Gênero e feminismo no discurso de professoras universitárias
Resumo
Este artigo analisa o posicionamento sobre Gênero e Feminismo a partir de enunciados obtidos em questionários aplicados a professoras de uma Universidade no interior do Nordeste Paraense. O objeto de estudo são os discursos sobre as relações de poder nos espaços acadêmico-profissionais, entre eles, instituições de ensino superior. A abordagem teórico-metodológica utilizada tem como base os estudos na perspectiva da Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por Van Dijk (2008), em interface com a Teoria da Enunciação e a Linguística Textual. A análise nos mostrou como as relações de dominação de gênero são construídas, para determinadas informantes, no espaço universitário, permeando os discursos construídos historicamente naquele espaço a partir de estratégias de silenciamento.
Abstract
This article aims to analyze the position on Gender and Feminism from statements, obtained in a semi-structured interview, from teachers of a University in the interior of Northeast of Pará. The object of study is the discourses about the power relations in the academic-professional spaces, among them, higher education institutions. The theoretical-methodological approach used is based on studies from the perspective of the Critical Discourse Analysis (CDA) proposed by Van Dijk (2008) and its interfaces. The analysis showed us how gender domination relations are constructed, for certain interviewees, inside the university space, permeating the discourses historically constructed in that space through silencing strategies.
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