Currículo: as concepções e a prática dos professores frente às prescrições oficiais
Resumo
Este artigo discute as concepções de currículo atreladas às práticas de professores, na perspectiva de compreender a relação entre tais concepções e a maneira como eles lidam com a prescrição dos conteúdos a serem ensinados. Participaram do estudo cinco professores de Biologia da rede estadual de ensino do município de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada e analisados mediante a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que os professores atribuem um sentido de currículo limitado ao programa das disciplinas, ainda que em algumas situações da prática uma visão mais ampla tenha sido apresentada. Considera-se que, apesar das prescrições oficiais limitarem a autonomia docente, os professores, no desenvolvimento do currículo, produzem práticas marcadas por astúcias e táticas, transgredindo o prescrito para atender às necessidades formativas de seus alunos.
Abstract
This article discusses the conceptions of curriculum linked to practices of the teachers, in perspective of understand the relationship between this conceptions and the way how they deal with the prescription of the contents to be taught. Participed in the studies five Biology teachers from the state school system from the municipality of Vitória da Conquista, Bahia, Brazil. The resulted were produced trought semi structured interviews and analysed trough content analysis. The results demonstrated that the teachers attribute a shortage limited curriculum to the program of subjects although in some practice situacions a boader view has been presented. It is considered that despite the official prescriptions limit the autonomy of the teacher, the teachers, in curriculum development, produce practices marked by cunning and tactics, transgressing the prescribed to attend to meet training needs of your students.
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