A educação escolar da aldeia Kaimbé e o processo de implementação da autonomia

Autores

  • Humberto Teixeira Ramos humberteix@gmail.com
  • Lílian Miranda Bastos Pacheco lilianmbp01@gmail.com

Resumo

O objetivo aqui é refletir sobre uma experiência em educação escolar indígena. Consiste em pesquisa acadêmica, norteada por princípios da perspectiva dialética e da etnografia crítica (MACEDO, 2000). Foi materializada pela dinâmica da triangulação entre percepções dos atores da comunidade, documentos referenciais e ação educativa no andamento cotidiano do fazer escolar (COHN, 2014). A análise adere à perspectiva das complexas relações entre as diversas culturas da contemporaneidade (GARCÍA-CANCLINI, 1997). Este trabalho está voltado para a análise que foi desenvolvida em torno da percepção que os atores da comunidade indígena Kaimbé do Massacará expressam sobre a relação entre a escola e a categoria da interculturalidade.

Abstract

The purpose here is to reflect on an experience in indigenous school education. Consists of academic research, led by principles of dialectic perspective and of critical ethnography (MACEDO, 2000). Was materialized by the dynamics of triangulation among perceptions of community actors, reference documents, and educative action in the daily progress of the school routine (COHN, 2014). The analysis adheres to the perspective of complex relationships among the various cultures of contemporaneity (GARCÍA CANCLINI, 1997). Massacará Kaimbé village. This work is aimed at the analysis that was developed around the perception that actors of the Kaimbé do Massacará indigenous community express concerning the relationship between the school and the category of interculturality.

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Biografia do Autor

Humberto Teixeira Ramos

Mestre em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia (UEFS) / Docente de Língua Portuguesa – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA – Campus Euclides de Cunha). ORCID https://orcid.org/0000-0002-1258-0116     E-mail: humberteix@gmail.com

Lílian Miranda Bastos Pacheco

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1990), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Educativos – DEHPE/UEFS – Bahia. ORCID https://orcid.org/0000-0002-2728-7158     E-mail: lilianmbp01@gmail.com

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

HUMBERTO TEIXEIRA RAMOS; LÍLIAN MIRANDA BASTOS PACHECO. A educação escolar da aldeia Kaimbé e o processo de implementação da autonomia. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3268. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos