A educação escolar da aldeia Kaimbé e o processo de implementação da autonomia
Resumo
O objetivo aqui é refletir sobre uma experiência em educação escolar indígena. Consiste em pesquisa acadêmica, norteada por princípios da perspectiva dialética e da etnografia crítica (MACEDO, 2000). Foi materializada pela dinâmica da triangulação entre percepções dos atores da comunidade, documentos referenciais e ação educativa no andamento cotidiano do fazer escolar (COHN, 2014). A análise adere à perspectiva das complexas relações entre as diversas culturas da contemporaneidade (GARCÍA-CANCLINI, 1997). Este trabalho está voltado para a análise que foi desenvolvida em torno da percepção que os atores da comunidade indígena Kaimbé do Massacará expressam sobre a relação entre a escola e a categoria da interculturalidade.
Abstract
The purpose here is to reflect on an experience in indigenous school education. Consists of academic research, led by principles of dialectic perspective and of critical ethnography (MACEDO, 2000). Was materialized by the dynamics of triangulation among perceptions of community actors, reference documents, and educative action in the daily progress of the school routine (COHN, 2014). The analysis adheres to the perspective of complex relationships among the various cultures of contemporaneity (GARCÍA CANCLINI, 1997). Massacará Kaimbé village. This work is aimed at the analysis that was developed around the perception that actors of the Kaimbé do Massacará indigenous community express concerning the relationship between the school and the category of interculturality.
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