema; 5. a validação crítico-argumentativa pela comunidade de vítimas; 6. a práxis crítica a partir da escolha dos meios factíveis de transformação. Na Parte II, cada um dos seis movimentos dessa Ética é pensado e projetado no campo curricular, tendo em vista referenciar o conceito e a prática de um Currículo ético-crítico.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Ética da Libertação; Enrique Dussel; Currículo</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract </strong></p> <p>This article aims to propose Enrique Dussel's Ethics of Liberation as a reference for an ethical foundation of the Curriculum. In Part I, Dussel's Ethics is presented in its six-movement architecture: (A) intrasystemically: 1. the material foundation; 2. the argumentative validation; 3. the practice of transformation; (B) in a critical scope: 4. the critical material foundation from the victims of the system; 5. The critical-argumentative validation by the victims community; 6. The critical praxis based on the choice of feasible means of transformation. In Part II, each of the six movements of this Ethics is considered and projected onto the curricular field, with a view to referencing the concept and practice of an ethical-critical Curriculum.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Ethics of Liberation; Enrique Dussel; Curriculum</p> <p><strong> </strong></p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8295 Descolonizando o Currículo: reflexões a partir da contribuição de Enrique Dussel para a construção de um currículo antirracista 2024-03-13T22:39:48+00:00 Michele Guerreiro Ferreira michele.guerreiro@academico.ufpb.br Janssen Felipe da Silva janssen.silva@ufpe.br Saulo Ferreira Feitosa saulo.ffeitosa@ufpe.br <p>O presente artigo aborda as possibilidades de construção de currículos antirracistas. Toma como referência a contribuição de Enrique Dussel para o Pensamento Decolonial e para as Teorias Pós-Coloniais, que são a base teórica para refletirmos sobre o “encobrimento do outro” (negros, indígenas, mulheres) nos currículos escolares e buscarmos alternativas a partir da perspectiva de uma “ética da libertação” que contribua com o processo de descolonização dos referidos currículos. Seu objetivo central é problematizar os currículos escolares denunciando a presença da Colonialidade que, dentre outras violências, inventou e impôs a ideia de “raça” para classificar e hierarquizar os seres humanos, como estratégia do processo de dominação colonial que se perpetua até hoje. O trabalho se pauta na pesquisa bibliográfica, buscando construir uma fundamentação teórica robusta para atender aos objetivos propostos. Aponta para a atitude decolonial de sujeitos outros que já vêm contribuindo para construir pedagogias antirracistas e decoloniais.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Currículo Antirracista; Colonialidade/Decolonialidade; Educação das Relações Étnico-raciais.</p> <p> </p> <p><strong>Resumen</strong></p> <p>Este artículo aborda las posibilidades de construir currículos antirracistas. Se toma como referencia el aporte de Enrique Dussel al pensamiento descolonial y a las Teorías Poscoloniales, que son la base teórica para reflexionar sobre el “ocultamiento del otro” (negros, indígenas, mujeres) en los currículos escolares y buscar alternativas para una “ética de liberación”, que promovería la descolonización de los currículos mencionados. Su objetivo central es problematizar los currículos escolares, denunciando la presencia de la Colonialidad, que, entre otras formas de violencia, inventó e impuso la idea de “raza” para clasificar y jerarquizar a los seres humanos como estrategia para el proceso de dominación colonial que continúa hasta el día de hoy. El trabajo se basa en una investigación bibliográfica, buscando construir una base teórica robusta para cumplir con los objetivos propuestos. Señala la actitud decolonial de sujetos otros que ya han contribuido a construir pedagogías antirracistas y decoloniales.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> Currículo Antirracista; Colonialidad/Descolonialidad; Educación de las Relaciones Étnico-raciales.</p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8304 A colonialidade em movimento: uma reflexão sobre o fechamento de escolas do campo no município de Cristinápolis – Sergipe, Brasil 2024-03-14T19:41:38+00:00 Sandra Santos de Jesus suitsang@hotmail.com Marizete Lucini marizetelucini@gmail.com <p>Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões decorrentes da pesquisa que intencionou compreender os sentidos e significados do fechamento de escolas do campo como esquecimento do outro desde um giro decolonial e da filosofia da libertação em comunidades camponesas de Cristinápolis – Sergipe, Brasil. O estudo realizado nos possibilitou operar com os conceitos de colonialismo e colonialidade como mobilizadores da análise. Para tanto, nos ancoramos na Filosofia da Libertação proposta por Enrique Dussel, que nasce na América Latina por volta dos anos 70, rompendo com padrões eurocentrados na escuta dos sentidos e significados provocados pela colonização instaurada como um processo opressor, de encobrimento do outro, não europeu, em uma investida que culminou no controle e violência colonizadora das alteridades e que se perpetua, ainda que sob outras roupagens, no tempo presente.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação do Campo; Giro Decolonial; Filosofia da Libertação.</p> <p> </p> <p>Resumen</p> <p>Este artículo tiene como objetivo presentar reflexiones resultantes de una investigación que tuvo como objetivo comprender los sentidos y significados del cierre de escuelas rurales como olvido del otro desde un giro decolonial y la filosofía de la liberación en comunidades campesinas de Cristinápolis – Sergipe, Brasil. El estudio realizado permitió operar con los conceptos de colonialismo y colonialidad como movilizadores del análisis. Para ello, nos anclamos en la Filosofía de la Liberación propuesta por Enrique Dussel, quien nació en América Latina alrededor de los años 70, rompiendo con patrones eurocéntricos en la escucha de los sentidos y significados provocados por la colonización establecida como un proceso opresivo, de encubrimiento del otro, no europeo, en una embestida que culminó en el control y la violencia colonizadora de la alteridad y que se perpetúa, aunque bajo otras formas, en la actualidad.</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>Educación Rural; Giro decolonial; Filosofía de la Liberación.</p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8541 Apresentação Dossiê: Homenagem a Enrique Dussel: seu legado para a educação em Abya Yala 2024-04-21T15:09:16+00:00 Alder de Sousa Dias alder.dias@unifap.br Ivanilde Apoluceno de Oliveira ivanildeapoluceno@uepa.br João Paulino da Silva Neto joao.paulino@ufrr.br <p>Apresentação do Dossiê em Homenagem a Enrique Dussel, refletindo sobre o seu legado para a educação em Abya Yala</p> <p>Presentación del dossier en honor a Enrique Dussel, reflexionando sobre su legado para la educación en Abya Yala</p> <pre id="tw-target-text" class="tw-data-text tw-text-large tw-ta" dir="ltr" data-placeholder="Tradução" aria-label="Texto traduzido" data-ved="2ahUKEwiP3MziytOFAxWvpJUCHdZnC5MQ3ewLegQIBRAU">&nbsp;</pre> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8378 Transmodernidade e outras epistemes 2024-03-23T20:09:24+00:00 Luis Rubén Díaz Cepeda ruben.diaz@uacj.mx Ana Laura Ramírez Vázquez necro.ramirez@gmail.com <p>Nesta obra, os autores explicitam a relação entre a transmodernidade e outras epistemologias. Argumentamos que a pluriversalidade é um componente essencial na construção da transmodernidade. Essa pluriversalidade é construída por meio de um diálogo intercultural Sul-Sul. Para evitar que a abertura à alteridade seja entendida e executada como um relativismo que pode levar à imobilidade social, neste ensaio propomos como critérios de inclusão a defesa da vida humana, o equilíbrio entre o local e o global, a rejeição de uma objetividade inexistente, a adoção do locus enunciatis das vítimas e a vigilância perene contra novas formas de opressão.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong> Pluriversalidade; Epistemes outros; Critério de inclusão.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Resumen </strong>En este trabajo, los autores explicitamos la relación entre transmodernidad y epistemologías otras. Argumentamos que la pluriversalidad es un componente esencial en la construcción de la transmodernidad. Esta pluriversalidad se construye mediante un diálogo intercultural sur-sur. En este ensayo proponemos como criterios de inclusión: la defensa de la vida humana, el equilibrio entre lo local y lo global, el rechazo de una inexistente objetividad, la adopción del <em>locus enunciatis</em> de las víctimas y la perenne vigilancia ante nuevas formas de opresión, con la finalidad de resaltar que la apertura a la alteridad no se debe entender y ejecutar como un relativismo que puede llevar a la inmovilidad social.</p> <p><strong>Palabras clave</strong>: Pluriversalidad; Epistemes otras; Criterios de inclusión.</p> <p><strong> </strong></p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8539 Da violência colonial à reexistência ancestral: um diálogo entre sentipensadores do Bem Viver 2024-04-21T14:33:48+00:00 Carlo Zarallo Valdés carlo.zarallo@hotmail.com Reinaldo Matias Fleuri rfleuri@gmail.com <p>Enrique Dussel entende o eurocentrismo como ideologia que universaliza abstratamente o desenvolvimento europeu moderno em relação ao resto do sistema-mundo colonial. Contrapõe uma crítica ética ao processo de produção e reprodução do capital, a partir da perspectiva das populações nativas da América e da África, vítimas da violência colonial. Demonstra, em diálogo com autores latino-americanos, como Bautista e Hinkelammert, que o mito da modernidade oculta e justifica a violência colonial mediante a sustentação de um marco categorial que absolutiza a razão eurocentrada. O contraponto vem sendo elaborado por outros autores orgânicos aos povos originários, que demonstram a insurgência e re-existência das práticas e cosmovisões ancestrais do Bem Viver, que comprovam a consistência e a potencialidade de racionalidades-outras, para além do mito da modernidade/colonialidade.&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-Chaves: </strong>colonialidade; racionalidade; Bem Viver; ancestralidade.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Resumen</strong></p> <p>Enrique Dussel entiende el eurocentrismo como una ideología que universaliza abstractamente el desarrollo europeo moderno en relación con el resto del sistema-mundo colonial. Contrasta una crítica ética del proceso de producción y reproducción del capital, desde la perspectiva de las poblaciones nativas de América y África que fueron víctimas de la violencia colonial. Demuestra, en diálogo con autores latinoamericanos como Bautista y Hinkelammert, que el mito de la modernidad oculta y justifica la violencia colonial sosteniendo un marco categórico que absolutiza la razón eurocéntrica. El contrapunto ha sido desarrollado por otros autores orgánicos de los pueblos originarios, quienes demuestran la insurgencia y reexistencia de prácticas y cosmovisiones ancestrales del Buen Vivir, que prueban la consistencia y potencialidad de otras racionalidades, más allá del mito de la modernidad/colonialidad.</p> <p><strong>Palabras-Chave: </strong>colonialidad; racionalidad; Buen Vivir; ancestralidad.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8279 As contribuições de Enrique Dussel para a pesquisa educacional 2024-03-11T23:45:38+00:00 Sulivan Ferreira de Souza sulivantris@gmail.com <p>O artigo objetiva debater as contribuições do Método Analético de Enrique Dussel para a pesquisa educacional. Esse trabalho é um ensaio teórico e experiencial que congrega vivências no campo da pesquisa educacional, com a filosofia de Dussel em diálogo com os pensadores vinculados ao movimento modernidade/colonialidade/decolonialidade. Para Dussel, o método busca estabelecer diretrizes para conhecer os fenômenos da realidade social e ir além dos procedimentos, protocolos e técnicas de investigação científica. Eleger um método, especialmente nas ciências humanas e sociais, é se posicionar diante do mundo e diante das problemáticas sociais. Pesquisar, desde a exterioridade do sistema-mundo moderno/colonial, traz inúmeros desafios e limitações pois, realizar uma investigação que respeite e reconheça as alteridades dos processos educativos, demanda novos rigores metodológicos e teóricos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Pesquisa Educacional; Enrique Dussel; Decolonialidade/Decolonial<strong>.</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This article aims to discuss the contributions of Enrique Dussel's Analytical Method to educational research. This work is a theoretical and experiential essay that brings together experiences in the field of educational research, with Dussel's philosophy in dialogue with thinkers linked to the modernity/coloniality/decoloniality movement. For Dussel, the method seeks to establish guidelines for getting to know the phenomena of social reality and to go beyond the procedures, protocols and techniques of scientific investigation. To choose a method, especially in the humanities and social sciences, is to position oneself in the face of the world and in the face of social problems. researching from outside the modern/colonial world-system brings numerous challenges and limitations, carrying out research that respects and recognises the otherness present in educational processes demands new methodological and theoretical rigours.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Educational Research; Enrique Dussel; Decoloniality/Decolonial.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8375 Pesquisa em Filosofia da Educação no Brasil: indicativos a partir da pedagógica da libertação 2024-03-23T18:42:26+00:00 Alder de Sousa Dias alder.dias@unifap.br Damião Bezerra Oliveira damiao@ufpa.br Waldir Ferreira de Abreu awaldir@ufpa.br <p>Ao tematizar criticamente a pesquisa na Filosofia da Educação no contexto brasileiro, o artigo homenageia a vida de Enrique Dussel, dado o riquíssimo legado que nos deixou. Nesses termos, nosso objetivo principal é abordar algumas contribuições da pedagógica da libertação como possíveis chaves para (re)fundamentações de seu estatuto, inclusive a incidir sobre seus modos de produzir conhecimento. Metodologicamente, resulta de uma pesquisa bibliográfica, tendo-se por referência obras de Dussel e de autores que se debruçaram sobre a identidade epistemológica da Filosofia da Educação no Brasil. Entre os resultados, ante o estatuto epistemológico da Filosofia da Educação, abordamos algumas contribuições praxiológicas da pedagógica dusseliana a indicar como ponto de partida a materialidade da vítima, o se colocar a serviço da vítima, reconhecendo-a em sua alteridade. Conclui-se que os momentos praxiológicos da pedagógica da libertação podem ser oportunos para pesquisas engajadas e com temáticas mais significativas e diversas.</p> <p><strong>Palavras-Chaves: </strong>Filosofia da Educação; pedagógica da libertação; pesquisa engajada.</p> <p> </p> <p><strong>Resumen</strong></p> <p>Al tematizar críticamente la investigación en Filosofía de la Educación en el contexto brasileño, el artículo rinde homenaje a la vida de Enrique Dussel, dado el rico legado que nos dejó. En estos términos, nuestro principal objetivo es abordar algunas contribuciones de la pedagógica de la liberación como posibles claves para (re)fundar su estatus, incluyendo el foco en sus formas de producir conocimiento. Metodológicamente, resulta de una investigación bibliográfica, tomando como referencia obras de Dussel y autores que se centraron en la identidad epistemológica de la Filosofía de la Educación en Brasil. Entre los resultados, ante el estatus epistemológico de la Filosofía de la Educación brasileña, abordamos algunos aportes praxiológicos de la pedagógica dusseliana, señalando como punto de partida la materialidad de la víctima, poniéndose al servicio de la víctima, reconociéndola en su alteridad. Se concluye que los momentos praxiológicos de la pedagógica de la liberación pueden ser oportunos para investigaciones comprometidas con temas más significativos y diversos.</p> <p><strong>Palabras-Chave: </strong>Filosofía de la Educación; pedagógica de la liberación; investigación comprometida.</p> 2024-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Cocar