A formação cultural nos cursos de licenciatura em matemática da UNESP com a inserção das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Resumo
Este artigo aborda resultados de pesquisa que teve como objeto de estudo as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), componente curricular obrigatória nas licenciaturas de todo o país desde 2002. Percorrem-se, aqui, pela ótica de Pierre Bourdieu, documentos de política pública e dados empíricos constituídos ao longo da pesquisa, na tentativa de apresentar uma interpretação para o desenvolvimento das AACC nos cursos de licenciatura em Matemática da UNESP. Essas atividades são uma estratégia dos dominantes para recrutar novos agentes capazes de reproduzir o discurso dominante. Nesse sentido, mostramos como esse discurso é produzido pelos coordenadores de curso e como é reproduzido pelos alunos. Apesar de perceberem alguma deficiência na formação, quanto ao desenvolvimento de uma cultura geral e ampla, os estudantes acreditam na doxa e valorizam a formação recebida.
Abstract
This article deals with research results whose object of study was Academic-Scientific-Cultural Activities (AACC), a compulsory curricular component in undergraduate courses throughout the country since 2002. Here, through Pierre Bourdieu's view, policy documents public and empirical data constituted throughout the research, to present an interpretation for the development of AACC in undergraduate courses in Mathematics at UNESP. These activities are a strategy of the dominant to recruit new agents capable of reproducing the dominant discourse. In this sense, we show how this discourse is produced by the course coordinators and how it is reproduced by the students. Despite perceiving some deficiency in training, regarding the development of a general and broad culture, students believe in doxa and value the training received.
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