Relações entre Festas Populares e Educação Popular: contexto da Festa no Milagre de São Roque em Amélia Rodrigues – Bahia
Resumo
O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar as relações entre as Festas Populares e a Educação Popular, tendo como contexto a Festa no Milagre de São Roque no Município de Amélia Rodrigues – Bahia. Buscamos compreender a educação na sua relação com a cultura popular, a tradição oral e a ancestralidade, como forma de resistência à pressão dos processos de escolarização de base eurocêntrica, indicando, assim, uma maneira de educar por meio da transmissão de saberes e conhecimentos entre gerações, o que também nos leva a resistir aos movimentos históricos de dominação. A partir da base teórica da Educação Popular, levantamos pressupostos para qualificar o debate sobre a possibilidade de trabalho com as Festas Populares para promoção e valorização dos saberes do cotidiano, da experiência e da sabedoria popular.
Abstract
The article presents the result of a master’s research whose objective was to analyze the relations between the Popular Festivals and Popular Education, having as context the Festival in the Miracle of São Roque in the Municipality of Amelia Rodrigues - Bahia. We seek to understand education in its relationship with popular culture, with oral tradition and ancestry as a form of resistance to pressure from Eurocentric-based schooling processes, thus indicating a way of educating through the transmission of knowledge and knowledge between generations, while this also leads us to resist the historical movements of domination. Based on the theoretical basis of Popular Education, we raised as presuppositions to qualify the debate about its possibility of working with the Popular Festivals to promote and value the knowledge of everyday life, experience and folk wisdom.
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