Identidade e interculturalidade na banda Arandu Arakuaa
Resumo
Explorando as concepções de identidade e interculturalidade este artigo visa abordar amálgamas de elementos contidos na banda Arandu Arakuaa, por meio da pesquisa bibliográfica e entrevista semi-estruturada com o compositor Zândhio Huku. Criada em Brasília no ano de 2008, a banda se destaca pelo vanguardismo musical, misturando junto ao rock elementos regionais e indígenas. O uso de línguas como o Tupi, Xerente e Xavante, representa em si um movimento de autoafirmação cultural. Os estudos culturais nos apresentam uma dinâmica baseada na identificação, em processos de ressignificações, onde essas resistências criam novas formas de identidade, atuando também de forma política por meio de práticas interculturais. A estética apresentada é puro expresso de um devir musical imanente a uma ética de existência outra.
Abstract
Exploring the concepts of identity and interculturality this article aims to address amalgams of elements contained in the band Arandu Arakuaa through bibliographical research and a semi-structured interview with the composer Zândhio Huku. Created in Brasília at 2008, the band stands out for its musical avant-garde, mixing regional and indigenous elements with rock. The use of languages such as Tupi, Xerente and Xavante, represents in itself a movement of cultural self-affirmation. Cultural studies present us with a dynamic based on identification, in processes of resignification, where these resistances create new forms of identity, also acting in a political way through intercultural practices. The aesthetic presented is pure expression of a musical becoming immanent to an ethics of another existence.
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