Relações entre Festas Populares e Educação Popular: contexto da Festa no Milagre de São Roque em Amélia Rodrigues – Bahia

Autores

  • Reginalva dos Santos Bruno reginalvabruno@hotmail.com
  • Marco Antonio Leandro Barzano malbarzano@uefs.br

Resumo

O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar as relações entre as Festas Populares e a Educação Popular, tendo como contexto a Festa no Milagre de São Roque no Município de Amélia Rodrigues – Bahia. Buscamos compreender a educação na sua relação com a cultura popular, a tradição oral e a ancestralidade, como forma de resistência à pressão dos processos de escolarização de base eurocêntrica, indicando, assim, uma maneira de educar por meio da transmissão de saberes e conhecimentos entre gerações, o que também nos leva a resistir aos movimentos históricos de dominação. A partir da base teórica da Educação Popular, levantamos pressupostos para qualificar o debate sobre a possibilidade de trabalho com as Festas Populares para promoção e valorização dos saberes do cotidiano, da experiência e da sabedoria popular.

Abstract

The article presents the result of a master’s research whose objective was to analyze the relations between the Popular Festivals and Popular Education, having as context the Festival in the Miracle of São Roque in the Municipality of Amelia Rodrigues - Bahia. We seek to understand education in its relationship with popular culture, with oral tradition and ancestry as a form of resistance to pressure from Eurocentric-based schooling processes, thus indicating a way of educating through the transmission of knowledge and knowledge between generations, while this also leads us to resist the historical movements of domination. Based on the theoretical basis of Popular Education, we raised as presuppositions to qualify the debate about its possibility of working with the Popular Festivals to promote and value the knowledge of everyday life, experience and folk wisdom.

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Biografia do Autor

Reginalva dos Santos Bruno

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora da Rede Estadual de Educação – Bahia. Integrante do grupo de pesquisa RIZOMA-UEFS.

Marco Antonio Leandro Barzano

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenador do grupo de pesquisa RIZOMA-UEFS.

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

BRUNO, R. dos S.; BARZANO, M. A. L. Relações entre Festas Populares e Educação Popular: contexto da Festa no Milagre de São Roque em Amélia Rodrigues – Bahia. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3419. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos