A educação escolar bilíngue e seus reflexos na formação intercultural do povo indígena Javaé

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Resumo

Este artigo traz uma breve descrição e reflexão a respeito da educação escolar indígena do povo Javaé, habitantes da Ilha do Bananal - TO, abordando também a cultura, modo de subsistência e língua materna desse povo. O estudo foi feito com base em pesquisa bibliográfica e consulta a relatórios na Diretoria Regional de Ensino de Gurupi – TO. Os resultados revelam que os Javaé têm lutado para manter suas tradições culturais e língua materna, mesmo diante das adversidades, sendo que a educação escolar indígena bilíngue e intercultural praticada dentro das aldeias tem contribuído para a preservação da identidade desse povo, apesar dos grandes desafios que enfrenta, tais como: falta de material didático específico; precariedade na estrutura física das escolas; e falta de conhecimento dos professores não indígenas que atuam nas aldeias, os quais, apesar de terem acesso aos cursos de formação ofertados pelo Estado e pelas universidades federais, sentem dificuldades relacionadas à língua materna e aos aspectos culturais específicos do povo Javaé, o que acaba dificultando o processo de ensino-aprendizagem.

Abstract

This article provides a brief description and reflection on the indigenous school education of the Javaé people, inhabitants of Bananal Island - TO, also addressing the culture, subsistence and mother tongue of these people. The study was carried out based on bibliographic research and consultation of reports in the Regional Education Directorate of Gurupi - TO. The results reveal that the Javaé have struggled to maintain their cultural traditions and mother tongue, even in the face of adversity, and the bilingual and intercultural indigenous school education practiced within the villages has contributed to the preservation of the identity of this people, despite the great challenges that faces, such as: lack of specific didactic material; precariousness in the physical structure of schools; and lack of knowledge of the non-indigenous teachers who work in the villages, who, despite having access to training courses offered by the State and federal universities, feel difficulties related to the mother tongue and the specific cultural aspects of the Javaé people, which ends up hindering the teaching-learning process.

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Biografia do Autor

Solange Cavalcante de Matos, Universidade Federal do Tocantins - UFT/Campus Araguaína

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Línguas e Literatura da Universidade Federal do Tocantins – UFT/Campus Araguaína; Professora efetiva do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO/Campus Gurupi. 

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

MATOS, S. C. de. A educação escolar bilíngue e seus reflexos na formação intercultural do povo indígena Javaé. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2913. Acesso em: 28 mar. 2024.

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Artigos