Estratégias interpretativas em Libras para surdos utilizadas em ambiente educacional

Autores

  • Marcia Pereira de Sousa marciasousa@alu.uer.br
    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN http://orcid.org/0000-0003-4366-2533
  • Daniel Lima Ribeiro danielicmjf@gmail.com
    Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão – SEDUC/MA.
  • Poliana da Silva Souza pdg.poliana@hotmail.com
    Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Resumo

Este estudo objetiva apresentar, a partir do levantamento bibliográfico no campo dos estudos de interpretação, as estratégias implementadas na Língua Brasileira de Sinais – Libras, realizadas mediante atuação em ambiente educacional. No intuito de registrar as escolhas interpretativas empregadas, optou-se pelos delineamentos propostos pela abordagem qualitativa para desvelar como se desenvolvem os contextos relacionados ao ato interpretativo e bibliográfica, com base nos estudos de Lacerda (2012), Rodrigues (2013), e Alves, Magalhães e Pagano (2015), que direcionaram suas pesquisas para a interpretação, associados a nossa experiência enquanto intérpretes de Libras. Espera-se que a divulgação dessas estratégias interpretativas possam servir para aperfeiçoar a prática dos intérpretes de Libras, a fim de propiciar-lhes condições de desenvolvimento qualitativo de suas atividades.

Abstract

This study aims to present, based on a bibliographic survey in the field of studies of interpretation, the strategies implemented in the Brazilian Sign Language - Libras, carried out by acting in an educational environment. In order to record the interpretative choices used, we opted for the delimitation proposed by the qualitative to unveil how the contexts related to the interpretative and bibliographic scope, based on the studies by Lacerda (2012), Rodrigues (2013), and Alves, Magalhães and Pagano (2015), who directed their research to the interpretation, associated with our experience as interpreters of Libras. It is hoped that the dissemination of these interpretative strategies can serve to improve the practice of Libras interpreters, in order to provide them with conditions qualitative development of their activities.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Pereira de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (2017). Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras (2017), Especialista em Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos e Especialista em Educação Técnica e Tecnológica (2019). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Intérprete de Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: Libras, inclusão, Educação de surdo e Tradução e Interpretação em Libras.

Daniel Lima Ribeiro, Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão – SEDUC/MA.

Especialista em Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Atualmente é Tradutor/Intérprete de Libras da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão – SEDUC/MA.

Poliana da Silva Souza, Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Especialista em Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos pela UEMASUL e em Libras/Português: Tradução e Interpretação pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI. Graduada em Pedagogia pela Universidade CEUMA. Atualmente é Tradutora Intérprete de Libras da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 847
  • pdf downloads: 506

Como Citar

SOUSA, M. P. de; RIBEIRO, D. L.; SOUZA, P. da S. Estratégias interpretativas em Libras para surdos utilizadas em ambiente educacional . Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2902. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos